População de cidades afetadas pela catástrofe deve ficar atentas a sintomas de doenças causadas pelo contato com a água contaminada.
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil alerta aos moradores das cidades da Região Serrana, atingidas pelas fortes chuvas que tiveram contato com a água da chuva, incluindo é claro Bom Jardim, para que fiquem atentos a sintomas como diarréia, febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, principalmente na batata-da-perna. Esses sintomas podem ser resultado de doenças que vem depois das enchentes, como a leptospirose e diarréias. Ao perceberem estes sintomas, as pessoas devem procurar um serviço de Saúde, como posto de saúde ou hospital.
A leptospirose é tratável, mas é importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes. Trata-se de uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina do rato. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes, e qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar. A bactéria penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário