Nascido em maio de 1952, Guilherme Mululo é bom-jardinense, veterinário por formação, homem de temperamento forte, verdadeiro, mas divertido. Militante político há 20 anos, ocupa, hoje, a cadeira de Presidente Geral da Comissão de Licitações e Compras da Administração Ordem com Desenvolvimento – Affonso Monnerat e Paulo Barros.
Graduado pela Universidade Federal Fluminense, em 1978, Guilherme, que diz não fazer questão de ser simpático por falsidade, conta que seu falecido pai, o Sr. Jader Mululo, advogado, figura bastante conhecida, não tinha ligação com a política, o que já sobrava ao tio, Délio Mululo. “Eu acompanhava de longe a vida política de tio Délio, meu primeiro voto foi para ele, quando se candidatou a prefeito. Na época, eram vários candidatos pelo mesmo partido, era interessante”.
Mas foi em 1989 que entrou efetivamente para a política bom-jardinense, por influência do “professor Déscio”, se filiando ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em seguida, Marcos Tadeu Erthal e Affonso Henriques Monnerat Alves da Cruz, hoje, Secretário de Agricultura e Prefeito de Bom Jardim, respectivamente, aderiram aos ideais políticos e assim, estava formada a célula do grupo que hoje compõe a prefeitura.
Em 1996, o grupo lançou Tadeu como candidato a Prefeito e Déscio como Vice-Prefeito, e segundo Guilherme, sem apoio de ninguém, nenhum candidato a vereador da época, ninguém tinha interesse pelo grupo, pois não estavam inseridos no contexto político, no esquema que existia em Bom Jardim. O grupo sofreu sua primeira derrota, mas a luta por um município melhor continuava. Em reuniões frequentes na casa de Déscio, o grupo decidiu iniciar a longa caminhada em prol de Bom Jardim e, assim, apoiaram o Deputado Marco Antônio Alencar, filho do então candidato a Governador do estado do Rio de Janeiro, Marcelo Alencar, que mais tarde convidaria Affonso para trabalhar na antiga Serla.
Em 2000, Affonso foi o candidato do grupo, com Déscio como Vice-Prefeito, e, mais uma derrota. “Assim começou toda nossa história que hoje culmina com Affonso na Prefeitura, na reeleição, fazendo um bom governo. Foi neste momento que começamos a fazer um trabalho, mudamos a maneira de fazer política em Bom Jardim, a grande verdade é essa, por isso o povo aceitou o grupo político, aceitou o Affonso na reeleição, eles viram nossa capacidade de trocar interesses pessoais por interesses comunitários, foi a grande sacada que nosso grupo fez”, contou Guilherme.
Com a vitória de Affonso Monnerat e Paulo Barros no ano de 2004, Guilherme foi convidado a assumir o cargo de Presidente Geral da Comissão de Licitações e Compras, o que o surpreendeu, pois não imaginava trabalhar numa área técnica. “Affonso disse que precisava de mim, confiava em mim e fui para o sacrifício, tive que me inteirar, estudar, fazer cursos. O trabalho é um desafio, mas tenho uma equipe eficiente, que trabalha muito, e confio nela, são pessoas competentes, responsáveis”.
Além das dificuldades pessoais, ao assumir a Presidência da Licitação, Guilherme encontrou uma realidade desoladora, ninguém queria participar dos processos licitatórios. Após a fase de restabelecimento da credibilidade diante de muitos fornecedores, principalmente, bom-jardinenses, pois a preferência é pelo comércio local, como forma de impulsionar seu fortalecimento, atualmente, a equipe colhe bons frutos, consegue comprar qualidade com economia. Prova disso foi a compra de seis veículos para as secretarias de Obras e Agricultura, onde a economia ultrapassou 100 mil reais. Dessa forma, com trabalho, seriedade, e vontade, Guilherme está a frente de um dos setores de maior responsabilidade da administração pública. “Agradeço minha equipe e o apoio do Prefeito Affonso Monnerat, pois desde que me convidou para fazer parte de sua equipe, sempre jogou aberto, nunca pediu nada que não fosse dentro da ética, da moral, o que me dá tranqüilidade para trabalhar, isso é muito importante. Nosso governo é sério, procura fazer o melhor para Bom Jardim. Affonso é um prefeito preparado, sério, é um homem de boa índole, bom-senso, equilibrado. Os secretários são pessoas dedicadas, competentes, a equipe de Affonso tem funcionado bem e tem melhorado cada vez mais, adquiriu experiência, o início foi muito difícil, não que seja fácil, pois a reeleição nos traz uma responsabilidade maior, temos que manter ou melhorar. Com Affonso e toda equipe, vamos conseguir colocar Bom Jardim no lugar que merece, resgatar tudo o que perdeu nas décadas passadas”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário