sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Moradores de Barra Alegre morrem tragicamente em acidente no Triângulo Mineiro

Dr. Belmiro Arruda Neto
Batida entre carro e caminhonete tirou a vida do brilhante advogado e conferencista Belmiro Arruda Neto. Seu amigo Valdemar Tostes, que viajava no banco do carona, morreu dois dias depois, devido a complicações causadas pela colisão. Outros dois ocupantes do veículo, que estavam no banco de trás, escaparam com vida.

Os dois veículos acidentados e o corpo
de Belmiro encoberto no asfalto.
          Um trágico acidente na tarde deste dia 28, quarta-feira, na BR-452, entre Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, e Itumbiara, no Estado de Goiás, tirou a vida do conhecido advogado e brilhante conferencista da Cultura Racional, Belmiro Arruda Neto e de seu amigo Valdemar Tostes Lemes da Silva, moradores do Alto da Boa Vista, distrito de Barra Alegre. A violenta batida entre o VW Gol cinza prata, placa KTK 0373, de Bom Jardim – RJ, dirigido por Belmiro e uma caminhonete branca S-10, onde viajava um casal, ocorreu no trecho que fica a 25 quilômetros da divisa de Minas Gerais com Goiás.
Belmiro morreu na hora. Ele havia saído de Franca, no interior de São Paulo, onde tinha parentes e muitos amigos, com os quais havia comemorado o Natal, e ia em direção à Aparecida de Goiânia, onde participaria de uma festa de Réveillon. Junto com Belmiro e Valdemar, que e ocupava o banco do carona, também viajavam seus amigos Luiz Humberto dos Santos e Luiz Antônio Dias Rodrigues, que estavam no banco traseiro. Luiz Humberto foi encaminhado para Goiânia, onde realizou uma cirurgia de reconstituição da face e aguarda recuperação.  Luiz Antônio foi o único que saiu ileso da colisão frontal. Valdemar Tostes havia sido conduzido para o Hospital Municipal Modesto de Carvalho, em Itumbiara, onde recebeu os primeiros socorros, sendo depois removido para um hospital de Goiânia, onde veio a falecer dois dias depois, vítima de rompimento do intestino, causado por forte pressão contra o cinto de segurança. 
Na hora do acidente, o tempo estava chuvoso e a pista molhada e escorregadia. A rodovia foi parcialmente interditada por duas horas, para perícia e retirada dos veículos acidentados. O corpo de Belmiro foi levado de volta a Franca, onde foi velado e sepultado com grande acompanhamento no cemitério local. Já o corpo de Valdemar se encontra no necrotério em Goiânia, aguardando sua remoção para Franca, onde também deverá ser sepultado.

Réveillon em Bom Jardim terá show e queima de fogos


         Neste dia 31 marcando a chegada de 2012 e ao som da Banda Domínio Público, a prefeitura de Bom Jardim promove mais uma Festa da Virada. O show será realizado na Praça João Almeida de Carvalho, a partir das 22h. E à meia noite, a população bom-jardinense e os turistas assistirão a um belo espetáculo de cores, que preencherão o céu do município.

Bastidores da Câmara Municipal de Bom Jardim


Zé Nilton apresenta Moções de Aplausos

         Na sessão do último dia 15, por iniciativa vereador Zé Nilton, foram aprovadas por unanimidades e em bloco, “Moções de Aplausos” para o engenheiro da prefeitura, Clirton Cabral, assim como Moções para dezenas de Bombeiros da região e estado, pelos seus brilhantes trabalhos realizados, especialmente também por conta da grande tragédia climática deste ano.

Chevrand presta homenagem a Lili Lomeu

         Também durante a sessão dia 15 passado e que marcou, o encerramento do ano legislativo de 2011, o vereador Joaquim Luiz Chevrand fazendo uso da tribuna e mantendo uma tradição de registros ao longo de 2011, registrou a sentida morte da querida Sra. Lili Lomeu e por isso, pediu que todos respeitassem um minuto de silêncio em sua memória.
Conhecida como “Dona Lili” e tendo no nome de batismo Maria Geralda Lomeu (foto), ela nasceu no vizinho município de Duas Barras no dia 1° de março de 1920. Há muitos anos, a Sra. Lili  residia em Bom Jardim onde criou seus nove filhos. Como verdadeira "batalhadora", ela trabalhou como cozinheira restaurantes e certas padarias de Bom Jardim. Dona Lili Lomeu faleceu no dia 14 deste mês de dezembro, aos 91 anos, no município que a acolheu. À família enlutada e assim como fez o vereador Chevrand, sinceras condolências do JORNAL MAIS.

Tristeza pelo fim do CBJ

Mostrando-se também um defensor da educação, o vereador Zé Nilton disse ter recebido com insatisfação e grande tristeza, a notícia de fechamento do CBJ-Colégio Bom Jardim. Ele também destacou o belo trabalho da educadora Jeane Copello ao longo de mais de duas décadas a frente do CBJ.

Joelson e todos vereadores saúdam a população de BJ

Assim como fez o vereador Joelson, todos que fizeram uso da tribuna na última sessão ordinária deste ano de 2011, no dia 15 passado, agradeceram o apoio de todos, desejando a população bom-jardinense em geral, um maravilhoso ano novo.

Gastão com motivo a mais para falar neste fim de ano

Sobre este assunto, o vereador Gastão disse que estava se dirigindo agora nesta ocasião de forma mais especial a todos, por que no ano passado não pode fazer isso em razão de estar internado frente aos graves problemas de saúde que enfrentou e superou.

Presença registrada

         Em meio aos seus pronunciamentos da tribuna, o vereador Zé Nilton mencionou na sessão do dia 15, a presença em plenário, do jornalista e repórter fotográfico do “Jornal de Conselheiro”, Vagner Pereira.

Tribuna do Leitor - Onde o leitor e o internauta têm vez e voz!

A revolta de uma mãe

“O título acima foi escolhido por minha mãe, Helena Gonçalves Neves Cariello, bom-jardinense de 84 anos. Ela também é mãe de Bernadette, Ivan, Auxiliadora, Regina, Luiz Augusto e Marconi, todos Neves Cariello e frutos de sua união com Eurybio Cariello, além de avó de vinte netos e bisavó de vinte bisnetos.
Pois bem, ou pois mal. Estávamos Ivan, Regina e eu calmamente conversando na varanda da casa de nossa mãe em Bom Jardim na tarde de sábado, dia 17 de dezembro, quando ele e sua companheira Gilcéa Reis despediram-se para voltar a Nova Friburgo, onde residiam. Já era final de tarde, e o tempo chuvoso e a precariedade da estrada desaconselhavam a viagem à noite. Não adiantou. Poucos minutos depois, ambos estavam mortos, afogados dentro do próprio carro, que caíra no rio Grande, alguns metros após São Miguel e pouco antes da ponte que está sendo construída há quase um ano no lugar da que foi levada pela enchente de janeiro. Indo ao local do suposto acidente, não há como discordar do amargo título sugerido por mamãe: é uma vergonha, é um escândalo, é um crime o que os (ir)responsáveis pelas obras de correção dos estragos da tragédia de janeiro (não) estão fazendo! Qualquer um que passe pelas margens do rio Grande, no trecho onde o fato ocorreu, deve até estranhar a demora para acontecer alguma coisa mais séria, como a que infelizmente acabou por vitimar meu irmão e deixar chocados cinco órfãos e inconsoláveis seus queridos netos. Quase um ano depois da traumática enchente, praticamente todo o trecho entre São Miguel e a ponte em construção, calçado com paralelepípedos, está desmoronando a olhos vistos. E o que fazem os (ir)responsáveis? Após, e só após o suposto acidente, colocam umas discretíssimas tiras plásticas de alerta, sustentadas por fragilíssimas estacas de madeira, tentando delimitar a perigosa área a ser evitada pelos motoristas... Além de tardia, a providência torna-se inócua à noite, especialmente nesta época de chuvas, pois não há qualquer sinalização luminosa adequada para ajudar o motorista a enxergar o frágil obstáculo e, consequentemente, evitar o precipício que a falta dos paralelepípedos criou e que se expande à medida que o rio enche. Aliás, é de se prever que, no ritmo atual, o desmoronamento acabará por levar, dentro de pouco tempo, as próprias estacas com tiras plásticas e tudo, avançando pela Avenida Eno Feliciano Pinto adentro enquanto medidas mais sérias de contenção não forem tomadas.
Consumada a tragédia maior, deu-se início à segunda, que foi a impossibilidade de manter comunicação por telefone com eficiência, direito de qualquer cidadão em dia com suas obrigações, especialmente em momentos de aflição e desespero. Dada a urgência e a gravidade do assunto, tentamos nos comunicar com muitas pessoas na noite de sábado e na manhã de domingo, e qual não foi meu espanto ao verificar o péssimo serviço de telefonia prestado na região. As ligações só se completavam, e quando se completavam, após inúmeras tentativas e irritantes gravações que não conseguiam disfarçar a incapacidade de as operadoras (tanto da telefonia fixa quanto da móvel) prestarem um serviço decente aos cidadãos.
Bom-jardinense residente em Brasília há dez anos, e desde sempre assíduo eleitor em nosso município, onde jamais deixei de cumprir com meu dever de cidadão, venho aqui regularmente visitar minha mãe, outros familiares e amigos, pois a distância me faz sentir muita falta de todos eles. Neste momento de luto e dor, acho que tenho o direito, se não o dever, de não me calar. Não é possível continuarmos a pagar religiosamente um pedágio nada barato e transitarmos, como dóceis carneirinhos a caminho do matadouro, por caminhos tão perigosos e descuidados que chegam ao cúmulo de causar mortes por desleixo de quem deveria cumprir com suas obrigações. Aliás, e a propósito, outra tragédia anunciada é a que está para acontecer nas proximidades do próprio posto de cobrança do pedágio, nas Furnas do Catete, tanto no sentido Bom Jardim quanto no sentido Nova Friburgo. Ali, o asfalto cede e se desmancha lentamente sob nossos pés, e o que vemos de concreto são quase sempre as constantes interrupções do trânsito para permitir a passagem de um veículo de cada vez, dado o estreitamento cada vez maior da pista disponível para o fluxo dos veículos. Isso sem falar no precário estado da rodovia em que se transformou a antiga linha férrea, ora usada como alternativa para evitar o desvio por São Miguel, via essa que desemboca na Barra de Santa Teresa e apresenta vários precipícios à beira do rio, à espreita de novas vítimas. Como chamar de “acidente” aquilo que aconteceu com Ivan e Gilcéa e pode acontecer a muitos outros a qualquer momento, se os evidentes sinais da possibilidade de novas tragédias saltam aos olhos de qualquer leigo? Não seria melhor nominá-lo de “armadilha”, à espera do primeiro incauto, ou até mesmo chamá-lo de “homicídio previsível”? Por outro lado, também não é possível continuarmos a pagar religiosamente contas telefônicas caríssimas e receber em troca, calados, um serviço de péssima qualidade.
Registre-se, por justo e merecido, o agradecimento da família aos anônimos que tentaram salvar a vida de meu irmão e de minha cunhada. Soubemos de homens heróicos que, do outro lado do rio, testemunharam horrorizados a queda do veículo, e, impossibilitados de cruzá-lo em frente ao local do acidente, ou melhor, da armadilha, retornaram até a ponte inacabada, ultrapassaram-na às carreiras, correram até o local onde o veículo afundava e mergulharam nas águas revoltas, mas o mal estava feito e era irreversível. Na impossibilidade de nominá-los sem o risco de cometer injustiça por omissão, muito obrigado a todos.
Se algum acréscimo coubesse ao justíssimo e doloridíssimo título sugerido por uma mãe revoltada, encurvada pela idade e pelo luto, que acaba de perder um filho querido, eu diria: indignemo-nos!”.
Leandro Neves Cariello
(por e-mail: leandro.cariello@gmail.com)
22 de dezembro de 2011


************************************************


MENSAGEM DE FINAL DE ANO

Amigo Luiz Antonio Dias e amigos de Bom Jardim. Às vésperas de um Novo Ano, repasso uma mensagem recebida da cunhada Fernanda (esposa do Irmão Rodrigo), enviando presentes simples e simbólicos:
- Uma BORRACHA, para apagar tudo que te fez triste durante o ano que se encerra;
- Um SABONETE, para retirar marcas ruins do dia-a-dia;
- Uma TESOURA, para cortar tudo o que te impede de crescer;
- Um FRASCO, para conservar os seus sorrisos;
- Um COFRE, para guardar lembranças construtivas e edificantes;
- Um RELÓGIO, para lhe mostrar que não tem hora para ser feliz; e, por último,
  - Um ESPELHO, para admirar a obra mais perfeita de DEUS: Você!
Feliz 2012 para todos!!

Derly Mauro & família

Associação de moradores de Barra Alegre tem nova diretoria


ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, PRODUTORES RURAIS E ARTESÃOS DE BARRA ALEGRE = 4° DISTRITO DE BOM JARDIM /RJ =

Comunicado

De acordo com os estatutos da Associação de Moradores, Produtores Rurais e Artesãos de Barra Alegre - 4º Distrito e com as determinações da Comissão Eleitoral, vimos por meio deste, comunicar o registro da chapa abaixo nomeada para participar da eleição para a Diretoria desta Associação no biênio 2012 - 2014.

Presidente: Jorge de Castro
Vice-Presidente: Jorge Armando Espíndola
1º Secretário: Sérgio Maurício Gomes Soares
2º Secretário: Maria Catarina Tardin Amaral
1º Tesoureiro: Herlen Venerito Stutz
2º Tesoureiro: Rober Lima Stutz

A Comissão Eleitoral

Correios e BB realizam pré-cadastro para o Banco Postal


A partir do dia 2 de janeiro de 2012, o Banco Postal dos Correios passa a operar como correspondente do Banco do Brasil. Os atuais correntistas usuários do Banco Postal que desejam continuar realizando suas transações bancárias nas agências dos Correios precisam realizar um pré-cadastro. O pré-cadastro é feito com o preenchimento de um formulário disponível nas agências de Correios que operam o Banco Postal ou site do Banco do Brasil (www.bb.com.br/maisbb). Após o preenchimento do formulário e análise dos dados, esse cliente receberá correspondência com orientações detalhadas.
Mais informações podem ser obtidas no site do Banco do Brasil (www.bb.com.br), nas agências de Correios que operam Banco Postal ou nas agências do Banco do Brasil. Departamento de Relacionamento Institucional imprensa@correios.com.brwww.correios.com.br / www.blogdoscorreios.com.br (61) 3426-2014 / 3426-1325 / 3426-2018 / 3426-2008 / fax (61) 3426-2980(61) 9159-1510 e (61) 9148-9426.

Debate sobre estímulo à telefonia no campo marcou comissão, diz Rogério


          O debate em torno da regulamentação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) pautou o ano da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Rogério Cabral (PSD). “Nosso colegiado foi pioneiro nessa discussão, criando uma força política de caráter nacional, que hoje conta com as assembleias legislativas e câmaras municipais de todo o país”, afirma o parlamentar. “Esses recursos são essenciais para levar infraestrutura de telefonia para as áreas rurais, sendo esta, atualmente, a maior demanda dos produtores”, justifica. Dada a importância do assunto, o III Rio Eco-Rural, ocorrido em novembro, foi inteiramente dedicado ao debate sobre o fundo e realizado em conjunto com a recém-criada Comissão Especial do Fust da Alerj, também presidida por Cabral.
Segundo o parlamentar, o próximo passo será solicitar uma audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia (PT-RS), para pedir a inclusão do tema na pauta de votações do Congresso. Criado há mais de dez anos pelo Governo federal, estima-se que o fundo tenha recursos na ordem de R$ 10 bilhões, provenientes da contribuição mensal de 1% da receita bruta de empresas de telecomunicações. “Hoje, a escassez da telefonia e internet na zona rural tem um grande impacto no êxodo, na medida em que os jovens vão estudar nas cidades e não voltam. A consequência disso está sendo a queda do número de produtores”, explica o deputado.
No início do ano, o colegiado também trabalhou na assistência aos produtores rurais que foram prejudicados com as chuvas na Região Serrana, em especial nas cidades de Bom Jardim, Friburgo, Sumidouro e Teresópolis. Foram realizadas audiências públicas para tratar do tema em Teresópolis e Friburgo. Com o apoio de parceiros como a Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEARJ) e a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), foi realizado um estudo técnico das perdas e uma intermediação junto ao Governo do estado para o empréstimo emergencial de equipamentos, perdidos nas chuvas. “Também conseguimos, junto ao Banco do Brasil, a flexibilização de normas para a liberação de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de forma que o dinheiro saísse mais rápido para as famílias poderem recomeçar a vida”, declarou Rogério Cabral. “Hoje, 90% dos produtores que tiveram perdas já foram ressarcidos”, acrescenta. Já em outubro, foi realizado um encontro com a Subcomissão Permanente do Leite da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), durante audiência pública que reforçou a necessidade de políticas públicas nacionais para fortalecer a cadeia produtiva do leite e conter a importação desenfreada de leite em pó de países como Argentina e Uruguai.

Futuros radioamadores recebem os certificados


Os formandos
Getulio Gomes,  Paulo Roberto, sargento do
Corpo de Bombeiros, Jacyr e Jacson
.

Graças a uma iniciativa da Liga Brasileira de Rádio-Emissão do Estado do Rio de Janeiro (Labre-RJ), através de sua agência de Bom Jardim e com o apoio da Prefeitura Municipal e Cruz Vermelha Brasileira, filial do Rio de Janeiro, foram entregues no último dia 15, na Casa da Cultura de Bom Jardim, os certificados de conclusão do primeiro curso para radioamadores, ministrado no município pelo instrutor Getúlio Gomes. A solenidade de entrega contou com as presenças do coordenador municipal da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener) de Nova Friburgo, Jacyr da Silva; do presidente da Labre-RJ, Paulo Roberto, e do secretáro da Labre-RJ, Francisco Jacson.
Dando início à solenidade, Francisco Jacson, salientou a importância do apoio que deve ser empreendido aos agentes municipais, para que os mesmos desenvolvam as suas atividades de apoio aos radioamadores locais e que é muito importante a participação de todos os radioamadores, não só nos momentos de emergências ou catástrofes, mas sim no dia-a-dia de cada um. Ao usar a palavra, Paulo Roberto disse que, ao assumir a presidência da Labre-RJ, passou a adotar medidas que visassem dar um maior apoio aos radioamadores, indo em busca de novos convênios e principalmente, na interiorização de suas atividades. Referindo-se a agência de Bom Jardim, elogiou o trabalho que aqui se desenvolve, não só apoiando os radioamadores, como também capacitando novos, para que venham, no futuro fazer parte da liga. Ele também reafirmou o compromisso que havia assumido anteriormente com o agente de Bom Jardim, Getúlio Gomes, o qual fez a entrega da documentação do repetidor que em breve será instalado, ficando agora só na dependência do agente municipal suprir as deficiências técnicas que ainda persistem para a instalação da mesma.
Já em seu discurso, Getúlio adiantou que o equipamento repetidor já foi adquirido, restando apenas a aquisição das antenas, fonte e baterias para que a mesma entre em funcionamento imediatamente. Ele salientou ainda a importância da interiorização da Labre-RJ, órgão representativo dos radioamadores brasileiros, e que a formação de grupos, embora não seja contra, em nada representam os radioamadores junto a órgãos como o Ministério das Comunicações e Anatel.
Segundo afirmou Getúlio, esses grupos servem apenas para “afagar o ego” de seus criadores e provocar a discórdia entre membros de grupos diversos, os quais procuram “aparecer” junto aos órgãos públicos como se realmente representassem os radioamadores. “Isso é apenas uma parcela de radioamadores, o que na verdade não acontece. É hora de repensarmos, nós radioamadores, se queremos ser realmente fortes, que fortaleçamos o nosso maior órgão que é a Labre-RJ. Ver se vale a pena deixar de ser um agente ou associado da Labre, para simplesmente sermos dirigentes ou associados a um grupo, uma minoria, que na maioria das vezes pensam somente na promoção pessoal e não em seu grupo. É caso a se pensar”, enfatizou Getúlio. Ele explanou ainda, em seu discurso, a importância daquele momento, em que um grande grupo de pessoas ali estava, em busca de conhecimentos para a prática do radioamadorismo e que tem certeza que quem esta saindo ganhando não são apenas os formandos, mas sim o radioamadorismo de Bom Jardim, que terá daqui para frente, radioamadores conscientes de seus direitos, deveres e obrigações.

Jovem portador de especial talento se destaca pelo trabalho artesanal e realiza exposição


Dedicação, superação e talento: tudo que um jovem especial precisava para se destacar no mundo das artes e do artesanato em Bom Jardim. Constatação e comprovação disso foi o que pôde ser visto no último dia 17, quando o grande torcedor do Fluminense Patrick Neves dos Santos, filho do conhecido casal Emilson José dos Santos (técnico em telefonia) & Ângela Maria Neves dos Santos (funcionária do Cartório do 2° Ofício), realizou em sua residência, no bairro Bem-Te-Vi Amarelo, com grande presença de parentes e amigos, uma exposição de seu trabalho. Pequena, mas de grande valor afetivo e sentimental. Na oportunidade, foram apresentados belos vasos pintados pelo talentoso Patrick, durante todo o ano, que foram vendidos ao valor simbólico de R$ 5,00 cada um.
  O “artista plástico” Patrick Neves dos Santos, tem 29 anos de idade e é um rapaz especial, portador da síndrome de down. Ele começou a pintar este ano, graças à orientação e ao incentivo da sua professora particular Rosângela Tito de Paula Silva, a conhecida “Tia Danda”, que ensina educação artística há bastante tempo. Em 2011, ela começou a trabalhar com Patrick, com objetivo maior de exercitar sua coordenação motora, daí nascendo por parte dele o gosto e o amor de pela pintura e pela arte. Tanto que já programa fazer mais exposições no ano que vem, recebendo para isso o incentivo da professora, bem como dos pais, demais parentes e dos inúmeros amigos, que compareceram à exposição e adquiriam os produtos de sua arte.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Policial-escritor de BJ lança seu primeiro livro


O policial militar bom-jardinense, lotado no 11º BPM, Rodrigo S. Oliveira, morador do bairro Jardim Ornellas, em Bom Jardim e que é também recentemente escritor, lançou recentemente seu primeiro livro, intitulado “A Barca de Caronte”. A obra contém seis histórias, sendo cinco originais e uma inspirada em acontecimentos reais. O livro está sendo vendido pela internet, através do sistema on-demand (sob encomenda), através do site do Clube de Autores. Para adquirir o mesmo, o interessado deve acessar o link http://clubedeautores.com.br/book/60438--A_Barca_de_Caronte, onde também podem ser obtidas mais informações sobre a obra. Veja a seguir a sinopse do livro:

A barca de Caronte

Segundo a mitologia grega, Caronte é o barqueiro que navega pelos rios Estige e Aqueronte. São estes dois rios que fazem a separação entre o reino dos vivos e o mundo dos mortos. O barqueiro Caronte só recebe pagamento em ouro, nunca em diamantes, mesmo que sejam gigantes. Na Grécia antiga era de costume sepultarem, ou cremarem, seus mortos colocando sobre a boca dos cadáveres, ou dentro dela, um óbulo ou danake, que eram as moedas da época. Assim pagava-se a travessia de um mundo a outro. Segundo alguns autores, os que não tinham condições de pagar as moedas de ouro, ou aqueles que não tinham seus corpos enterrados, deveriam vagar pelas margens por cem anos. Assim é também o livro A Barca de Caronte. Seis histórias de pessoas que lidaram de frente com a morte e o sobrenatural de alguma forma:
Um homem que recebe um guru em seus sonhos e vive dessa dependência, está prestes a sacrificar bem mais do que está disposto. Um trabalhador que aceita uma aposta aparentemente simples e depara-se com a pior escolha de sua vida. Uma estranha visitante chega à casa de um médico e traz bem mais do que apenas roupas na bagagem. Um jovem que perde sua namorada num acidente aéreo, consegue voltar no tempo para descobrir por si mesmo que certas coisas nunca podem ser mudadas. Um prisioneiro que acaba em um programa de TV, convive com a possibilidade de ser liberto caso ganhe o jogo e assassinado diante das câmeras, caso faça a escolha errada. Até onde vai o livre arbítrio de um homem? Um jovem alpinista que se vê entre a vida e a morte, isolado em um buraco no alto de uma montanha deserta, terá de fazer uma escolha que beira a insanidade para salvar sua vida.
Esses são os passageiros da Barca de Caronte. Divididos em cinco histórias originais e uma inspirada em acontecimentos reais, eles o levarão a fazer a famigerada viagem ao outro lado. O sobrenatural está mais perto do que você imagina. Traga suas moedas de ouro e embarque... Mas segure-se.

Prefeito Paulo Barros diz que ponte pode ser inaugurada na 1ª semana de janeiro


         Indagado pela reportagem do “Jornal Mais BJ”, neste último dia 28 na Câmara Municipal de Nova Friburgo, por ocasião da presença do vice-governador Pezão, sobre, afinal, quando deverá ser inaugurada a ponte de Bom Jardim sobre o Rio Grande, o prefeito Paulo Barros informou que ocorreram alguns imprevistos e atrasos inesperados na obra, o que impediu que a inauguração ocorresse, como ele e Affonso Monnerat desejavam para este dia 30 de dezembro.
Com isso, informou também o prefeito Paulo Barros ao “Jornal Mais BJ” ressaltou, embora ainda não seja de forma oficial e definitiva, que a ponte deverá ser inaugurada ou aberta ao tráfego, provavelmente no dia 5 ou 6 de janeiro de 2012, quinta ou sexta-feira da semana que vem.

Informativo da Prefeitura Municipal de Bom Jardim


II Seminário do Programa Bolsa Família para a Saúde alerta sobre deveres assumidos pelas famílias beneficiárias

Por Ana Amelia Mendes

Com objetivo de esclarecer questionamentos e estreitar a relação de importância entre a Assistência Social e a Saúde, a secretaria de Promoção e Assistência Social de Bom Jardim promoveu no dia 13 de dezembro, o II Seminário de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde, ministrado pela Coordenadora em Saúde do Programa Bolsa Família do Estado do Rio de Janeiro, Mirian Coelho. O evento foi realizado no auditório da Casa da Cultura, às 13h, e contou com a participação do Coordenador do Programa Saúde da Família (PSF), Dr. Carlos Henrique Consendey, agentes de saúde e enfermeiros de todas as unidades.
Em razão de outro compromisso assumido anteriormente, a secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo não pôde estar presente, e na oportunidade, foi representada pela Diretora de Programas Sociais, Priscila Caetano, que ressaltou o papel do PSF na família beneficiária do PBF. “A fim de receber o benefício mensal do Programa Bolsa Família, a família assume compromissos nas áreas de educação e saúde, e dessa forma, é nossa responsabilidade fiscalizarmos. Diante disso, é fundamental facilitarmos e ampliarmos o seu acesso aos serviços de saúde, realizando o acompanhamento nutricional e vacinal das crianças até sete anos, o pré-natal das gestantes, e as mulheres em período de amamentação”, frisou Priscila.
Para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, as condicionalidades do Programa Bolsa Família têm o objetivo de garantir que as famílias beneficiárias tenham acesso aos serviços básicos de saúde e educação. O que significa que as famílias que não realizarem o acompanhamento ou não forem localizadas poderão perder o benefício.

BJ tem representatividade na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Por Ana Amelia Mendes

No período de 12 a 15 de dezembro, Bom Jardim esteve representado na III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.  O município enviou à conferência, as Delegadas eleitas na III Conferência Estadual, Nilza Auxiliadora Ribeiro e Sonia Maria Bile, que aparecem na foto.

Coral de Bom Jardim faz apresentação em noite de homenagens em Aperibé

Por Ana Amelia Mendes

Retribuindo o gesto de parceria, gentileza e cordialidade do presidente do Museu e da Casa da Cultura de Aperibé, Marcelo Hungria, para com o Museu Professor Clirton Rego Cabral, localizado no Galpão Cultural Professora Margaret de Jesus Silva, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, enviou ao município de Aperibé, o Coral de Bom Jardim, para uma bela apresentação na Tenda Cultural localizada na Praça Francisco Blanc, realizada no dia 17 de dezembro, por volta das 21h.
Comandado pelo maestro João Lassarotte, o coral iniciou sua apresentação natalina com a leitura do texto ‘A Lenda do Crisântemo’, seguida por músicas como Natal Branco, Que infante é este?, O Primeiro Natal, Noite Feliz, É Meia-Noite, entre outras.
Ao fim do espetáculo, o secretário de Turismo, Esporte e Cultura e Lazer de Bom Jardim, Descio Frerie, prestou homenagens ao presidente Marcelo Hungria e à assessora Andréia Câmara com diplomas de ‘Amigos da Cultura’, além de presentear o Museu e Casa da Cultura de Aperibé com um belo tapete confeccionado artesanalmente. “Graças ao apoio do Marcelo (Hungria), o nosso Museu está caminhando e já possuímos um acervo com mais de trinta peças, o que é um excelente começo. E para agradecer esse carinho e ajuda que nos foram dados, trouxemos o Coral de Bom Jardim, formado há quase dois anos”, disse o secretário Descio, que completou: “A criação de um museu é uma maneira de cuidar do passado, resgatar a história, a cultura de um povo, e projetar o futuro. Dessa maneira, conquistamos a evolução de todo um povo”.
Representando o Poder Legislativo Bom-Jardinense, o vereador Zé Nilton fez questão de acompanhar o Coral em mais essa apresentação e o agradeceu por tudo que tem feito pela cidade. “Cada apresentação que o Coral faz nas várias cidades por onde passa, leva o nome de Bom Jardim de forma a divulgar positivamente nossa cidade. E eu, como representante da população bom-jardinense, parabenizo a todos do Coral por mais essa belíssima apresentação,” frisou o vereador Zé Nilton que também prestou uma homenagem a Marcelo Hungria com uma Moção de Congratulações proposta por ele e aprovada por unanimidade pela Câmara de Bom Jardim. “Essa homenagem é uma pequena mostra de nosso enorme agradecimento. Fazer esse reconhecimento é incentivar o trabalho desse amante da cultura. Além disso, é também reconhecer o trabalho do Marcelo (Hungria) no apoio a Bom Jardim na criação de nosso Museu”

Idosos festejam fim de ano com muita música

Por Ana Amelia Mendes

No dia 15 de dezembro, por volta das 8h, o Grupo da Melhor Idade de Bom Jardim, com cerca de 120 idosos, partiu em direção ao Pesqueiro Portal do Vale – Duas Barras – para mais uma festa de celebração de fim de ano. Apesar da chuva, o grupo estava bastante animado e a festa começou já na partida, em frente à sede da prefeitura.
A festa contou com sorteio de brindes, brincadeiras, muita música e show da dupla Cesário Ramos e Gabriel, além de distribuição de presentes.
A secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo Monnerat, bastante emocionada, desejou a todos um feliz natal e um ano novo com saúde, paz, harmonia e muitas realizações, e aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria e os brindes da Natura doados pela Apae, e a secretaria municipal de Educação, pela cessão do transporte.
Os idosos almoçaram e o retorno a Bom Jardim foi por volta das 17h.

Secretaria de Educação apresenta resultado final da avaliação municipal

Ao final do mês de dezembro, a equipe pedagógica da secretaria de Educação de Bom Jardim concluiu a correção das provas realizadas pelos alunos de 1º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, chegando-se a um índice de desenvolvimento da Educação Básica Municipal que confirma a importância das ações instituídas nos últimos anos na busca da melhoria da qualidade do ensino municipal, além de apontar novas metas e estratégias a serem implementadas.
Como fruto do trabalho de orientação realizado desde a Educação Infantil, da diminuição da rotatividade de professores nas turmas de 1º ano (antiga alfabetização) e de constantes reflexões a respeito de como as crianças aprendem a ler e escrever e desenvolvem seu raciocínio lógico, chegou-se a um resultado acima da média no processo avaliativo das turmas de 1º ano: Língua Portuguesa 6, 8 e Matemática 7,5.
As turmas de 5º ano, por sua vez embora tenham apresentado um resultado correspondente ao índice projetado pelo Ideb para nosso município na disciplina de Língua Portuguesa (5,1), retrataram bem uma necessidade que já havia sido detectada pela SME na área de Matemática no que diz respeito a um trabalho que desenvolva mais o raciocínio lógico-matemático, de acordo com a própria orientação que vem sendo dada pela SME desde 2010.
As turmas de 9º ano apresentaram um índice superior projetado pelo Ideb Nacional para nosso município em língua Portuguesa (5,6), mas também confirmaram algo que faz parte da realidade nacional: a necessidade de um olhar para a área da Matemática.
A partir dos resultados observados em cada escola, a secretária de Educação, Rozeli Marques, informa que a equipe pedagógica da SME já está organizando a orientação para o ano de 2012, que terá início com a apresentação e análise dos resultados por escola para que toda a comunidade escolar, inclusive os familiares dos alunos, se envolvam e se mobilizem ainda mais no processo ensino-aprendizagem de cada educando da rede. Além disso, assegura que toda equipe da secretaria já está organizada para a manutenção dos projetos de intervenção na ação pedagógica (turmas de atendimento diferenciado; reforço pedagógico; atendimento psicológico; fonoaudiológico e psicopedagógico em salas de recurso e orientação por área) para que se garanta efetivamente uma educação de qualidade em todas as escolas.

Pezão elogia reconstrução da região serrana comandada por Affonso Monnerat


         Após a concorrida solenidade de apresentação, por parte do Governo do Estado do Rio, do anúncio da segunda etapa de ações para reconstrução, inclusive com relação a área rural da região serrana, acontecida nesta quarta-feira, dia 28 no plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo – E CUJA MATÉRIA COMPLETA, SERÁ APRESENTADA PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PMBJ E JORNAL MAIS BJ EM SUA PRÓXIMA EDIÇÃO -, a reportagem,.em contato com o vice-governador do Estado, Luiz Fernando de Souza, o Pezão, destacou o papel e importância de Affonso Monnerat no árduo trabalho de reconstrução da região serrana, após a tragédia climática de janeiro deste ano.
“A importância do Affonso Monnerat para nosso governo e para a região serrana é muito grande. Ele tem sido e sempre foi um líder dos prefeitos, assim como é um colaborador nosso que não tem preço. Affonso é uma pessoa extraordinária, está me ajudando muito e tenho certeza que vai continuar ajudando em muito Bom Jardim e também os municípios  neste nosso empenho de reconstrução”, disse Luiz Fernando de Souza, o vice-governador Pezão.
         Como no momento o prefeito Paulo Barros se encontrava ao lado do seu amigo e vice governador Pezão, a reportagem do Jornal Mais BJ também colheu mais uma avaliação sobre Affonso Monnerat. “Affonso tem sido imprescindível para região, mas principalmente também no que tange à Bom Jardim. Ele está envolvido numa luta muito grande e difícil, por que reconstruir os sete municípios não é fácil. Mas nós estamos tendo o privilégio de ter o Afonso como Subsecretário e isso tem nos ajudado muito, pois todas as reivindicações são passadas através dele e isso tem feito com que na verdade nosso município tenha saído na frente em todas as ações dentro da reconstrução”, afirmou Paulo Barros.
         Após ouvir o vice-governador e o prefeito Paulo Barros, a reportagem do Jornal Mais BJ também conversou com o Subsecretário de Reconstrução da Região Serrana Affonso Monnerat, informando-o das considerações altamente elogiosas e de reconhecimentos passadas a este órgão pelo Pezão e Paulo Barros. Diante disso, Affonso assim se expressou: “O vice governador é um exemplo para todos nós que estamos na política. É um homem simples, trabalhador, humilde, determinado, companheirão, nos dá muito apoio e quando tem que falar não, fala não mesmo! Estou crescendo profissionalmente muito em estar trabalhando com ele e estar ao seu lado. Podem ter certeza que a região serrana já marcou um lugar no coração dele, o que também é muito importante para todos nós. Todo o sacrifício que temos enfrentando, inclusive no meu caso de deixar a prefeitura em um mandato tão bem avaliado, incluindo a incompreensão de alguns com a oposição de Bom Jardim aproveitando para fazer um carnaval, devo dizer e deixar claro que nada disso está me abalando, por que eu ficaria muito mais preocupado em dormir com a dor na minha consciência, se não tivesse aceitado e não estivesse de fato ajudando nesta reconstrução de nossa região. No mais, sei bem que um homem público tem que estar preparado para receber criticas e as fofocas vão continuar existindo, mas o que vai ficar marcado realmente é o momento difícil que nós passamos e a reconstrução que nós estamos fazendo e vamos fazer mesmo”, concluiu Affonso Monnerat. 

Visitas importantes à ponte e às obras da rodovia RJ-116


   No último dia 21, quarta-feira da semana passada, o prefeito de Bom Jardim Barros, teve oportunidade de receber o presidente do DER-RJ, Henrique Alberto Santos Ribeiro, o diretor de Interior do DER-RJ, Ângelo Monteiro Pinto, os quais também acompanhado do subsecretário de Reconstrução da Região Serrana Affonso Monnerat, visitaram as obras de construção da nova ponte de Bom Jardim sobre o Rio Grande. A comitiva, também esteve verificando outras obras da região, como a do km 92, próxima a praça do pedágio da Concessionária Rota-116, junto ao ponto turístico da Pedra do Cão Sentado, no Parque das Furnas do Catete.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011


Prefeito Paulo Barros visita obras acompanhado por secretários

Por Ana Amelia Mendes

Na quarta-feira (14), o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, junto ao secretário de Governo, Luiz Carlos dos Santos, visitou algumas obras em andamento no município. O objetivo da visita foi acompanhar a execução dos serviços nas áreas de infraestrutura, educação e saúde.
O primeiro ponto visitado foi a Avenida Friedman, que recebe pavimentação após troca da rede de águas pluviais e esgoto, onde o prefeito teve oportunidade de conversar com funcionários; em seguida, se dirigiu ao bairro Jardim Boa Esperança para ver as obras de reforma e adaptação da Escola Municipal Maria José Calvão Lobosco para funcionamento de uma Creche em 2012; em seguida, foi ao canteiro de obras da ponte na RJ-116, onde o verificou o intenso trabalho dos funcionários na última etapa.
Já no distrito de São José do Ribeirão, o prefeito Paulo Barros, acompanhado também pelo secretário de Saúde, Hudson Monnerat, visitou as obras de reforma da Escola Municipal Antônio Gomes e logo depois se dirigiram às reformas do Posto de Saúde de Santo Antônio, tão aguardada pela comunidade.

Folias de Reis movimentam BJ

Por Ana Amelia Mendes

         Foi realizado o 7º Encontro de Folias de Reis promovido pela prefeitura municipal de Bom Jardim junto à secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer no último dia 11 (domingo). A quadra poliesportiva localizada ao lado da Casa de Cultura foi o palco da festa folclórica que teve início às 10h. O evento contou com a participação de foliões das cidades de Bom Jardim, Nova Friburgo, Cordeiro, Duas Barras e São Fidélis, totalizando 12 apresentações. Cada grupo teve a oportunidade de se apresentar, com suas exibições musicais e danças, reverenciando o presépio montado na festa.
         A importante manifestação popular contou com presença do secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Descio Frerie, que abriu o evento; da coordenadora de Cultura, Joanna Helena, do assessor de Cultura, Délio Russo; e do vereador Zé Nilton, autor da indicação para a criação do encontro das folias; Sr. Flauzino, Presidente da Associação de Folias de Reis de Bom Jardim e Sr. Joel, vice-presidente. Em seus discursos, todos enalteceram a importância da preservação das manifestações folclóricas e da cultura popular. “Esta festa é mais uma mostra do que o município tem feito na área da cultura, ela traduz o valor e o investimento dado pela atual administração. Nosso objetivo é manter viva a história, a religiosidade e tornar tradição bom-jardinense”, disse o secretário Descio Frerie.
         O talento do improviso dos palhaços foi uma diversão a parte. Alguns, inclusive, direcionaram seus versos engraçados, rimados e elogiosos ao secretário Descio e ao vereador Zé Nilton, que curtiram a brincadeira e fizeram a alegria do público presente.

Bom Jardim tem mais dezesseis artesãs

Curso de pintura e vagonite oferecido pela secretaria de Promoção e Assistência Social tem encerramento.

Por Ana Amelia Mendes

No dia 13 de dezembro, a secretaria de Promoção e Assitência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), realizou mais uma Formatura do Curso de Pintura e Vagonite, ministrado pela instrutora Maria Lúcia Neves Folly e com apoio de Inácia Oliveira dos Santos que faz os acabamentos das peças para exposição. O evento teve início às 14h, na sede do Cras, no bairro Jardim Ornellas.
Dezesseis mulheres concluíram o curso que oferece mais uma opção para o aumento da renda familiar com a venda dos produtos confeccionados pelas próprias artesãs.
“Este foi um ano muito difícil, pois morava com minha família em Nova Friburgo e com a tragédia perdi absolutamente tudo, inclusive minha casa. Entrei em profunda depressão e graças ao curso que pude fazer aqui no Cras consegui melhorar. Cheguei aqui quase morta e hoje estou muito melhor. Agradeço toda a ajuda que me foi dada direta e indiretamente pela equipe do Cras de Jardim Ornellas”, disse, bastante emocionada, a aluna Maria da Conceição Moreira Pereira (58).
A coordenadora do Cras, Lúbia Custódio, ao parabenizar a turma, também falou sobre os serviços oferecidos pelos Cras e a importância dessa etapa cumprida. Em seguida, as novas artesãs receberam os certificados e o kit com os trabalhos feitos durante as aulas e curtiram o clima de confraternização.

Caps reúne equipe e usuários para bela festa de fim de ano

Por Ana Amelia Mendes

No dia 13 de dezembro, com início às 13h, a secretaria municipal de Saúde, através da equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), realizou uma bela festa de fim de ano para seus usuários e familiares. A festa, além de oferecer momentos de diversão e alegria, promoveu a integração entre os participantes fora da rotina de reuniões e atendimentos. O secretário de Saúde, Hudson Monnerat, fez questão de comparecer ao evento e levar carinho e atenção aos presentes. Bolo, refrigerante, doces e uma bela ornamentação fizeram da confraternização uma brincadeira especial, cheia de gargalhadas e descontração.

Sites de vendas coletivas deverão oferecer atendimento presencial


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou na segunda-feira agora, dia 19, em discussão única, o projeto de lei 1.062/11, em que os deputados André Ceciliano (PT), Cidinha Campos (PDT) e Wagner Montes (PSD) criam regras para os sites de vendas coletivas. Diz o texto que as empresas que exploram este serviço deverão manter atendimento telefônico gratuito e informar, em sua página na Internet, a localização de sua sede. “O projeto protege os consumidores dessa forma de compra para que eles não sejam lesados”, disse Ceciliano.
O texto também traz um conjunto de normas que as vendas deverão obedecer, como a quantidade mínima de compradores para validar a oferta, o prazo de utilização da compra – que deverá ser, no mínimo, de três meses –; endereço e telefone da empresa responsável pela oferta; informações sobre o risco de alergias, em caso de venda de alimentos; indicações de utilização, em caso de tratamentos estéticos; número de clientes atendidos por dia, entre outros.
O projeto determina ainda que o recolhimento do ICMS será feito no estado do Rio, independentemente da localização da sede da empresa de compras coletivas. O texto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.

CLASSIFICADO JORNAL MAIS


VENDO - FÁBRICA DE SORVETES

Completa com: 1 máquina para sorvetes e picolés (Gelopar), 3 freezers, 1 balança eletrônica, 1 batedeira 16 lts. e 1 seladora, tudo por R$ 10.000,00. Aceito troca por carro. Contatos tel. (22) 2566-6772 ou cel. 9262-9005.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Futuros radioamadores de Bom Jardim recebem certificado


Getulio Gomes, Paulo Roberto, Sargento do Corpo de
Bombeiros,Jacyr da Silva e Fernando Jacson.

Graças a uma iniciativa da Liga Brasileira de Rádio-Emissão do Estado do Rio de Janeiro (Labre-RJ), através de sua agência de Bom Jardim e com o apoio da Prefeitura Municipal e Cruz Vermelha Brasileira, filial do Rio de Janeiro, foram entregues no último dia 15, na Casa da Cultura de Bom Jardim, os certificados de conclusão do primeiro curso para radioamadores, ministrado no município pelo instrutor Getúlio Gomes. A solenidade de entrega contou com as presenças do coordenador municipal da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores. (Rener) de Nova Friburgo, Jacyr da Silva, do presidente da Labre-RJ, Paulo Roberto, e do secretáro da Labre-RJ, Francisco Jacson.
Os novos radioamadores com seus certificados
Dando início à solenidade, Francisco Jacson, salientou a importância do apoio que deve ser empreendido aos agentes municipais, para que os mesmos desenvolvam as suas atividades de apoio aos radioamadores locais e que é muito importante a participação de todos os radioamadores, não só nos momentos de emergências ou catástrofes, mas sim no dia-a-dia de cada um. Ao usar a palavra, Paulo Roberto disse que, ao assumir a presidência da Labre-RJ, passou a adotar medidas que visassem dar um maior apoio aos radioamadores, indo em busca de novos convênios e principalmente, na interiorização de suas atividades. Referindo-se a agência de Bom Jardim, elogiou o trabalho que aqui se desenvolve, não só apoiando os radioamadores, como também capacitando novos, para que venham, no futuro fazer parte da liga.
Ele também reafirmou o compromisso que havia assumido anteriormente com o agente de Bom Jardim, Getúlio Gomes, o qual fez a entrega da documentação do repetidor que em breve será instalado, ficando agora só na dependência do agente municipal suprir as deficiências técnicas que ainda persistem para a instalação da mesma. Já em seu discurso, Getúlio adiantou que o equipamento repetidor já foi adquirido, restando apenas a aquisição das antenas, fonte e baterias para que a mesma entre em funcionamento imediatamente. Ele salientou ainda a importância da interiorização da Labre-RJ, órgão representativo dos radioamadores brasileiros, e que a formação de grupos, embora não seja contra, em nada representam os radioamadores junto a órgãos como o Ministério das Comunicações e Anatel.
Segundo afirmou Getúlio, esses grupos servem apenas para “afagar o ego” de seus criadores e provocar a discórdia entre membros de grupos diversos, os quais procuram “aparecer” junto aos órgãos públicos como se realmente representassem os radioamadores. “Isso é apenas uma parcela de radioamadores, o que na verdade não acontece. É hora de repensarmos, nós radioamadores, se queremos ser realmente fortes, que fortaleçamos o nosso maior órgão que é a Labre-RJ. Ver se vale a pena deixar de ser um agente ou associado da Labre, para simplesmente sermos dirigentes ou associados a um grupo, uma minoria, que na maioria das vezes pensam somente na promoção pessoal e não em seu grupo. É caso a se pensar”, enfatizou Getúlio.  
Ele explanou ainda, em seu discurso, a importância daquele momento, em que um grande grupo de pessoas ali estava, em busca de conhecimentos para a prática do radioamadorismo e que tem certeza que quem esta saindo ganhando não são apenas os formandos, mas sim o radioamadorismo de Bom Jardim, que terá daqui para frente, radioamadores conscientes de seus direitos, deveres e obrigações.

Acidente fatal em Bom Jardim: Carro cai no Rio Grande e casal de ocupantes morre afogado


            Um acidente fatal ocorrido no quilômetro zero da RJ-146, no último dia 17, sábado, por volta das 19h30, próximo à entrada do bairro São Miguel, acabou tirando a vida do casal Ivan Cariello e Gilcéa dos Santos Reis (foto), cujo veículo que ocupavam se desgovernou e acabou caindo no Rio Grande.  Os dois moravam em Nova Friburgo, mas tinham familiares em Bom Jardim, os quais estavam indo visitar. Segundo informações colhidas na internet, no site Portal Bom Jardim e no Facebook, Gilcéa era de São José do Ribeirão e havia vencido uma luta de cinco anos contra um câncer, tendo terminado o tratamento há poucos dias. As autoridades ainda não haviam divulgado maiores detalhes sobre como o acidente aconteceu.
De acordo com alguns populares, que passavam no local no momento do acidente, o trecho onde ocorreu o mesmo se tornou muito perigoso, depois que a enchente de janeiro passado destruiu a pista dupla que ligava o São Miguel e o início da RJ-146 à rodovia RJ-116, onde a principal ponte, situada no local, também foi levada. Naquela ocasião, foi feita provisoriamente uma pista de mão dupla, sem acostamento, sinalização adequada e qualquer tipo de proteção para evitar que até mesmo pessoas a pé possam cair no rio. Além disso, a simples existência de um entroncamento de acesso ao bairro São Miguel e RJ-146, por si só, já justificaria que autoridades responsáveis providenciassem cuidados adequados.
Além deste entroncamento, também existem outros locais perigosos pondo em risco motoristas e pedestres, como o desvio improvisado que passa pela ponte da Barra de Santa Tereza, onde vários pontos da estrada estão à beira do abismo às margens do Rio Grande, além de estreitamentos da pista sem sinalização e buracos crescentes. Outro local problemático é a ponte de madeira no Bairro de Fátima, em São José do Ribeirão, que está se desmanchando aos poucos. Quando veículos de maior porte cruzam a mesma, ela se contorce toda, numa antecipação do que pode vir a acontecer.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Ponte pode ficar pronta antes mesmo do Natal


         Embora não tenha sido ainda confirmada oficialmente a inauguração para o próximo dia 27, conforme chegou a noticiar esta semana certo jornal de Nova Friburgo, a nova ponte da RJ-116 (foto) sobre o Rio Grande, tão esperada pela população bom-jardinense e da região, deverá estar dando passagens aos veículos, nem que seja no sistema “pare & siga” para uma fila de cada vez, nestes próximos dias, possivelmente antes deste Natal. Esta, é a expectativa da própria empresa e do governo municipal, que se esforçando bastante para isso.
         Durante esta semana, todas as pré-lajes foram distribuídas e colocadas em suas respectivas posições, contando com trabalhos de cerca de vinte funcionários que prepararam também a parte de ferragens para que a ponte seja concretada. Uma outra frente de trabalho, atua na retirada da camada do antigo asfalto próximo às cabeceiras. Isso, para que depois seja melhor compactado os novos aterros nas partes onde a pista, dos dois lados, serão elevadas ao nível da ponte.

Plastseven forma nova turma em curso de liderança com a Microlins

A Plastseven, uma das líderes no segmento de embalagens  plásticas e que vem acumulando crescimento significativo ao longo de sua trajetória na planta instalada em Bom Jardim, sempre se preocupou em manter investimentos constantes na capacitação de seus colaboradores e na melhoria das relações profissionais. Sendo assim, esta empresa acaba de efetivar a qualificação de mais uma turma no curso de Liderança e Gestão de Pessoas, realizado pela Microlins Formação Profissional, maior escola profissionalizante do país.
         O encerramento de mais este curso se deu no último dia 28, segunda-feira  e contou com a presença, além dos formandos, com as participações do gerente industrial da Plastseven João Machado, do Diretor da Microlins Nova Friburgo, Bruno Noronha, do Coordenador Pedagógico da Escola, Alexandro Thomaz e o educador Rodrigo Neves.
         Mais trinta funcionários/alunos concluíram o curso, que durou dois meses e foi realizado na sala de treinamento da Plastseven. Ao longo das aulas, foram realizadas várias dinâmicas de grupo, trabalhos em equipe, e um conteúdo programático exclusivo, preparado especialmente para a realidade da empresa. O foco foi desenvolvimento da Liderança dentro da estratégia da melhoria da comunicação e do relacionamento interpessoal e maior qualificação profissional. João Machado, gerente da fábrica agradeceu a todos pela participação e disse na oportunidade: 
“Com o curso, percebemos na prática a melhoria dos processos de trabalho e a satisfação de nossos colaboradores. Eles acabam levando os ensinamentos não só para suas aplicações profissionais, mas também para suas famílias e para o convívio fora da empresa. Isso reflete positivamente no resultado geral, pois o colaborador se torna uma pessoa melhor como um todo. Este é a verdadeiro crescimento que buscamos”. Por fim, marcando o encerramento, todos participaram de um farto coffee break. 
Também foram abertas oportunidades para quem quiser trabalhar na Plastseven, enviando currículo para o email: rhbj@plastseven.com.br ou para o endereço: Rod RJ 146, Km 13 - Barra Alegre – Bom Jardim – RJ - CEP 28660-000.

Musical infantil “Agora É Tempo” este mês no Galpão Cultural

O Galpão Cultural Margaret de Jesus vai apresentar no dia 22 deste mês, quinta-feira próxima, às 19h, mais uma atração do Circuito Estadual das Artes que chega a Bom Jardim. Trata-se do musical infantil “Agora É Tempo”, que fará três apresentações gratuitas no interior do estado, incluindo nosso município. Escrito e estrelado por Giselle Tigre e músicos do grupo “Cordão do Boitatá”, o espetáculo, que estreou no Teatro do Jockey, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2010, foi escolhido pelo governo do estado para integrar o Circuito Estadual das Artes 2011. A retirada de ingressos começou neste dia 14 de dezembro (quarta-feira) no horário de funcionamento do Galpão Cultural, na Rua Luiz Correia, de 9h às 12h e 13h30 às 14h30.
== SINOPSE: Sem notícias do paradeiro de sua mãe cigana, uma camponesa recebe a notícia de que é chegada a hora de descobrir a verdade sobre a sua origem. Quando criança, sua mãe lhe entregou um baú, que só agora pode ser aberto. A camponesa recebe a missão de comparecer ao nascimento de um menino. Inicia-se a jornada repleta de aventuras e revelações.
== ELENCO: Giselle Tigre, Maria Tigre, Felipe Antello, Marcelo Bruno, Pedro Pamplona, Waleska Arêas, Luciana de Oliveira e Fábio Campos.
== FICHA TECNICA: Giselle Tigre e Gemmal (texto), Marcelo Alonso Neves (direção), Luiz Antônio Fortes (assistente de direção), Fábio Campos (direção musical), Djalma Amaral (iluminação), Gemmal (cenografia, design e ilustração), Carol Rodriguez (figurino), Paula Santoro (preparação vocal), Alessandra Lemos (preparação corporal), Thábata Tubino (produção executiva), João Bernardo Caldeira (direção de produção), Giselle Tigre (coordenação geral), São Bernardo (Produção).

Programação para
a próxima semana
Além do musical infantil do dia 22, a programação do Galpão Cultural prevê ainda para este domingo, dia 18, às 20h, o “Concerto de Natal”, do violonista Gui Mallon., com classificação livre. Os convites reservados gratuitos estão sendo retirados desde o dia 12 de dezembro, no Galpão Cultural. Já na terça-feira, dia 20, a partir ds 19h, show musical com o Edu Krieger (foto) e banda. Ingressos gratuitos antecipados para todas as idades, também no Galpão Cultural. E no dia 23, sexta-feira, às 18h (infantil) e 20h (adulto), haverá o espetáculo de dança das oficinas de balé, jazz e dança de rua, no Teatro Municipal do Galpão Cultural.

Secretaria de Saúde comunica sobre novo local para marcação de exames


O Centro de Saúde José Alberto Erthal, localizado no início da Avenida Venâncio Pereira Veloso, no Centro da cidade, a partir de janeiro de 2012, passa a coordenar e centralizar a marcação de exames na rede pública de saúde do município conforme informa o secretário municipal de Saúde Hudson Monnerat.
Conforme publicação de “Comunicado” na capa da edição passada do JORNAL MAIS BJ, a íntegra e oficial da informação da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jardim, datado de 06/12/2011 é o seguinte:
“Com o objetivo de melhorar as condições de atendimento, acessibilidade e oferecer maior conforto aos usuários da rede municipal de saúde, informamos que a marcação de exames passará a ser realizada no Centro de Saúde José Alberto Erthal, a partir de 03 de Janeiro de 2012.
Diante do exposto, comunicamos que no período compreendido entre os dias 13 a 30 de dezembro, a marcação de exames será suspensa, devido a mudança do setor de marcação de exames, Controle, Avaliação e Regulação, para suas novas instalações. Hudson Monnerat – Secretário Municipal de Saúde – Bom Jardim”.