Numa operação de fiscalização de rotina, visando coibir a criação ilegal de pássaros silvestres brasileiros, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), de Nova Friburgo, apreendeu no último dia 16, setenta pássaros que estavam de posse de um criador em sua residência, no centro de Bom Jardim. O Ibama chegou a esse criador através do cruzamento de informações obtidas pelo seu próprio sistema informatizado de criadores amadores de pássaros silvestres, o SISPASS.
Nos relatórios obtidos nesse sistema foi possível identificar a grande quantidade de pássaros de seu plantel e também sua estreita relação com vários criadores friburguenses, fornecendo animais e anilhas (espécie de anel fornecido pelo Ibama, que identifica pássaros nascidos em cativeiro) além se ser membro do Clube dos Passarinheiros de Nova Friburgo. O mais grave, entretanto, foi a constatação de que o criador vistoriado adulterava as anilhas fornecidas pelo Ibama, o que configura crime de falsificação previsto no Código Penal, com pena de reclusão de dois a seis anos e multa.
Diante disso o criador, cujo nome não foi revelado pelo Ibama, foi multado em R$ 35 mil, teve todos os seus pássaros apreendidos e responderá também a processo de crime ambiental e de falsificação de selo público junto ao Ministério Público Federal de Nova Friburgo. Os animais foram recolhidos ao IBAMA e depois de periciados e analisados por veterinários, para verificar a possibilidade de sua reintrodução na natureza, mesmo que para isso precisem ficar temporariamente em centros de triagem para o processo de readaptação à vida em liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário