Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)
BOM JARDIM (RJ) - Em solenidade realizada na noite do último dia 3, sábado, na Casa da Cultura, o Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim (IHG-BJ), realizou o seu primeiro evento público, de entrega da Medalha Dom João VI, a personalidades que ocupam importantes posições na vida social bom-jardinenses. Um total de 15 pessoas foi homenageado com a comenda. A maioria dos sócios-fundadores do Instituto e inúmeros convidados estiveram presentes à cerimônia, cuja apresentação esteve a cargo de Jackson Vogas e Anita Costa Cabral Mululo, que convidaram para fazer parte da mesa o presidente do IHG-BJ, Heraldo Mesquita Souza; o vice-presidente Déscio Frerie; o prefeito municipal Affonso Monnerat e seu vice, Paulo Barros; o vereador José Nilton Pereira Pinto, que representou a Câmara Municipal; e o presidente o IHG de Niterói, Marcus Vinícius Macedo Varella.
Também estavam presentes a primeira-dama do município, Denise Bianco Monnerat, os secretários municipais Lionísio Heleno (Fazenda), Guilherme Mululo (Licitação) e de Márcia Mululo Erthal, que representou a secretária Rozeli Corrêa (Educação), além da diretora do Colégio Eiduc, Gláucia Bergamo Ayres e Nilson Liguori Santana. Após execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Bom Jardim cantado pelos presentes, o presidente o IHG-BJ, professor Heraldo Mesquita fez o pronunciamento de abertura. Depois de saudar os presentes, ele fez um breve relato sobre os 200 anos do reinado de D. João VI no Brasil e contou também a curiosa história da chegada da estrada de ferro, que deveria passar por São José, então sede do município, mas impedida pelos cafeicultores, teve seu traçado transferido para outro local, que acabou crescendo e se transformando na cidade de Bom Jardim.
Logo após, houve a entrega de um Diploma de Honra ao Mérito, em Memória ao historiador, jornalista, escritor e patrono do Instituto, Manoel Erthal. Coube a Maria Eugênia Thomaz Figueira, neta do homenageado, receber das mãos do prefeito Affonso Monnerat o diploma em nome dos demais integrantes da família. Em seguida teve início a entrega da medalha, criada pelo artista bom-jardinenses Lula Trócoli e William Carmo Cesar, este que criou a logomarcada artefinalizada pelo profissional gráfico Ricardo Sucupira (Rico). Em ordem alfabética, os homenageados foram convidados a receber suas medalhas, começando pelo professor Adalton José Cariello, depois na sequência, Alexandre Figueira Rodrigues (representado por Péricles Rosa Filho), empresário Aloísio Marcos Corrêa de Moraes, professor Antonio Carlos Amâncio (representado pela irmã Terezinha de Lourdes Pereira da Silva), Aureliano Lopes de Almeida, médico Dr. Celso Erthal, médico Dr. Djalma Gonçalves Neves (representado por Maria de Fátima Castro Figueira), músico José Walber Miranda Leonardo, General Hélio Pereira de Lemos, professor Heraldo Mesquita Souza, jornalista Luiz Antonio Dias, empresário Icelizer Figueira Rodrigues e médico Dr. Octávio Serpa Alves. Também foram agraciados in memorian, os saudosos Dr. Élio Monnerat Sólon de Pontes, emérito jurista bom-jardinense e o “artesão dos calçados”, Renato Hoelz, falecidos recentemente, cabendo a seus familiares, respectivamente os filhos Gustavo Adolfo Sólon de Pontes e Ricardo Hoelz, receberem as homenagens também como justas homenagens.
Alguns dos homenagens, ao receberam suas medalhas de pronunciaram e ao final, a cerimônia foi encerrada com um coquetel de confraternização servido aos presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário