Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)
Uma reunião promovida neste último dia 23, na sala de recursos visuais do Colégio Estadual Ramiro Braga (Cerb), discutiu a implantação do projeto INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA, que foi apresentado e debatido entre os presentes. A reunião, que teve a iniciativa da pediatra Élida Moreira e do diretor da Santa Casa de Bom Jardim, Eder Carpi, contou ainda com a presença dos médicos Paulo Vieira de Barros, vice-prefeito e representante do prefeito Affonso Monnerat e Jorge Quintes, que também é vereador; ambos com atuação no Hospital Dr. Celso Erthal (HCE). Também participaram do evento a psicóloga Hiviany Mello; a médica nutricionista do HCE, Drª. Márcia; e a médica Joelma Lattanzi, com atuação na rede pública municipal de Saúde.
Como representantes da sociedade organizada, compareceram o presidente da Câmara, Joelson Veiga, a presidente da Apae-BJ, Cecília Barroso; o representante da Maçonaria, Ângelo Lattanzi; a secretária de Promoção Social, Regina Bérgamo; o representante do Lions Clube, Firmo Erthal; representantes do Conselho Tutelar do município, entre outros.
Abrindo os pronunciamentos, na qualidade de médico do HCE e representante da autoridade máxima do município, o Dr. Paulo Barros salientou a importância da obtenção do título de “Hospital Amigo da Criança” para a Santa Casa de Bom Jardim, pois assim a mesmo passará a ter maior credibilidade junto ao Ministério da Saúde e poderá receber mais recursos e subvenções estaduais e federais. Em seguida, a psicóloga Drª.Hiviany falou sobre o aleitamento materno e das ações para implementar rotinas facilitadoras da amamentação.
Já a Drª. Élida lembrou que o conceito de Hospital Amigo da Criança (HAC) foi implantado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já existindo mais de duas mil unidades em todo o mundo, sendo 323 no Brasil, a maioria na região Nordeste, onde há pouco tempo atrás, se verificava os maiores índices de aborto espontâneo, desnutrição e mortalidade infantil. Informou ainda que o Sudeste brasileiro já possui 66 HAC’s, quinze deles no Estado do Rio e apenas um na região serrana, o Hospital Maternidade de Nova Friburgo. Finalizando, disse que é necessário criar uma rede de apoio, englobando do sistema de saúde do município, com políticas de saúde e envolvendo toda a comunidade e a classe empresarial, salientando ainda a necessidade do incentivo ao aleitamento materno, da redução do número de operações cesarianas, entre outros.
Eder Carpi, por sua vez, destacou diversas vantagens para o credenciamento do hospital como sendo “Amigo da Criança”, tais como a melhoria da imagem, do prestígio, do ambiente hospitalar mais calmo, ressaltando ainda as vantagens econômicas, com diminuição de custos com internações hospitalares desnecessárias e aumento da credibilidade, que acabará trazendo mais gestantes para terem seus filhos na maternidade do HCE. Disse em seguida que agora, o hospital deve se preparar para cumprir as exigências da secretaria estadual e Saúde e do Ministério da Saúde, cujos avaliadores visitarão as dependências do mesmo, farão entrevistas com pacientes e funcionários, para depois emitir laudos, os quais darão origem ao certificado de “Hospital Amigo da Criança”, que significará uma conquista muito importante para Bom Jardim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário