Conselheiros e representantes do poder público conhecem programa que objetiva o desenvolvimento sustentável da agricultura no município
Ana Amelia Mendes (PMBJ)
BOM JARDIM (RJ) - Foi realizada no dia 10 de julho, às 14h, reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Bom Jardim (CMDRS-BJ) para apresentação de todo o conteúdo e estratégia do Programa Rio Rural do Governo do Estado, que pretende promover o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário fluminense. A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho e secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Marcos Tadeu Erthal e a explanação foi feita pelo engenheiro agrônomo da Emater-Rio, Marcos Belo, a conselheiros e representantes do poder público.
O Rio Rural, que conta com recursos de US$ 39,5 milhões do Banco Mundial e do governo do Estado, vai contemplar 270 microbacias hidrográficas em 59 municípios, beneficiando 37 mil famílias rurais. O programa prevê a melhoria dos processos da produção agrícola familiar, saneamento rural, recuperação de estradas vicinais e promoção da convivência harmônica entre a agricultura e o meio ambiente, com forte incentivo à produção orgânica e à diminuição da utilização de agrotóxicos em geral.
Em seguida, o gerente do Banco do Brasil, agência Bom Jardim, Wellington Jaccoud, comentou sobre os resultados do projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) no município. “O banco é um agente integrador. Trabalhamos em três pilares: socialmente justo, ambientalmente correto e economicamente viável. O DRS vem desenvolvendo ações desde janeiro de 2008 e obtivemos na safra 2008/2009, um crescimento de 28% de efetivos liberados”, ressaltou Wellington.
Estavam presentes na reunião os secretários de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, e de Meio Ambiente, Jackson Vogas, o vereador Zé Nilton, a coordenadora escolar, Cristiane Hotz, representante da secretaria de Educação, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento – SEAPPA, Sindicato Rural, Ong Ocas, Sindicato dos Trabalhadores, Núcleo de Defesa Agropecuária de Cordeiro e presidentes de diversas Associações de Moradores e Produtores Rurais do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário