Com o objetivo de promover a participação e o acompanhamento diante das ações de combate à dengue no município, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil promoveu no dia 24 de novembro, o lançamento do Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue. O evento foi realizado na Câmara Municipal, às 18h.
O evento foi aberto pelo vice-prefeito, Dr. Paulo Barros, que ressaltou a importância das ações implementadas no município. “A luta contra a dengue
Em seguida, o vereador Dr. Jorge Quintes reafirmou o compromisso da Câmara para com a campanha contra a dengue, que se apresenta como um dos principais problemas de saúde pública no mundo, e disse que, em parceria com a população, o legislativo fará a sua parte.
Dando continuidade à cerimônia, o secretário de Saúde e Defesa Civil do município, Dr. Carlos Alberto Spitz, relatou a logística disponível e as ações executadas pela secretaria através da Vigilância Sanitária e Ambiental. “Temos uma equipe de agentes de endemia, comandados pela nossa coordenadora Fabiana Paes, e contamos também com um contingente de 25 combatentes do corpo de bombeiros para nos auxiliar, além de duas viaturas e equipamento de fumacê. Ao todo, 22 domicílios são visitados diariamente e todo o município será vistoriado. Para que tudo corra bem, é de suma importância que a população receba a equipe em suas residências e faça o seu dever de casa”, acrescentou Spitz.
Antes do encerramento, a solenidade foi aberta a considerações e perguntas, muitas delas respondidas pelo coordenador de programas de Saúde, Dr. Marcos Célio Pontes Rangel.
Estavam presentes no evento, os secretários de Governo, Luiz Carlos dos Santos, de Agricultura e Desenvolvimento, Marcos Tadeu Erthal, de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, de Planejamento e Gestão Municipal, Fabrício Hoelz, de Trânsito e Guarda Municipal, Alexandre Carvalho, além do Ouvidor Municipal, Hudson Gonçalves, o presidente da Câmara, Joelson Veiga e os vereadores Zé Nilton, Ademyr, Elizabeth da Rosa, Chevrand e Nilton Benvenuti.
Prefeitura inicia mudanças no trânsito
Por Ana Amelia Mendes
A Avenida Leopoldo Silva está em sentido único da prefeitura em direção ao Zoológico Municipal, e na Avenida Dr. Péricles Corrêa da Rocha os carros devem obedecer ao sentido único que inicia no Colégio Eiduc em direção à Casa da Cultura. E para auxiliar os motoristas, a Guarda Municipal está orientando-os nos pontos onde o trânsito sofreu alterações.
De acordo com o secretário de Trânsito, Alexandre Carvalho, essa foi a primeira mudança. “Faremos as alterações de forma paulatina para que a população vá se acostumando e respeitando o novo projeto de trânsito que fizemos para as vias do bairro Centro. A próxima a sofrer modificações será a Avenida Friedman, situada atrás da Igreja Matriz”, explicou o secretário.
Prefeitura incentiva atividade física para idosos
Por Ana Amélia Mendes
Com objetivo de incentivar a prática de atividades físicas no município, principalmente na faixa etária conhecida como melhor idade, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Saúde com o Programa Saúde da Família (PSF), desenvolveu no início do mês de novembro, algumas ações no sentido de promover saúde aos grupos atendidos nas unidades, melhorando a qualidade de vida de cada um deles.
As unidades que desenvolveram atividades de cunho esportivo, como caminhada e brincadeiras, foram Jardim Boa Esperança, no dia 04, com a realização da fisioterapeuta Marta Biase e auxílio da educadora física Eleonora Leonardo e profissionais do posto. Já no Alto de São José, no dia
Festa da Flor e do Café atrai turistas de toda região
Por Ana Amelia Mendes
No último domingo (28), Bom Jardim recebeu a primeira edição da Festa da Flor e do Café, idealizada pelas estudantes de turismo Ana Célia Quintela e Adriana Rocha com a realização da prefeitura municipal através da secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer. A Festa foi realizada no CIEP Mozart Cunha Guimarães,
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Affonso Monnerat, do vice-prefeito, Dr. Paulo Barros, dos secretários de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Déscio Frerie, de Agricultura e Desenvolvimento, Marcos Tadeu Erthal, da coordenadora de Turismo, Elzinha Monnerat, da Coordenadora de Cultura, Joanna Helena, do assessor de Cultura, Délio Russo, do vereador Zé Nilton, do assessor do Programa Rio Rural da Emater - Rio, Gérson Yunes e da presidente do Sindicato Rural de Trajano de Moraes e diretora da Faerj, Maria Zeni Moraes.
Além de muitas flores e café, a diversificada programação contou com exposição de fotos antigas, cursos de arranjos florais gratuitos com a professora Nazaré Ferreira, música com Renato Dy Paula e Rafael Chiapini, e Cesário Ramos e Gabriel, feijoada, contação de histórias, lançamento de livro.
Segundo o secretário de Turismo, Déscio Frerie, a festa superou as expectativas. “O resultado foi muito bom, recebemos pessoas de toda a região e muitos se surpreenderam com o tamanho e com a variedade da produção no município, inclusive os próprios bom-jardinenses que prestigiaram o evento. Para o próximo ano, teremos algumas mudanças, pois a festa será realizada em setembro e na área externa do Galpão Cultural”, comentou o secretário.
A primeira edição da Festa da Flor e do café contou com a parceria da secretaria municipal de Agricultura, Associação de Produtores de Flores de Corte de Bom Jardim, Sindicato Rural de Bom Jardim, Bom Credi, Sebrae, Emater-Rio, Senar-Rio, Café Bonjardinense, Padaria Nonna Carmela, Jornal Mais BJ+NF, Posto Erthal Mega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário