A corporação do Corpo de Bombeiros de Bom Jardim, que funcionava em prédio do antigo Senac, no bairro de São Miguel, mudou-se na semana passada para o prédio da Emater-Rio, na esquina da Rua Prefeito José Guida com a Avenida Venâncio Pereira Veloso, ao lado do cemitério. Segundo informações prestadas pelo primeiro-tenente Bombeiro Militar Antonio Carlos Fortunato Cantanhede, comandante do Destacamento de Bombeiro Militar 3/6 de Bom Jardim, a mudança foi devido às precárias condições em que se encontrava o imóvel de São Miguel, afetado pela enchente de janeiro de 2007.
Naquela oportunidade, a parte dos fundos do prédio, que dá para o Rio Grande, ficou abalada pela força das águas e agora acabou tendo seu estado agravado pelas fortes chuvas ocorridas no início deste ano, que fizeram o nível do rio subir novamente e comprometendo a estrutura física do imóvel. Impossibilitado de continuar no local, ante ao perigo de um desabamento iminente, o destacamento do Corpo de Bombeiros, por ordem superior, foi então removido para a sede da Emater-Rio, ocupando uma parte do prédio do órgão de extensão rural do governo do estado, que entretanto, continua em pleno funcionamento no local.
O primeiro-tenente Cantanhede informou ainda que, para abrigar os Bombeiros, o imóvel está passando por algumas adaptações, como a construção de uma sala de atendimento e recepção. No pátio em frente, que está sendo usado para estacionamento das viaturas de socorro, como ambulância, caminhão-tanque e carros de apoio, o portão e a cerca foram removidos, de forma a facilitar o rápido deslocamento dos veículos em caso de emergência. Uma cobertura em estrutura de ferro será construída no local, a fim de proteger as viaturas das intempéries.
Ainda de acordo com o comandante, o destacamento deverá permanecer ocupando o imóvel por tempo indeterminado, pois não existe por enquanto, qualquer informação oficial dando conta que a corporação possa ser novamente transferida, ante a inexistência, até o momento, de um projeto parra construção de uma sede definitiva, seja no mesmo imóvel
Em relação ao prédio de São Miguel, pertencente à prefeitura, o secretário municipal de Governo, Luiz Carlos dos Santos, informou que o mesmo deverá vistoriado pelo setor competente da Prefeitura de Bom Jardim, que poderá emitir laudo técnico, sugerindo a demolição ou a recuperação do mesmo, sendo que já ficou constatada a necessidade de construção de um muro de contenção às margens do Rio Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário