Acompanhado por Affonso Monnerat, o governador do Rio visitou ontem, 17, os municípios de Bom Jardim, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, três dos atingidos pelas chuvas. Na semana passada, ele já estivera em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Nova Friburgo concentra o maior número de vítimas - 312 até o início da noite de ontem. Petrópolis tem 2.800 desabrigados (pessoas que perderam suas casas), e outros 3.600 desalojados (pessoas que foram obrigadas a sair de casa). Em Nova Friburgo, são 1.970 desabrigados e 3.220 desalojados. Já em Teresópolis, 1.280 pessoas perderam suas casas, e 960 deixaram suas residências. Sumidouro tem 15 mil habitantes, e 3.000 ainda estão ilhados, ou seja, não conseguiram ser acessados pelas equipes de resgate. A prefeitura informou que 50 pontes em toda a cidade foram completamente destruídas.
A Aeronáutica iniciou na manhã de ontem o funcionamento de seu hospital de campanha, instalado em Itaipava. A força militar está dando ainda suporte na área de comunicações, oferecendo telefones e internet em um centro montado na região. Ao todo, 200 homens da Força Aérea Brasileira (FAB) atuam na região, entre médicos, enfermeiros, pilotos e especialistas em comunicações. Três helicópteros estão sendo empregados nos resgates da região, e outras duas aeronaves estão de prontidão no Rio. Estão mobilizados ainda dois aviões para buscarem mantimentos que estão sendo doados em todo o Brasil. O hospital de campanha ficará aberto das 8h às 17h, com capacidade para atender até 400 pessoas por dia.
Também ontem, o corpo do ex-prefeito de Nova Friburgo Paulo Cezar Vassallo de Azevedo, foi encontrado soterrado em seu sítio, na estrada Friburgo-Teresópolis. Segundo a prefeitura, Azevedo foi soterrado no fim de semana. Azevedo tinha 72 anos, era friburguense e advogado. Foi prefeito de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário