Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)
BOM JARDIM (RJ) - A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santa Rosa, cuja construção foi recentemente finalizada, deverá ser inaugurada neste mês de outubro, quando o prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, e o de Cordeiro, Sylvio Daflon, estarão recebendo o governador Sérgio Cabral, secretários estaduais e deputados, além de empresários e engenheiros da Engevix, empresa responsável pela execução do projeto. A nova usina se situa na localidade bom-jardinense de Ponte Berçot, sobre o leito do Rio Grande, onde foi construída a barragem. A água represada desce por um túnel dentro da montanha, o que movimenta as turbinas da casa de força, localizada no município de Cordeiro.
Segundo o vice-presidente da Engevix, José Antunes Sobrinho, a PCH Santa Rosa, com capacidade de geração de 30 MW, atualmente encontra-se operando em fase de teste e aguardando para ser inaugurada agora em outubro, em data ainda a ser divulgada. “A unidade recebeu cerca de R$ 110 milhões em investimentos, dos quais 70% foram financiados pelo BNDES”, revelou Antunes. Enquadrada no Proinfa, do Governo Federal, a usina possui dois geradores de 15 MW e aproveita uma queda d`água de 120 m.
Além da Santa Rosa, também está sendo construída na Ponte Berçot, mais acima, uma outra hidrelétrica de pequeno porte, cuja obra está a cargo da Energisa, concessionária de energia elétrica com atuação em Nova Friburgo e Sumidouro, no Estado do Rio, e em Cataguases, Leopoldina e outros municípios da Zona da Mata mineira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário