Em defesa dos nossos Recursos Naturais
O uso irracional dos recursos naturais - solo, água e planta, o desmatamento indiscriminado, a crescente contaminação dos alimentos pelos agrotóxicos, a poluição dos mananciais e a do ar e a velocidade com que se degrada o solo, tem sido apontados como os fatores que ameaçam a vida na terra.
O Município de Bom Jardim foi bem dotado de recursos naturais até pouco tempo atrás. Atualmente já se ressente com a deteriorização parcial do seu meio ambiente, que vem ocasionando alterações em suas condições climáticas e diminuindo, por conseguinte, a qualidade de vida do seu povo.
Embora as causas e as soluções dos problemas ambientais em todo mundo possam variar, o que não muda é o fato fundamental de que a população humana não pode prosperar, nem sequer sobreviver, caso se permita que o ar, a terra e a água do planeta continuem se deteriorando. O envenenamento e a destruição dos nossos recursos naturais constituem grande ameaça para a saúde e bem-estar das gerações atuais e futuras.
A deposição de lixo residencial nas margens e leito dos rios, córregos e demais recursos hídricos, exige do poder público e da sociedade em geral, providências urgentes, antes que o problema se torne mais grave ou de difícil solução. A coleta seletiva, o tratamento e reciclagem do lixo domiciliar e hospitalar, a construção de fossas ventiladas (de câmara única e câmera dupla) em residências rurais e bairros de população carente, a despoluição de represas, açudes, diques e reservatórios, são medidas de grande alcance na preservação do meio ambiente e, consequentemente, da qualidade de vida do povo.
Precisamos, urgentemente, unir esforços, somar recursos humanos, materiais e financeiros, numa ação conjunta que envolva e promova a integração entre os Governos Municipal, Estadual, Federal, a sociedade civil, as entidades de pesquisa e empresas privadas, a fim de elaborarmos estudos e projetos que visem a captação de recursos para implantação das ações a serem desenvolvidas na recuperação e preservação dos nossos recursos naturais. Somente através de parcerias entre tais órgãos e governos, com a celebração de acordos e convênios, poderemos salvar, recuperar e preservar o que ainda resta do nosso patrimônio ambiental.
Valter Coelho - Técnico em Agronomia; ex-Supervisor Local da Emater-Rio; ex-Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Trajano de Moraes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário