RIO DE JANEIRO (RJ) - O Programa Rio Rural, implementado pela secretaria estadual de Agricultura, para o desenvolvimento rural sustentável em 270 microbacias hidrográficas de 59 municípios fluminenses, já tem o sinal verde do Banco Mundial para dobrar a sua área de abrangência numa segunda fase.
O apoio acaba de ser confirmado ao secretário de Agricultura Christino Áureo pelo Diretor da instituição, Maktar Diop, durante almoço em sua homenagem na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Na ocasião Diop afirmou que o Banco está muito satisfeito com esta parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro. “O Rio Rural é essencial para o combate a pobreza. Sua concepção e o número de municípios atendidos nos impressionou bastante. Trata-se de um projeto inovador e muito criativo. É o primeiro que apoiamos com essa característica de recuperação ambiental e geração de renda. Se a secretaria de Agricultura preparar sua expansão, certamente iremos apoiar”, enfatizou Diop.
Em seu discurso o secretário de Agricultura Christino Áureo ressaltou que o Rio Rural está buscando a melhoria de condições de vida de cerca de 150 mil pessoas (37 mil famílias) no interior fluminense, e a ampliação das áreas beneficiadas vem ao encontro do desejo do governador Sérgio Cabral.
Em seu discurso o secretário de Agricultura Christino Áureo ressaltou que o programa está buscando a melhoria de condições de vida de cerca de 150 mil pessoas (37 mil famílias) no interior fluminense. e a ampliação das áreas beneficiadas é um desejo do governador Sérgio Cabral. “Estamos tornando o campo mais atrativo, possibilitando o aumento de investimentos, melhorando o escoamento da produção, mas sem descuidar do meio ambiente. Assim, diminui o êxodo e faz com que as pessoas tenham orgulho do lugar onde vivem, tornando-o mais produtivo e rentável” disse Áureo.
O Rio Rural conta com financiamento de US$ 39,5 milhões do Banco Mundial. No total, somando os recursos liberados pelas administrações estadual, federal e municipais, serão US$ 79 milhões aplicados em infraestrutura, saneamento, recuperação de estradas, recomposição do solo e da cobertura vegetal dos municípios contemplados. Os recursos também serão usados para levar saneamento individual e melhorias habitacionais a 7,5 mil domicílios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário