Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)
BOM JARDIM (RJ) - O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria de Promoção e Assistência Social da prefeitura de Bom Jardim promoveram no último dia 14, terça-feira, a partir das 13 horas, na Casa da Cultura, a “VII Conferência Municipal de Assistência Social”, que teve como tema “Participação e Controle no SUAS – Sistema Único de Assistência Social”. Após o credenciamento dos participantes, o encontro foi aberto pela mediadora Zuiula Maia Cardoso, que convocou para compor a mesa a presidente do CMAS, Sonia Vogas de Aguiar; a secretária municipal de Assistência Social, Regina Monnerat; o presidente da Câmara Municipal, Joelson Veiga; o vereador Zé Nilton; o secretário de Assistência Social de Duas Barras, Rodalvo Correa e os secretários municipais Jackson Vogas (Meio Ambiente) Thiago Muniz (Obras), Roseli Correa (Educação) e Marcos Célio (Saúde) e também a subsecretária estadual de Assistência Social, Nelma Azeredo (FOTO).
Também estavam presentes diversos empresários, representantes da sociedade organizada e de entidades como CRAS, Apae-BJ, Amigos Solidários, Emater-Rio, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros, que participaram da conferência, juntamente com os usuários dos programas de Assistência Social como PAIF, Grupo da 3ª Idade, Bolsa Família e Projovem. Após execução do Hino Nacional, falaram aos presentes Sonia Vogas, Roseli Correa, Jackson Vogas, Regina Monnerat, Zé Nilton e Nelma Azeredo. Sonia agradeceu a presença de todos e conclamou maior participação de pessoas da área não-governamental no conselho, inclusive ocupando a presidência do mesmo. Roseli enalteceu o trabalho da secretária Regina e Jackson destacou a divulgação do encontro, citando o Projovem, com grande participação. Regina agradeceu a sua equipe e ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), bem como aos demais secretários que estão trabalhando em conjunto, com o objetivo de reunir o governo e a população pela construção de uma sociedade com mais equilíbrio e menos desigualdade.
A subsecretária Nelma Azeredo falou em seguida, destacando a participação de todos para a solução de problemas comuns. “Os pequenos municípios, apesar de terem menos recursos, os problemas são menores e de mais fácil solução. Por isso, é importante a união e a participação de todos”, disse ela. Dando sequência à programação, foi feita a leitura e a aprovação do regimento interno da conferência, que tem entre seus objetivos discutir e avaliar diversos temas relacionados à política de assistência e promoção social desenvolvidas no município, entre outros assuntos pertinentes.
Depois de desfeita a mesa de abertura, procedeu-se a formação de mesas temáticas para debater temas específicos e após a pausa para o lanche (coffee break), teve início a segunda parte da conferência, com a apresentação do diagnóstico do que foi realizado na “Conferência de 2007 – os avanços e desafios para o fortalecimento do SUAS”. O evento prosseguiu depois com debates e finalizou com a eleição dos delegados à Conferência Estadual de Assistência Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário