O “Encontro de Folias de Reis da Região Serrana”, reunindo grupos folclóricos de diversas cidades da região lotou a Praça Balthasar da Silveira, em Teresópolis, nos dias 8 e 9 de janeiro. O evento se constituiu na primeira iniciativa do Corredor Cultural da Região Serrana, recentemente criado pelo Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana Fluminense, tendo sido promovido pela secretaria de Cultura do município vizinho, em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec). Foram mais de 20 horas de devoção e fé misturadas a muita tradição, cultura e emoção.
O encontro reuniu no sábado e domingo, 20 folias de reis, vindas de dez municípios da região, além de Teresópolis, e encantou centenas de pessoas presentes. De Bom Jardim, participaram do evento, como convidados, os grupos de Folias de Reis Estrela do Oriente Mirim e Estrela da Guia da Floresta. Uma a uma, também se apresentaram grupos das cidades de Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Carmo, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu Cordeiro e Cantagalo.
Entre os participantes, integrantes das folias de reis, era nítido o sentimento de devoção e emoção, dos mais velhos às crianças. “Agradeço a linda homenagem que recebemos em nossa chegada. Foi emocionante. Estamos muito felizes em participar deste encontro. Teresópolis merece os parabéns pela organização e por valorizar as folias de reis. Elas não podem acabar. Que outros municípios sigam este exemplo”, elogiou Gerson Temperini, presidente da Associação de Folias de Reis de São Sebastião do Alto. Mestre da Folia de Reis Estrela do Oriente Mirim, de Bom Jardim, Charles Carvalho concordou. “Participo de folias desde os três anos. Cresci dentro das folias e tenho muito orgulho da nossa religiosidade, da missão que cumprimos, da tradição. Cantando na folia, me sinto melhor em tudo. É nosso segundo ano no encontro em Teresópolis e foi ótimo. Muito bem organizado”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário