O secretário municipal de Meio Ambiente de Bom Jardim, Jackson Vogas de Aguiar (foto ao lado), participou recentemente do “Curso de Urbanização e Poda”, realizado pelo Instituto de Estudos Municipais (IEM), na cidade de São Paulo (SP). Durante sua estada na capital paulista, Jackson participou de palestras ministradas por Darci Reali, mestre
Segundo o secretário Jackson Vogas de Aguiar, este curso primou pela qualificação de funcionários públicos municipais, visando a aplicação de projetos de arborização adequados às necessidades urbanas dos municípios brasileiros. O curso foi realizado no Hotel Ibis, onde na oportunidade, outros temas também foram discutidos, assim como as tecnologias para o plantio e condução da arborização ao longo do processo.
A intenção do secretário Jackson em participar do curso se deve a um dos projetos da secretaria de Meio Ambiente, que prevê brevemente para Bom Jardim, a plantação de cerca de duas mil mudas de palmeira, oriundas de doações do Estado e de diversas empresas. De acordo com o secretário, a espécie a ser plantada gera beleza paisagística e, ao mesmo tempo, não danifica a estrutura urbana através da penetração de suas raízes no solo. “O tema arborização urbana é uma questão de prioridade para muitos governos municipais e Bom Jardim não pode ficar de fora, nesses tempos de aquecimento global”, disse Jackson Vogas à reportagem do JORNAL MAIS através do repórter Thiago Dias, tão logo retornou da capital paulista.
Pedido de cortes de árvores é analisado pelo Meio Ambiente
Mostrando atenção, além da eficiência para com assuntos inerentes à sua pasta, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Bom Jardim, Jackson Vogas de Aguiar compareceu semana passada a redação do JORNAL MAIS BJ+NF para entregar em mãos, o seguinte oficio abaixo que publicamos na íntegra, em atenção as preocupações e solicitação formuladas pela leitora Srª Janice Muniz da Silva, conforme publicação incluída em nossa edição n° 481.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JARDIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
Bom Jardim, 23 de Novembro de 2010
Em resposta a solicitação da Sra. Janine Muniz da Silva, publicada na edição 481 do Jornal + BJ, referente a possível situação de risco imposta por árvores existentes na parte superior de seu terreno;
Venho informar em nome da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – PMBJ, que o pedido de avaliação das árvores foi formalizado recentemente em processo n° 4996/10 aberto no dia 08/11/2010. Porem as árvores em questão já foram vistoriadas, onde se constatou que não existe risco eminente de queda, que possa por as residências e moradores em desconforto e insegurança. Mas, por precaução, autorizaremos a poda das árvores, para que elimine risco futuros.
É importante ressaltar para todos os leitores que cabe a Prefeitura vistoriar e liberar cortes de árvores em casos de extrema urgência e risco. Entretanto, a contratação de profissionais para a execução de podas ou cortes, quando permitida, em propriedades particulares, é de inteira responsabilidade do proprietário, cabendo a municipalidade intervir somente em logradouro público ou locais que ofereçam risco aos mesmo.
Atenciosamente,
Jackson Vogas de Aguiar
Secretário Mun. Meio Ambiente
Matr: 413675-SMMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário