PORTAL FRI-BONJA NOTÍCIAS Blog noticioso editado em Bom Jardim (RJ), sob a responsabilidade do jornalista Julio Cesar de Carvalho (JULIO KZAR), com notícias, fatos, fotos e acontecimentos de Bom Jardim, Nova Friburgo e Região Serrana e Centro-Norte Fluminense, a ela pertinentes ou de interesse da população desta região.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Prefeito Affonso Monnerat mostra realizações a Paulo Melo
Time de São Geraldo vence torneio em Bom Jardim, no campo do BJEC
BOM JARDIM (RJ) - No fim da semana passada, dias foi realizada em Bom Jardim um torneio de confraternização organizado pelos treinadores Raymundo Christani, do Bom Jardim E.C., e Walace Piran, do São Geraldo, Nova Friburgo, com jogos entre as respectivas equipes. O evento começou com partida de futebol da categoria sub-13, quando o São Geraldo, invicto há 25 jogos, venceu pelo placar de 2 x 1, com gols de Eliel e Hiago, sendo destaque o goleiro Ruan, o zagueiro Jackson (capitão do time) e o jogador Daivid. Nesta categoria o atacante Ericson, 13 anos, acaba de ser contratado pelo Profute do Rio de Janeiro.
Na categoria sub-11 o São Geraldo também voltou a vencer por 2 x 0, com gols de Miqueias e Erick Peixoto, oportunidade em que o time estreou seu novo uniforme. O evento teve a cobertura da TV Regional, canal 10, Bom Jardim, dirigida pelo jornalista Mariozan de Oliveira, que ofereceu um lindo troféu à equipe friburguense pela vitória e organização do grupo. Os próximos eventos esportivos a contar com a presença das duas equipes, entre outras convidadas de cidades vizinhas, será a Copa do Dia da Criança, a ser realizada no dia 10 de outubro, no estádio de Duas Barras, e no dia 17 de outubro, na grande festa em Barra Alegre.
Prefeitura e Conselho da Moda reúnem confeccionistas de Bom Jardim
BOM JARDIM (RJ) - A Prefeitura de Bom Jardim, junto ao Conselho da Moda realizaram mais uma reunião do Comitê Gestor a empresários de moda íntima de Bom Jardim para aprovar o calendário de reuniões, discutir o Plano de Ações para Bom Jardim em 2010 e eleger os representantes para o Conselho da Moda. O evento aconteceu no dia 21, no Centro Vocacional Tecnológico – Faetec, às 18h, e contou com a presença de representantes da Firjan, Senai Moda e Sebrae.Comandada pela assessora do Conselho da Moda, Renata Medeiros, que apresentou o curso de Inclusão Digital, já disponibilizado para Bom Jardim, os empresários puderam conhecer também os cursos e workshops a serem desenvolvidos pelo Sesi-Senai, Sebrae e Firjan, na tentativa de profissionalizar as confecções e torná-las mais competitivas.Além dos empresários, Ana Lúcia Gioseffi, do Sebrae, Alice Fróes, do Sesi-Senai, Roberto Boetger, do Conselho da Moda, Márcia Savino, da Firjan, Cristina Medeiros, da Prefeitura de Bom Jardim e Júlio Monnerat, do CVT, também discutiram questões como o momento propício para investimento, devido ao desenvolvimento econômico do município, criação e modelagem, venda, nota fiscal eletrônica, entre outros.A próxima reunião ficou agendada para o dia 19 de outubro.
Bom Jardim promove o 1º Super Campeonato de Som Automotivo
BOM JARDIM (RJ) - Será realizado no próximo dia 11 de outubro, domingo, véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, o 1º Super Campeonato de Som Automotivo de Bom Jardim, que terá lugar no km 103 da RJ-116, ao lado do Posto Bem-Te-Vi. O evento vai contemplar os participantes que apresentarem melhor performance nas diversas categorias, com a seguinte premiação: 1º lugar: 1 Crossover; 2º lugar: 1 Bloqueador (Alarme) e 3º lugar: 1 Kit Bomber. Haverá também troféus para todas as categorias.
A entrada no local da competição é de R$ 5, por pessoa e R$ 10, por veículo. O Super Campeonato conta com o patrocínio de JW Sound, Coelho do Som, Radical Sound, BJ Automóveis, Status Car, Bazar do Paulier, Bom Plast, Serraria Figueira, Mano’s, Blitz Car, Augusto Despachante, Relojoaria Hora Certa, Brasil Auto-Peças, Mult-Alarme, JF Rações, Wilber Som, Rico & Cia e Esaú Som.
O evento tem ainda o apoio da Prefeitura de Bom Jardim, Good Web, Cerveja Itaipava e JORNAL MAIS BJ.
Bom Jardim pode ter dois novos vereadores empossados ainda este ano
Da Redação (JORNAL MAIS)
A exemplo do primeiro turno, continuaram as divergências em torno do texto final do projeto. Um dos pontos polêmicos é a validade retroativa para o pleito de 2008 da mudança do número de vereadores, que beneficiará os suplentes de uma eleição encerrada. A redução dos repasses, entretanto, passará a valer a partir do ano seguinte à promulgação da PEC. Segundo os defensores da PEC dos Vereadores, quem determina as regras eleitorais “é esta Casa e não o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, resumiu o relator Faria de Sá. Ele lamentou que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Britto e Gilmar Mendes tenham se manifestado sobre o tema e disse que eles têm de se declarar impedidos de julgar uma possível Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), pois opinaram antecipadamente contra a retroatividade das regras para as eleições de 2008.
Por outro lado, para o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-Rio), a retroatividade é “absolutamente inconstitucional, por alterar um resultado de eleições homologadas”. Ele lamentou que as lideranças não tenham se mobilizado para adotar um destaque que retirasse do texto a retroatividade para o novo número de vereadores.
No ano passado, o Senado aprovou apenas o aumento de vereadores, transformado na PEC 336/09. Quando essa proposta foi enviada à Câmara, o então presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP) se recusou a promulgá-la. Ele argumentou que os senadores romperam o equilíbrio do texto aprovado antes pelos deputados (o aumento de vagas estava condicionado à diminuição de despesas). A recusa levou o então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, a entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) exigindo a promulgação parcial do texto já aprovado pelas duas Casas e que tratava apenas do aumento de vereadores.
Em março deste ano, houve um acordo que resolveu esse impasse: as novas mesas diretoras das duas Casas decidiram analisar a parte que trata da limitação de gastos em outra proposta e o Senado desistiu do mandado de segurança no STF. Por isso, foram aprovadas duas PECs. Agora, só falta a promulgação para que as mesmas tenham força de lei. Caso isso ocorra, Bom Jardim, como nos demais municípios terá aumentado o número de vereadores, neste caso, assumindo os dois suplentes imediatos, entre os já diplomados em dezembro do ano passado.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Coordenadoria de Esporte promove Torneio de Futsal - Taça Edgar Erthal
BOM JARDIM (RJ) - A Secretária de esportes de Bom Jardim, sob o comando do Secretário, Décio Frerie, e com auxílio de seu coordenador de Esportes, “Clebinho” estará promovendo o Torneio de Futsal Taça Edgar Erthal.O evento que ainda não tem data definida acontecerá no recém inaugurado Ginásio Edgar Erthal, em São Miguel, e estará homenageando mais uma vez, em memória, o Sr. Edgar Erthal, grande esportista de nossa cidade e fundador do Superthal.Segundo “Clebinho” as inscrição estão abertas a todas as equipes que queiram participar do evento, mas, vale lembrar, que as vagas são limitadas, somente 12 equipes participarão da disputa pela Taça Edgar Erthal.Os interessados podem inscrever suas equipes na Secretária de Esportes, situada na Casa da Cultura – Mário Machado Nicolielo, Rua Nova, com Lúcia ou no Ginásio Edgar Erthal, em São Miguel, com “Clebinho”.Maiores informações pelo telefone (22) 2566 3032 – falar com Lúcia ou (22) 88130876 - falar com “Clebinho”.
Vacinação Anti-Rábica será neste sábado em Bom Jardim
BOM JARDIM (RJ) - A Prefeitura de Bom Jardim, estado do Rio, através da Secretária Municipal de Saúde realiza neste sábado, dia 03 de outubro, das 08 às 17 horas, a campanha de Vacinação Anti-Rábica. As doses da vacina que previne a raiva estarão disponíveis em todos os postos de saúde do município. A meta é vacinar mais de 90% dos animais entre cães e gatos com idade acima de quatro meses.A vacina é a forma de prevenir os animais domésticos contra o vírus da raiva. Não devem ser vacinados animais doentes, fêmeas prenhas ou que estejam amamentando.Se houver suspeita de que o animal esteja com a doença, ele deve ser isolado e ficar em observação. Na Dúvida procure um médico veterinário.
CBJ investe em ensino de qualidade, com profissionais altamente qualificados
BOM JARDIM (RJ) - O Colégio Bom Jardim (CBJ), sempre investindo em qualidade de ensino, proporcionou no mês de agosto aos seus professores encontros pedagógicos com a dinamizadora Marise Sampaio Leite, pós-graduada em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Alfabetização e Professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da UERJ (CAP-UERJ). Os encontros tiveram como principal tema o incentivo à leitura e produção de textos.
Outra grande conquista ocorrida no Colégio Bom Jardim foi o intercâmbio de estudos feito pela professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, Fátima Luzia Cabral Carneiro de Almeida, que esteve na Espanha por um mês, fazendo o Curso de Língua e Cultura Hispânica pela Universidade de Salamanca. O CBJ aproveita a oportunidade para convidar toda família bom-jardinense para fazer uma visita ao educandário e conhecer suas instalações e sua proposta pedagógica.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Livro de médico bom-jardinense é referência em tratamento de alergia
SÃO PAULO (SP) - Lançado em fevereiro deste ano pela editora Via Lettera, de São Paulo, o livro do médico bom-jardinense Raul Emrich Melo (foto), “História e Alergia – Para entender uma doença moderna”, está tendo grande destaque na literatura médica brasileira e internacional, no que tange ao tratamento de doenças alergênicas. Especialista em alergia, imunopatologia e pediatria, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e palestrante, Raul Emrich Melo – neto do saudoso Raul Emrich – escreveu o livro que vem derrubando mitos sobre a alergia e esclarecendo dúvidas sobre remédios, alimentos e outras questões ligadas à doença. O livro chegou a ser matéria de página inteira no Caderno de Ciência, coluna Saúde do jornal O Globo, que circulou na edição de domingo, dia 3 de maio deste ano e motivou diversos artigos em outros jornais, sites e até uma entrevista no badalado “Programa do Jô”, do apresentador Jô Soares, na Rede Globo de Televisão (foto).
Estima-se que de 10% a 30% das pessoas vivem com rinite alérgica. Há relatos de pacientes que chegam a espirrar mais de dez vezes seguidas. A doença piora a qualidade de vida e pesquisas mostram que até a vida sexual de um casal é afetada se um dos parceiros tem sintomas intensos de rinite. Em grandes cidades brasileiras, de 25% a 30% das crianças sofrem de sintomas alérgicos. E, embora comum, a alergia suscita muitas dúvidas. Foi pensando nisso que Raul Emrich Melo resolveu escrever o livro, ajudando milhares de pessoas a entender melhor a doença e a buscar o tratamento adequado. O livro tem 112 páginas, ao preço de R$ 26, podendo ser achado em vários sites na internet. Para saber mais, entre no site do autor: http://www.raulmelo.com.br/.
Lembramos ainda que o médico Raul Emrich Melo é irmão do engenheiro Carlos Eduardo Emrich Melo, também radicado em São Paulo, autor do livro “Manual Munte de Projetos em Pré-Fabricados de Concreto”, sobre a utilização de peças de concreto pré-moldado na construção de galpões, estruturas e edificações, cuja obra também foi destacada há algum tempo pelo JORNAL MAIS.
Câmara de Bom Jardim cria comissão para verificar serviços prestados no HCE
BOM JARDIM (RJ) - Conforme resolução publicada na edição impressa do JORNAL MAIS, a Câmara Municipal de Bom Jardim acabou de criar uma Comissão Especial, destinada a verificar a atuação dos serviços prestados e realizados pelos profissionais médicos no Hospital Celso Erthal (HCE). Através de portaria, também publicada no Jornal Mais, foram designados os membros que compõem a comissão, que terá como presidente o vereador Nilton Rômulo Benvenuti, seus colegas Ademyr Gomes Faria e Carlos Gastão Pinto Carrilho, como membros efetivos e o edil Joaquim Luiz Chevrand Netto como suplente.
Ainda de acordo com a resolução, a comissão terá um prazo de 90 dias, sujeitos a prorrogação, para concluir os trabalhos de verificação dos serviços e apresentar um parecer sobre os mesmos. Com base nas informações, os vereadores passarão a ter uma noção exata da qualidade do atendimento prestado pelo hospital à população do município, além de poder sugerir melhorias nos setores em que ela se mostrar deficiente.
IBAMA de Nova Friburgo lança I Concurso de Poesias
NOVA FRIBURGO (RJ) - Com o tema “Os Animais Silvestres na Região Serrana do Rio de Janeiro”, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), órgão do Ministério do Meio Ambiente, através de seu escritório regional, sediado em Nova Friburgo, mas atendendo toda região serrana, está lançando o seu “I Concurso de Poesia do Ibama Nova Friburgo”. Segundo edital do concurso, o tema proposto visa apenas a nortear a poesia, sendo que em seu título, bem como em seu conteúdo não precisam, necessariamente, constar a frase-tema. O período de inscrição das poesias vai de 5 de outubro a 5 de novembro deste ano e a divulgação dos resultados será em 14 de novembro.
Segundo o diretor do órgão, Mauro Zurita Fernandes, poderão concorrer somente pessoas físicas residentes nos municípios da área de abrangência do IBAMA Nova Friburgo (Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Sumidouro, Duas Barras, Carmo, Cantagalo, Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Trajano de Morais, Itaocara, Sapucaia e Cachoeiras de Macacu). Serão aceitas inscrições por carta, e-mail, ou entregues pessoalmente no Escritório Regional do IBAMA em Nova Friburgo, na Praça Presidente Getúlio Vargas, 92 – 3º andar – centro. Na entrega ou envio da Poesia, o candidato estará automaticamente autorizando a sua divulgação gratuita, no todo ou em parte, para fins exclusivamente educacionais, nos diversos veículos de comunicação.
Além de se ater ao tema proposto, a poesia deverá ser em língua portuguesa, possuindo entre 80 e 250 palavras, digitadas em formato "doc" (Word), em fonte (letra) Times New Roman, tamanho 12 (maiúsculas e minúsculas), em papel "A4" (210x297). Anexo à poesia o participante deverá informar seus dados pessoais, como nome completo, idade, endereço, telefone, escolaridade e profissão. Poesias que fugirem ao tema, que estiverem fora dos padrões recomendados ou sem os dados pessoais citados acima, poderão ter suas inscrições anuladas.
O IBAMA de Nova Friburgo procederá a escolha da poesia vencedora, podendo utilizar a opinião de especialistas de notório saber na área de Educação e Cultura, para ajudar nesta escolha. A redação vencedora será divulgada com exclusividade no jornal A Voz da Serra, de Nova Friburgo e no site oficial do IBAMA (www.ibama.gov.br).
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos cresce na região Serrana do Rio
Durante a campanha, mais de nove mil embalagens, num total de duas toneladas e meia, foram coletadas e encaminhadas à central oficial de recolhimento de embalagens vazias, em Conquista, Nova Friburgo. De lá, o material seguirá para destruição em fornos ambientalmente legalizados para esse fim. Além das campanhas, desenvolvidas por técnicos do Núcleo de Defesa Agropecuária de Cordeiro, em parceria com as prefeituras dos municípios, Sindicato Rural, Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Banco do Brasil, são feitos trabalhos de conscientização com palestras e distribuição de material educativo.
O engenheiro agrônomo e coordenador de controle de agrotóxicos da secretaria, Leonardo Vicente da Silva, lembrou que as ações de controle e conscientização sobre o uso de agrotóxicos vem gerando resultados positivos em todo o Estado.
– Se esse material fosse descartado de maneira inadequada, poderia causar a contaminação do solo, água e das pessoas. Esse trabalho vem fazendo com que o Estado se destaque no recolhimento de embalagens. Dados do INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – mostram que o Rio de Janeiro foi o estado com maior crescimento no último ano – informou. Segundo o coordenador, o governo do estado, através da secretaria de Agricultura, vem fomentando a discussão sobre o uso de agrotóxicos, orientando para que sua utilização cause sempre o menor impacto ambiental possível. Ele lembrou ainda que o Rio de Janeiro irá sediar o 5º Encontro de Fiscalização e Seminário Regional Sobre Agrotóxicos, que reunirá, em Abril de 2010, representantes das Regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste.
Caminhão cai no Rio Grande em Banquete
Por volta das 16h, o tráfego de veículos foi normalizado. Até o momento, não haviam sido divulgados mais detalhes do acidente, nem sobre o estado de saúde dos ocupantes do veículo, que teria sido removido para uma base de operações da concessionária.
JORNAL MAIS: Edição 422 já nas bancas
- Tomógrafo móvel do Estado atenderá por uma semana em plena praça de Bom Jardim
Paulo Melo fala da união de Bom Jardim com o governo estadual - Vereadores recorrem ao comando da PM por mais segurança em Bom Jardim
Bombeiros falam sobre queimadas nas matas do município - Vacinação contra polio continua nos postos de saúde Bom Jardim
- Estas notícias e muito mais, que você pode conferir no jornal impresso e aqui no blog.
Lahys Feijó Thedin representa Bom Jardim na Expo-Macuco e fica em 2º
Ana Amelia Mendes (PMBJ)
PSF do Bem-Te-Vi promove Dia da Saúde do Homem
Equipe do PSF do Bem-Te-Vi agradece ao vereador Joelson
Agradecimento também ao Dr. Enfermeiro Rômulo Lima
Idosos participam de Baile da Primavera
Os idosos bom-jardinenses aproveitaram bastante e curtiram o clima animado do baile que relembrou antigas marchinhas e músicas românticas de Roberto Carlos, entre outras, sob o comando da Orquestra Tupy do Rio de Janeiro.
Os idosos agradecem à secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, e toda sua equipe pelo sucesso de mais esse passeio, ao motorista Debossan, por sua gentileza, atenção e competência; e à Sandra Ornellas, Sidneia Gimenez e Mariana Erthal que ajudaram a conduzir o grupo. Por fim, ao Deputado Estao governador Sérgio Cabral que, como sempre, mostra enorme carinho pelos idosos.
Bom Jardim continua oferecendo vacina contra a paralisia infantil
Ana Amelia Mendes (PMBJ)
BOM JARDIM (RJ) - A Campanha Nacional Multivacinação contra paralisia infantil – 2ª Etapa começou no sábado, dia 19 de setembro, o “Dia D” contra a doença. No primeiro dia de campanha, Bom Jardim obteve o índice de 77%, o equivalente a 1.456 crianças menores de 5 anos vacinadas, porém a campanha se estenderá até o dia 02 de outubro, permitindo aos atrasados a oportunidade de vacinar suas crianças. Dessa forma, a secretaria de Saúde espera atingir a meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde.
A partir desta campanha, o Centro de Saúde José Alberto Erthal não atua mais como referência em vacinas, transferindo o serviço para o Centro de Saúde Honório de Freitas Guimarães, que estende às oito unidades do Programa Saúde da Família (PSF).
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que pode provocar seqüelas permanentes ou até mesmo levar à morte. Por isso, pais ou responsáveis não se esqueçam de vacinar suas crianças, procure as unidades de saúde mais próximas, munidos do cartão de vacinação.
GUILHERME MULULO: Personalidade e história política no comando da Presidência da Comissão de Licitações e Compras
Graduado pela Universidade Federal Fluminense, em 1978, Guilherme, que diz não fazer questão de ser simpático por falsidade, conta que seu falecido pai, o Sr. Jader Mululo, advogado, figura bastante conhecida, não tinha ligação com a política, o que já sobrava ao tio, Délio Mululo. “Eu acompanhava de longe a vida política de tio Délio, meu primeiro voto foi para ele, quando se candidatou a prefeito. Na época, eram vários candidatos pelo mesmo partido, era interessante”.
Mas foi em 1989 que entrou efetivamente para a política bom-jardinense, por influência do “professor Déscio”, se filiando ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em seguida, Marcos Tadeu Erthal e Affonso Henriques Monnerat Alves da Cruz, hoje, Secretário de Agricultura e Prefeito de Bom Jardim, respectivamente, aderiram aos ideais políticos e assim, estava formada a célula do grupo que hoje compõe a prefeitura.
Em 1996, o grupo lançou Tadeu como candidato a Prefeito e Déscio como Vice-Prefeito, e segundo Guilherme, sem apoio de ninguém, nenhum candidato a vereador da época, ninguém tinha interesse pelo grupo, pois não estavam inseridos no contexto político, no esquema que existia em Bom Jardim. O grupo sofreu sua primeira derrota, mas a luta por um município melhor continuava. Em reuniões frequentes na casa de Déscio, o grupo decidiu iniciar a longa caminhada em prol de Bom Jardim e, assim, apoiaram o Deputado Marco Antônio Alencar, filho do então candidato a Governador do estado do Rio de Janeiro, Marcelo Alencar, que mais tarde convidaria Affonso para trabalhar na antiga Serla.
Em 2000, Affonso foi o candidato do grupo, com Déscio como Vice-Prefeito, e, mais uma derrota. “Assim começou toda nossa história que hoje culmina com Affonso na Prefeitura, na reeleição, fazendo um bom governo. Foi neste momento que começamos a fazer um trabalho, mudamos a maneira de fazer política em Bom Jardim, a grande verdade é essa, por isso o povo aceitou o grupo político, aceitou o Affonso na reeleição, eles viram nossa capacidade de trocar interesses pessoais por interesses comunitários, foi a grande sacada que nosso grupo fez”, contou Guilherme.
Com a vitória de Affonso Monnerat e Paulo Barros no ano de 2004, Guilherme foi convidado a assumir o cargo de Presidente Geral da Comissão de Licitações e Compras, o que o surpreendeu, pois não imaginava trabalhar numa área técnica. “Affonso disse que precisava de mim, confiava em mim e fui para o sacrifício, tive que me inteirar, estudar, fazer cursos. O trabalho é um desafio, mas tenho uma equipe eficiente, que trabalha muito, e confio nela, são pessoas competentes, responsáveis”.
Além das dificuldades pessoais, ao assumir a Presidência da Licitação, Guilherme encontrou uma realidade desoladora, ninguém queria participar dos processos licitatórios. Após a fase de restabelecimento da credibilidade diante de muitos fornecedores, principalmente, bom-jardinenses, pois a preferência é pelo comércio local, como forma de impulsionar seu fortalecimento, atualmente, a equipe colhe bons frutos, consegue comprar qualidade com economia. Prova disso foi a compra de seis veículos para as secretarias de Obras e Agricultura, onde a economia ultrapassou 100 mil reais. Dessa forma, com trabalho, seriedade, e vontade, Guilherme está a frente de um dos setores de maior responsabilidade da administração pública. “Agradeço minha equipe e o apoio do Prefeito Affonso Monnerat, pois desde que me convidou para fazer parte de sua equipe, sempre jogou aberto, nunca pediu nada que não fosse dentro da ética, da moral, o que me dá tranqüilidade para trabalhar, isso é muito importante. Nosso governo é sério, procura fazer o melhor para Bom Jardim. Affonso é um prefeito preparado, sério, é um homem de boa índole, bom-senso, equilibrado. Os secretários são pessoas dedicadas, competentes, a equipe de Affonso tem funcionado bem e tem melhorado cada vez mais, adquiriu experiência, o início foi muito difícil, não que seja fácil, pois a reeleição nos traz uma responsabilidade maior, temos que manter ou melhorar. Com Affonso e toda equipe, vamos conseguir colocar Bom Jardim no lugar que merece, resgatar tudo o que perdeu nas décadas passadas”, finaliza.
Ocorrências de queimadas nesta época do ano mobilizam Bombeiros em Bom Jardim
De acordo com o Corpo de Bombeiros, esta época do ano é a mais propícia a esse tipo de ocorrência. Em 90% dos casos, os incêndios estão associados à limpeza e capina de propriedades particulares. A vegetação, normalmente seca nesta época, favorece a rápida propagação do fogo. Também comum neste período, o vento ainda contribui para alastrar o fogo e criar outros focos de incêndio, dificultando ainda mais o trabalho dos bombeiros. “As pessoas não devem atear fogo para fazer a limpeza de suas de terras, pois assim vão acabar prejudicando seus vizinhos e pondo em risco suas propriedades”, disse ao Jornal Mais, o Comandante do destacamento de Bombeiros, o primeiro-tenente Antonio Carlos Fortunato Catanhede. O destacamento, que possui três equipes de prontidão, representadas por 31 “soldados do fogo”, no ano passado, durante este período, recebeu cerca de cinco ligações por dia, para atender este tipo de ocorrência, o que para Bom Jardim, significa uma quantidade alta de telefonemas.
COLUNA CAPITAL FEDERAL - 21.09.2009
LICENÇA-MATERNIDADE
O deputado federal Ricardo Barros (PR) noticia que, desde setembro de 2008, empresas privadas e as Administrações Públicas federal, estadual e municipal podem ampliar a licença-maternidade dos 120 dias obrigatórios para 180 dias, com salário integral. Essa possibilidade alcança também as mães adotivas. A nova lei, que melhorou a vida de mães e bebês brasileiros, nasceu de uma parceria do Congresso Nacional com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO
O senador Francisco Dornelles (RJ) parabenizou o Governo da União pelo lançamento do marco regulatório da exploração de petróleo na camada pré-sal. No entanto, Dornelles declara que há divergências em relação a alguns pontos das novas regras, e dúvidas sobre a fonte dos recursos necessários para a exploração. Na avaliação do senador, as metas estabelecidas pelo Governo poderiam ser plenamente alcançadas sem mudar o regime mais eficiente, competente, transparente e democrático de concessão.
PLANO DE SAÚDE
Cerca de um terço dos idosos brasileiros tem plano de saúde – é o que demonstra pesquisa do IBGE. A cobertura atinge 5 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais, representando 29,4% da população nesta faixa etária. Dentre os usuários idosos do Sistema Público de Saúde, apenas 5,8% têm renda acima de três salários mínimos per capita, enquanto 34,2% têm renda entre um e dois salários mínimos per capita. O comentário é do deputado federal Nelson Marquezelli (SP).
TRAGÉDIA DA FOME
Segundo o deputado federal Leandro Sampaio (RJ), 6 milhões de crianças morrem por desnutrição a cada ano. As mais recentes estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) indicam que, por dia, morrem 25 mil pessoas vítimas da fome e da pobreza. “A tragédia da fome em meio a um século de opulência é dramática na realidade atual do mundo”, critica Sampaio.
REMUNERAÇÃO DIGNA
O deputado federal Rodrigo Maia (RJ) apóia a Proposta de Emenda Constitucional 300, a qual determina que a remuneração dos policiais militares estaduais não poderá ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também ao Corpo de Bombeiro Militar.
IMPORTAÇÃO DE PELES
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5.284, do deputado Felipe Bornier (RJ), que proíbe a importação de peles de animais exóticos, cães e gatos, além de produtos delas derivados. A importação só será permitida para fins educacionais e científicos. Felipe explica que, em 2000, os EUA proibiram o comércio e a fabricação de produtos oriundos de peles de cães e gatos. A mesma regra foi adotada pela União Européia há dois anos, após surgirem denúncias de abate dos animais com uso de métodos cruéis, sobretudo na China, que responde por mais da metade do comércio mundial de peles.
AGENTES DE INSPEÇÃO
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o PL 4221, de 2008, do deputado Luiz Sérgio (RJ), que inclui os agentes de inspeção do trabalho na lista de autoridades com direito de atuar nos portos. Os agentes de inspeção do Ministério do Trabalho exercem atividades regulares nos portos, mas não são mencionados na Lei dos Portos (8.630, de 1993) entre as autoridades que ali atuam.
MAIS INVESTIMENTOS
De acordo com o deputado federal Carlos Santana (RJ), a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado autorizou o Governo da União a tomar um empréstimo de cerca de R$ 16,4 bilhões para financiar construção de 4 submarinos e pagamento de assistência francesa para a construção de um submarino nuclear, além da construção de 50 helicópteros de médio porte e aviões modelo EC 725 para as Forças Armadas. A proposta autorizada pela Comissão foi aprovada por unanimidade e ainda precisa ser aprovada no plenário do Senado.
ESCLEROSE MÚLTIPLA
Diferentemente do que muitos pensam, a esclerose múltipla não é predominantemente uma doença da terceira idade; ao contrário, ela acomete principalmente jovens entre 15 e 45 anos. “A esclerose múltipla é uma doença que progride e no início há muita inflamação, porém a degeneração também ocorre. Com o avanço da doença, a inflamação torna-se menor, mas a degeneração permanece”, explica o deputado federal Fernando Coruja (SC).
POLÍTICAS PÚBLICAS
A convite do Unicef e da União Interparlamentar, a deputada federal Rita Camata (ES) participou, na Costa Rica, do seminário latino-americano sobre como os Parlamentos da região enfrentam a violência contra a infância. Segundo dados, a violência vitima anualmente cerca de 40 milhões de crianças e adolescentes em toda a América Latina. “O objetivo do seminário é compartilhar experiências de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, bem como discutir mecanismos para a participação de meninos e meninas nos espaços de interlocução e na formulação de políticas públicas”, relata a parlamentar.
(*) É diretor da SDE Assessoria, de Brasília.
Paulo Melo destaca bom entrosamento entre Bom Jardim e o governo estadual
Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)
A visita do deputado peemedebista foi coberta pela imprensa local, estando presentes os jornalistas Luiz Antônio Dias e Cesar Carvalho (JORNAL MAIS), os radialistas João Barroso (107 FM) e Bruno Aguiar (Alternativa FM e Good Web) mais o cinegrafista João Carlos Jund (TVR). A assessora de imprensa da prefeitura, Ana Amélia Mendes, também esteve presente.
Iniciando a entrevista, Luiz Antonio indagou a razão da presença do deputado, naquele momento, em Bom Jardim. Paulo Melo respondeu que, em princípio, era para matar a saudade de seus amigos bom-jardinenses. “Nossa amizade com Affonso e Paulo Barros tem raízes que foram firmadas em base pessoal e familiar”, disse ele, justificando a visita. Em seguida, disse estar estendendo essa amizade aos vereadores, dos quais afirmou ter sempre apoio, independente de qualquer compromisso político-partidário. Falou ainda que o sucesso da administração do prefeito Affonso é prova inequívoca de que ele soube usar o prestígio político no Rio de Janeiro, desde quando era seu chefe de gabinete, quando o deputado era líder do governo na ALERJ.
“Além disso, a união de Affonso com Paulo Barros é e fui uma grande tacada... não se compreende porque demoraram tanto tempo para estarem juntos”, enfatizou o deputado, que ressaltou ainda que, com a expressiva votação que obteve em 98% dos municípios fluminenses, para ele é um privilégio trabalhar com os vereadores de Bom Jardim. Disse que a cidade melhorou bastante nos últimos anos, o que até mesmo os adversários são obrigados a admitir. “Demos um ‘plus’, um ‘upgrade’ na cidade, as indústrias vieram e, com elas, os investimentos. Além disso, temos a parceria com o deputado federal Fernando Lopes, que tem conseguido verbas importantes em Brasília”, acrescentou Paulo Melo, referindo-se aos recentes repasses e significativos repasses do governo federal para compras de caminhões, tratores e máquinas agrícolas. Como prova de sua afirmação, duas dessas máquinas haviam acabado de chegar para se juntar as outras que já tinham vindo e estavam, naquele momento, em exibição defronte à sede da prefeitura.
Mas o apoio dado pelo governo do estado ao município também tem sido de grande importância para seu progresso. Segundo Paulo Melo, mais de R$ 5 milhões do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios – PADEM já foram investidos em Bom Jardim, em obras como o Ginásio Poliesportivo, a reforma e a construção de escolas, entre outras, como a reforma do antigo cinema. “Todo esse dinheiro, o governador Sergio Cabral repassa com prazer, porque sabe da seriedade do trabalho de Affonso Monnerat e sua equipe”, ressaltou.
Continuando, disse que a licitação para o recapeamento da RJ-146 já saiu e a obra deve ser iniciada brevemente, num investimento de R$ 20 milhões. Anunciou também as obras de saneamento dos rios e córregos a serem realizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a antiga Serla, além de verbas do Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI), pelas quais ele está brigando para vir para Bom Jardim. Sem deixar de dar uma alfinetada a mais na forma equivocada, injusta e até desonesta se fazer política por certo prefeito no passado, falando praticamente até em estelionato, o deputado Paulo Melo disse ainda que o sucesso obtido pela administração de Affonso Monnerat está na forma como ele consegue aglutinar os diversos interesses políticos em prol do bem comum dos cidadãos. “Enquanto todos nós nos mantivermos unidos e coesos em torno deste objetivo, a cidade só tem a ganhar e os moradores também”.
Affonso deverá estar presente, quando sonho de Paulo Melo virar realidade
Antes de partir, o prefeito Affonso Monnerat e o vice Paulo Barros levaram o deputado Paulo Melo para visitar algumas obras e importantes realizações em diversos pontos de Bom Jardim.
NA FOTO ACIMA: O deputado Paulo Melo e sua esposa Franciene Motta, atual prefeita de Saquarema - RJ (Foto: www.novasquarema.com.br).
Dia da Responsabilidade na UCAM movimenta Friburgo
Várias atividades serão oferecidas para crianças e adultos, das 9h às 17h. A organização é do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito e haverão brincadeiras, sorteios de brinquedos e lanches. Durante todo o dia, as famílias poderão desfrutar ainda de várias atividades e prestação de serviços, entre eles, a emissão da 1ª via da carteira de trabalho, assessoramento jurídico, corte de cabelo, aferição de glicose e pressão arterial, avaliação postural e oferta de livros pela biblioteca móvel. Para a garotada, haverá brinquedos – pula-pula e tobogã, sessões de cinema infantil, leitura de livros infantis, apresentação de música e recreação com pintura e máscara no rosto.
Segundo o pró-reitor de Coordenação e Expansão da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gaze (foto), todas as unidades da UCAM estão atuando no sentido de levar a cidadania a todas as partes.
Domingo Alegre, em sua 6ª edição, movimentou o bairro de São Miguel
Muitas crianças compareceram e se divertiram a valer, com recreações diversas, oficina de brinquedos, contação de histórias e animação dos envolventes palhaços Tipiapá (Marisa Maia) e Abelhito (Léo Abelha). Os pais e adultos que também estiveram presentes acompanhando as crianças, receberam orientações sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e ganharam também camisinhas como cortesia. Durante este 6º Domingo Alegre, aconteceu também na modalidade de karatê a "1ª Copa SKICB (Shotokan Karatê Internacional Clube do Brasil), conforme matéria que apresentamos a parte.
Como "filha de palhaça, palhacinha é", claro no bom sentido, a linda Isadora que sempre tem auxiliado sua mamãe Marisa Maia (palhaça Tipiapá), pela primeira vez teve a iniciativa de fazer participação especial neste 6º Domingo Alegre como a linda palhacinha "Cicletinho".
Karatecas bom-jardinenses ganham mais medalhas em torneio disputado no GPEE
BOM JARDIM (RJ) - Dentro da programação do 6ª Domingo Alegre, realizo-use no dia 13 passado no Ginásio Poliesportivo Edgar Erthal (GPEE), em São Miguel, a “1ª Copa SKICB Caminho do Renascimento de Karatê-Dô”, que contou com a participação de onze atletas de Bom Jardim, da equipe Dojô Caminho do Renascimento, sob o comando do professor de karatê Ibsen Eduardo do Carmo Portella Soares.
O evento contou com o suporte da Shotokan Karatê Internacional Clube do Brasil (SKICB) e o apoio da secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (TECLA) que incluiu esta realização no seu "Domingo Alegre". Todos os lutadores bom-jardinenses foram premiados, conquistando, no total 18 medalhas. Na oportunidade, além de Bom Jardim, também participaram atletas de outros municípios, como Cantagalo, Carmo, Macuco, Madalena, Nova Friburgo, Cordeiro e Valença. Os bom-jardinenses que se destacaram foram os seguintes:
Nathany Vieira Barros da Silva (Foto acima), categoria 9 a 10 anos, feminino, branca laranja – 1º lugar na modalidade KATA; Laleska da Costa Silva (atual vice-campeã estadual), categoria 13 e 14 anos, feminino, verde a preta – 1º lugar nas duas modalidades (KATA e KUMITE); Marcos Axel Soares, categoria 13 e 14 anos, masculino, verde a preta – 1º lugar na modalidade KATA. Também se sagraram vice-campeões os karatecas bom-jardinenses, Edvalter, Carlosmar e Monária Leal Pinheiro (atual campeã estadual). Na terceira colocação ficaram Bruno Henrique, Igor, Edvalter, João Paulo, André Gomes e João Vitor Pinheiro do Santos (atual campeão estadual e brasileiro).
Os presidentes da Shotokan Karatê Internacional Clube do Brasil (SKICB), Lodson Espíndola e da Federação Interestilos de Karatê do Rio de Janeiro (FKIRJ), Ângelo da Penha elogiaram a organização do evento, as instalações do ginásio e o público presente. O professor Ibsen agradece a todos os karatecas que ajudaram neste evento e seus familiares, à secretaria Esporte e ao JORNAL MAIS, por ter sempre apoiado na divulgação desta iniciativa. Ele informa ainda que sua equipe estará participando no próximo dia 11 de outubro, da “Copa Ari Barroso de Karatê”, que será realizada na cidade mineira de Ubá.
Bom-Jardinenses concluem Seminário sobre Gestão Pública
NOVA FRIBURGO (RJ) -No dia 9 de setembro, às 9h, no Auditório do Senai, Nova Friburgo, representantes das prefeituras de Bom Jardim e região, apresentaram seus projetos de crescimento econômico, concluindo o seminário ‘Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento do Município’, organizado pelo Sebrae, Governo Estadual e Caixa Econômica Federal, com o nome de ‘Lidera Rio’.
O seminário durou um mês de aulas e palestras, e teve o objetivo de identificar em cada município lideranças capazes de funcionar como aceleradores do desenvolvimento sustentável do município. Bom Jardim, representado pelo grupo formado por Jackson Aguiar, secretário de Meio Ambiente, Marcos Tadeu Erthal, secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Aurélio Vogas, assessor de Gabinete, Cristina Medeiros, funcionária da Prefeitura e Marcos Belo, representante da Emater-Rio, estruturaram o projeto na agroindústria, ‘Bom Jardim na Palmitocultura’.
O Lidera Rio já está presente em 75 cidades, formando 248 novos gestores públicos. A região serrana se destaca com 100% de participação de seus municípios e com o maior grau de certificação e inclusão dos projetos no ‘banco de ideias do Sebrae’. Presentes ao evento também estavam os prefeitos de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello; Cordeiro, Sílvio Daflon; de Duas Barras, Antônio Carlos Araújo; de Macuco, Rogério Bianchini; de Santa Maria Madalena, Arthur Garcia e de Sumidouro, Juarez Corguinha.
Tomógrafo móvel do estado atende pacientes em Bom Jardim
Ana Amelia Mendes (PMBJ)
BOM JARDIM (RJ) - No próximo dia 6 de outubro, a secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, em parceria com as secretarias de Saúde dos municípios de Bom Jardim, Trajano de Moraes, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Santa Maria Madalena, Macuco e São Sebastião do Alto, disponibilizarão exames de tomografia computadorizada, totalmente gratuitos, a pacientes de todos esses municípios através do projeto de Tomografia Computadorizada Móvel do Sesdec. O aparelho ficará em Bom Jardim, na Praça João Almeida, com previsão por uma semana.
A parceria foi firmada em reunião realizada no dia 10 de setembro, entre o secretário municipal de Saúde de Bom Jardim, Dr. Marcos Célio Pontes Rangel, Wagner Freire e Elielaine do Valle de Trajano de Moraes e Alexsandra Barbosa de São Sebastião do Alto com representantes da Sesdec, Dr. Jorge Ataualpa e Tenente Coronel Emerson.
Segundo o secretário de Saúde de Bom Jardim, Dr. Marcos Célio Pontes Rangel, o Prefeito Affonso Monnerat teve grande importância para rápida vinda do aparelho, pois há demanda, mas o serviço não é oferecido na rede pública de saúde.
Para agendar um exame, o paciente deve requisitar o pedido à prefeitura municipal, encarregada de encaminhar uma planilha com as demandas para o serviço, que marca a data e horário de cada um. O paciente é informado pela prefeitura o dia em que deve comparecer para realizar o exame. A planilha é preparada com antecedência. Para fazer o exame, é necessário prescrição de um médico.
O aparelho tem capacidade de realizar 70 exames por dia e funciona com gerador ou eletricidade externa, tem gerador próprio, capacidade para operar de oito a nove horas por dia, dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda conta com vestiário para o paciente.
O tomógrafo será operado por médicos radiologistas, com especialização na área. Os resultados serão enviados pela Sesdec às secretarias de Saúde de cada município, no prazo máximo de 10 dias, que será responsável por entregá-lo ao paciente, para ser encaminhado ao médico solicitante.
Segurança pública preocupa vereadores bom-jardinenses
Ana Amelia Mendes (PMBJ)
NOVA FRIBURGO (RJ) - Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé. Inspirados por esse ditado popular, na tarde da quarta-feira, dia 16, vereadores bom-jardinenses foram ao encontro do novo comandante do 11º BPM, o tenente-coronel James de Barros, na sede do batalhão, em Nova Friburgo, com objetivo de reivindicar mais segurança pública, consequentemente, solicitando mais policiais para o município.
Na reunião, marcada através de ofício enviado pela Câmara, o presidente da Câmara, Joelson Veiga, e os vereadores Nilton Benvenuti, Zé Nilton, Luiz Chevrand, Simone Capozi e Beta, apresentaram alguns problemas ocorridos no município, como roubos, consumo de drogas, som automotivo, direção irresponsável por motociclistas jovens, e pediram soluções, além de se posicionarem como parceiros, assim como ocorre com o Executivo.
O tenente-coronel Barros, neto de bom-jardinense, pediu desculpas por ainda não ter visitado Bom Jardim e admitiu não ter efetivo para aumentar o número de homens no município. “Quando assumi o batalhão, me espantei, pois tenho apenas 352 homens trabalhando, em oito municípios, com uma população total de 360 mil habitantes. Está difícil, mas Bom Jardim, depois de Nova Friburgo, é o município mais bem policiado. O que nos interessa não é prender, é prevenir, e para isso, precisamos de um efetivo maior. Agora, temos 37 viaturas novas, mas não temos pessoal, solicitei ao comando geral mais homens e eles disseram que vão avaliar a situação e farão o que for possível para nos atender”.
Além do tenente-coronel Barros, o tenente Bezerra, comandante interino de Bom Jardim e o capitão Matos, também responderam aos questionamentos dos vereadores. “Em um mês de comando no município, fizemos duas operações para coibir o som automotivo à noite e por dois domingos, atuamos na apreensão de motocicletas de trilha que estavam sem documentação em dia”, disse tenente Bezerra.
Os policiais aproveitaram o encontro e sugeriram a implantação da Ronda Ciclística, projeto em desenvolvimento em Nova Friburgo, efetuada pela Guarda Municipal e a implantação do Conselho Comunitário de Segurança Pública, de grande valia para aproximar a comunidade às autoridades responsáveis pela segurança pública.
Por fim, os vereadores, cientes das necessidades e dificuldades que o Poder Público tem em relação à segurança pública, disseram estar dispostos a continuar lutando por melhorias nos serviços de segurança, proporcionando, assim, tranquilidade aos munícipes.
Além dos vereadores, o chefe de gabinete do deputado estadual Rogério Cabral, Ronaldo Vanzillota participou da reunião e o vereador Gastão compareceu ao local, mas teve que se ausentar antes de seu início.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
COLUNA CAPITAL FEDERAL
Bom Jardim se prepara para ganhar novos espaços culturais
Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)
BOM JARDIM (RJ) - A cultura e a preservação de prédios históricos estão em alta em Bom Jardim. Graças ao empenho da atual administração municipal, novos espaços culturais devem ser implantados brevemente no município, através da recuperação de seu patrimônio histórico, artístico e cultural. Aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Affonso Monnerat, em 25 de agosto último, uma Lei Municipal determinou mais uma importante conquista, que foi o tombamento como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, da antiga Usina de Energia Luiz Correa, da “Ilha dos Namorados” (em frente à usina) e suas demais dependências, situada na Rua Aladyr Rodrigues Costa, às margens do Rio Grande.
Tal medida assegura a prioridade de uso dessa propriedade para finalidades culturais, além de ser mais um dos vários projetos relacionados à cultura e à história de Bom Jardim. A esperada reforma do antigo Cine Bom Jardim, viabilizada agora, graças ao convênio entre os governos municipal, através do PADEM – Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios, foi outra grande conquista.
Finalizando, além do tombamento da antiga usina e da reforma do cinema, a mudança da Guarda Municipal para o antigo prédio dos Bombeiros,
Perfil da Equipe de Governo Affonso Monnerat
Thiago Muniz Braga: Superação e força de vontade no comando da Secretaria de Obras
Thiago Muniz Braga (FOTO) nasceu
Desde criança, Thiago vem ao município visitar seus tios, José Luiz, Neyla e suas primas. Aos 14 anos, perdeu a mãe e a tia, então, resolveu convidá-lo a morar em Bom Jardim, porém, na época, o adolescente optou por terminar os estudos regulares na capital mineira.
Após completar a maior idade, em 2003, Thiago mudou-se para Bom Jardim, começou a trabalhar na loja de ração do tio, e assim, a ter contato com o município. “O convite da minha tia era para trabalhar com meu tio e terminar meus estudos, fazer uma faculdade. Ao mesmo tempo em que trabalhava na loja, iniciei o curso de Gestão Pública na Faculdade Cândido Mendes,
Sua história com o município começou em 2003, mas em 2005, o atual Secretário de Obras iniciou sua trajetória na Prefeitura, através de um estágio na Secretaria Municipal de Educação, onde fazia toda a parte burocrática. Após três meses, em agosto de 2005, Luiz Carlos, na época Secretário Geral de Gabinete, e hoje, grande amigo, o convidou para trabalhar em sua secretaria, que dava um suporte grande na parte administrativa da Secretaria de Obras, que não tinha a estrutura de hoje. Além de confeccionar os documentos, Thiago começou a trabalhar com transportes, na manutenção dos carros da Secretaria de Obras e na expansão do transporte escolar.
Mediante ao trabalho desenvolvido, o Prefeito Affonso Monnerat, em 2006, ofereceu a Coordenadoria de Transportes, pertencente à Secretaria de Obras, a Thiago que acabou se tornando responsável pela manutenção da frota, transporte escolar e controle e monitoramento da empresa responsável pelo transporte público.
Quando começou a trabalhar com transportes, Thiago conseguiu algumas coisas, como ampliação das linhas do transporte público, fazendo com que atendesse mais localidades, aumento da frota e melhora da qualidade dos veículos. Aumento também do número de veículos para transporte escolar, manutenção periódica da frota da secretaria de obras, com reformas de motor, carroceria, e atualização dos documentos dos carros, caminhões que não eram revistos há uns vinte anos.
Em janeiro de 2009, Thiago assumiu a Secretaria de Obras a convite do Prefeito Affonso e admitiu ter sido fácil dar continuidade ao trabalho implantado pelo secretário Luiz Carlos. “O Prefeito, na cerimônia de posse, antes de falar que eu ia assumir, colocou-se a disposição para ajudar, apoiar, achei muito bacana da parte dele. É muita grandeza dele valorizar o trabalho, se hoje estou como secretário é porque ele valorizou meu trabalho. Tenho certa experiência, mas sou jovem, aprendi muitas coisas, ainda tenho muito a aprender, sou humilde para isso”.
Apesar da juventude, Thiago demonstra muita garra, determinação e doação. O trabalho da Secretaria, sempre pautado na parceria, é dividido com 200 funcionários, focados no desenvolvimento do município, distribuídos pelos distritos, que executam os serviços de manutenção das estradas, proporcionando bom estado de circulação, iluminação, limpeza urbana, abastecimento de água, coleta de rede de esgoto.
O Secretário de Obras considera fundamental a confiança na equipe e tenta, na Secretaria, a exemplo do Prefeito, mesclar a juventude com a experiência, tanto na parte administrativa quanto na operacional e dribla as dificuldades com muito trabalho e força de vontade.
Já na vida pessoal, Thiago confessa que a família, a noiva Roberta e os amigos conquistados foram fundamentais para se estabelecer, não só profissionalmente, mas como ser humano. “Bom Jardim é um lugar que a gente abraça, e que eu gosto de verdade, como se fosse a minha cidade. Adotei as causas em prol do município como se fossem minhas. Desde que perdi minha mãe, tive que superar muitas coisas, por isso cada passo que dei, é uma conquista e cada conquista tem um valor enorme, gigantesco, porque é superação. Devo meu amadurecimento ao apoio da minha família daqui e de Belo Horizonte, da Roberta e da religião Católica, que passei a me dedicar muito mais. Tudo que conquistei foi com muito suor, trabalho e dedicação”.
Além disso, Thiago conclui: “Não tinha a dimensão que hoje estaria aqui, como Secretário de Obras. Desde que entrei na Prefeitura, não sei dizer o que me motivava, mas nunca joguei a toalha, ao contrário, fui crescendo e valeu, meu trabalho foi reconhecido. A forma de agradecimento, ao Prefeito Affonso Monnerat e ao Secretário de Governo Luiz Carlos, as pessoas que mais me deram chances dentro da Prefeitura, é trabalhando. Chego aqui todo dia às 6h15, não tenho hora para sair, atendo aos fins de semana, à noite, estou sempre disponível, mas é uma doação desgastante, que estressa, mas já sabia que era assim e o Prefeito me respalda e isso me dá tranquilidade para trabalhar, planejar e pensar, é fundamental”, conclui Thiago.
COLUNA DO A. MAGNO
Antes que alguém conte, eu contarei...
Bem cedo tomamos o carrão do amigo e caímos na estrada. Mas, como pelo Nordeste quase não se tem serras e, muito menos cheias de curvas, um dos presentes estranhou a ponto de termos de parar um pouco para algumas boas respiradas e tudo voltar ao normal.
Lá pelas 19 hs estacionamos o carro na queijaria, demos um rolé até o banheiro, retornamos e encostamo-nos ao balcão, quando uma garçonete, aproximou-se e nos disse:
– Pois não? ...
Nosso amigo pediu coalhada e pão de queijo. Luciana pediu pão de queijo e “canjica”. A garçonete meio sem graça, perguntou:
– Canjica?!
– Sim, canjica. Olha ali. – apontou Luciana para as papas de milho, que no Nordeste, chama-se canjica.
Após servi-la, a garçonete perguntou-me:
– E o senhor?...
– Bem, eu vou de pão de queijo e “coalhada”
– Para adoçar o senhor prefere açúcar, adoçante ou mel?
– Prefiro mel de abelhas.
A garçonete então trouxe o pão de queijo, a coalhada num copinho de plástico tampado e uma garrafinha de plástico com mel. Aí, dei uma bocada no pão e exprimi a garrafa com mel sobre a coalhada. Como o mel não se misturou à coalhada, apanhei uma colherzinha e mexi o mel. Mas, nada... Aí, pensei: “Que sacanagem!... Será que essa garçonete me deu uma coalhada congelada?”
Enquanto eu lutava para misturar o mel à coalhada, a garçonete olhava-me com o rabo do olho, provavelmente, pensando: ”Que velho doido!” Mas, Luciana que se encontrava atenta a meu lado, perguntou:
– Ó Tuninho o que é que você está tentando fazer?
– Ué! To querendo misturar o mel à coalhada, mas até agora, nada...
Luciana deu uma gargalhada e exclamou:
– Óxente, Tuninho! Se você tá querendo isso, então, pelo menos retire a tampa do copo da coalhada se não, não dá!...
Aí, vendo a bostice que estava fazendo, fugi dos olhares da garçonete e mesmo sob gozações, tracei a coalhada.
Banquete realiza I Trilha Mountain Bike da Independência
BOM JARDIM (RJ) - Em Banquete, 3º Distrito de Bom Jardim, o fim de semana prolongado devido ao feriado de 7 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, foi de muita aventura. No dia 6, foi realizada a I Trilha Mountain Bike da Independência, que além de promover a prática esportiva, incentivou a solidariedade com arrecadação de fraldas geriátricas para o Lar para Idosos Frederico Meyer.
Cerca de 40 atletas partiram do 3º distrito, às 18h30, com passagem por Bom Jardim, Monnerat, Duas Barras, retorno por Três Barras e chegada no Alto do Rosário, às 23h55, onde a turma do Pesqueiro do Rosário aguardava os atletas com uma bela macarronada. Segundo os organizadores, Rovane Cardoso e Edson Winter, os participantes enfrentaram um percurso de aproximadamente
A organização agradece a todos que ajudaram no evento, como a equipe de apoio, a Guarda Municipal, a secretaria de Saúde, os patrocinadores, colaboradores e participantes.
Bom Jardim promove 3ª Caminhada na Natureza Anda Brasil
Ana Amelia Mendes (PMBJ)
BOM JARDIM (RJ) - A Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, junto a ABRATUR, com apoio da Coordenadoria de Esportes realizaram no dia 30 de agosto, a terceira Caminhada na Natureza Anda Brasil. Além de promover a aproximação com o meio rural, o incentivo à prática esportiva, o projeto fortalece a expansão das potencialidades turísticas de Bom Jardim.
A caminhada teve saída às 9h, com participantes bom-jardinenses, inclusive a vereadora Simone Capozi, e com um grupo de caminhada de Nova Friburgo. Além do credenciamento gratuito, teve distribuição de maçãs e água. O percurso foi de treze quilômetros pela vegetação típica do município, incluindo ainda passagens por fazendas centenárias, que abrigavam a cultura do café.
O evento contou também com o apoio do coordenador de Esportes, Cleber Folly, do assistente de esporte, Elton Knupp, da Guarda Municipal e da secretaria de Saúde, com o motorista Jorginho a frente da ambulância e as agentes comunitárias de saúde Gilcinéia Santos e Ângela Maria Masiero que acompanharam todo o percurso, promovendo a segurança dos participantes.