Secretaria de Saúde do Estado disponibiliza serviço de tomografia computadorizada móvel a pacientes de Bom Jardim e mais sete municípios. A previsão é que o serviço fique disponível por uma semana.
Ana Amelia Mendes (PMBJ)
BOM JARDIM (RJ) - No próximo dia 6 de outubro, a secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, em parceria com as secretarias de Saúde dos municípios de Bom Jardim, Trajano de Moraes, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Santa Maria Madalena, Macuco e São Sebastião do Alto, disponibilizarão exames de tomografia computadorizada, totalmente gratuitos, a pacientes de todos esses municípios através do projeto de Tomografia Computadorizada Móvel do Sesdec. O aparelho ficará em Bom Jardim, na Praça João Almeida, com previsão por uma semana.
A parceria foi firmada em reunião realizada no dia 10 de setembro, entre o secretário municipal de Saúde de Bom Jardim, Dr. Marcos Célio Pontes Rangel, Wagner Freire e Elielaine do Valle de Trajano de Moraes e Alexsandra Barbosa de São Sebastião do Alto com representantes da Sesdec, Dr. Jorge Ataualpa e Tenente Coronel Emerson.
Segundo o secretário de Saúde de Bom Jardim, Dr. Marcos Célio Pontes Rangel, o Prefeito Affonso Monnerat teve grande importância para rápida vinda do aparelho, pois há demanda, mas o serviço não é oferecido na rede pública de saúde.
Para agendar um exame, o paciente deve requisitar o pedido à prefeitura municipal, encarregada de encaminhar uma planilha com as demandas para o serviço, que marca a data e horário de cada um. O paciente é informado pela prefeitura o dia em que deve comparecer para realizar o exame. A planilha é preparada com antecedência. Para fazer o exame, é necessário prescrição de um médico.
O aparelho tem capacidade de realizar 70 exames por dia e funciona com gerador ou eletricidade externa, tem gerador próprio, capacidade para operar de oito a nove horas por dia, dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda conta com vestiário para o paciente.
O tomógrafo será operado por médicos radiologistas, com especialização na área. Os resultados serão enviados pela Sesdec às secretarias de Saúde de cada município, no prazo máximo de 10 dias, que será responsável por entregá-lo ao paciente, para ser encaminhado ao médico solicitante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário