Um barra-alegrense de peso a frente da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento
Marcos Tadeu Erthal é bom-jardinense, nasceu em abril de 1957, filho do político Antônio Godofredo Erthal, Vereador no município por diversas vezes e de Maria Margarida Erthal, é fanático pelo Fluminense, casado com Denise há 25 anos, pai de Luísa, Gabriel e Heitor, apaixonado pelo lugar que mora, Barra Alegre e hoje, é o atual Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento.
Tadeu, como é conhecido, sempre foi um estudante aplicado, inteligente e por isso conquistou muitas coisas em sua vida escolar, passou em primeiro lugar no curso de admissão, ficou em segundo lugar no estado do Rio de Janeiro no vestibular para Veterinária, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, formou-se em 1980 e voltou para Bom Jardim, passou por diversas empresas, sempre atuando na área da avicultura, na época, atividade forte em Bom Jardim.
“Além da avicultura, sempre gostei da área de grandes animais, de bovinos, que sempre fazia de forma particular, aos fins de semana, e também na minha própria propriedade”, acrescentou Tadeu.
Já na vida política, embora o pai tivesse passado pelo Legislativo municipal por diversas vezes, e o irmão ter sido o Vereador mais votado do município na época, só entrou na política em 1994, quando os amigos Affonso Monnerat, Déscio Frerie e Guilherme Mululo o convidaram para se candidatar a Prefeito pelo Partido da Social Democracia Brasileiro (PSDB), tendo Déscio como Vice-Prefeito. “Resolvi encarar esse desafio porque nessa altura eu já residia em Barra Alegre e ficava muito triste quando a população, descrente, falava que o asfalto da estrada Bom Jardim – Barra Alegre nunca iria sair. Então vi, naquela oportunidade, um caminho para conseguir o asfalto, pois os governos Federal e Estadual eram do PSDB,” conta.
A eleição de 1994 foi atípica em Bom Jardim, eram sete candidatos a Prefeito e Tadeu, um deles. Sem experiência, sem estrutura de campanha, e sem crédito, perdeu a eleição, mas conseguiu uma votação surpreendente o que, naturalmente, evidenciava sua candidatura nas próximas eleições. Porém, Tadeu não quis e, em acordo com o grupo, lançaram Affonso, na época, Chefe de Gabinete do Deputado Estadual Paulo Melo.
Mesmo perdendo novamente, o grupo foi conquistando credibilidade e passou a ser visto de forma diferente, e em 2004, Affonso Monnerat foi eleito Prefeito de Bom Jardim junto a Paulo Barros, seu Vice. Segundo Tadeu, quando Affonso assumiu o mandato, não queria nenhuma secretaria, mas atendendo à solicitação do Prefeito, ficou a frente da Secretaria de Saúde, até que o Dr. Marcos Célio Pontes Rangel tomasse a frente, permanecendo por apenas seis meses.
Em seguida, assumiu a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, mais tarde Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Hoje, no segundo mandato do governo Affonso Monnerat – Paulo Barros, Tadeu está no comando da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento, com execução da Coleta de Embalagens Vazias de Agrotóxico, plantio de mudas de eucalipto, trabalho junto ao produtor rural com atividades do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e projeto de implantação da fábrica de beneficiamento de palmito. Já na área de desenvolvimento, o contato com empresários de grandes fábricas é constante, de maneira a gerar emprego para Bom Jardim, cerca de 1.000 diretos e 3.000 indiretos, com quase dez fábricas instaladas e três em construção.
“Lutamos para que o município tenha o que merece e também nos preocupamos com o desenvolvimento regional. Queremos que Bom Jardim tenha crescimento econômico com desenvolvimento e qualidade de vida. Temos feito um trabalho continuado, comandado por Affonso, por exemplo, o que proporcionou a vinda das duas primeiras fábricas foi o asfalto de Barra Alegre, um trabalho nosso. E é um trabalho que fazemos em equipe, depende de todos, da educação, da saúde, acho que o nível dos secretários de Affonso, de toda equipe da prefeitura hoje, é um nível familiar. Affonso, antes de iniciar seu primeiro mandato fez questão de que as pessoas que trabalham no governo, sejam, em sua maioria, bom-jardinenses. Não existe vaidade pessoal, existe uma equipe, melhor dizendo, uma família, que está hoje no comando do município de Bom Jardim. Hoje BJ está sendo administrado por bom-jardinenses que amam seu município, é um dos fatores do sucesso do governo”, conclui, satisfeito, Tadeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário