O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), a pedido do subsecretário da Reconstrução, Affonso Monnerat, reabriu parcialmente a ponte de acesso principal ao
município de Bom Jardim. Localizada no entroncamento da RJ-116 com a RJ-146, a ponte ainda está em obras, mas já começou a funcionar na última sexta, dia 6, seguindo o sistema de pare-siga. Um dos fatos mais marcantes do
último ano, a tragédia na Região Serrana, onde centenas de pessoas perderam
suas vidas, e outras milhares ficaram completamente desalojadas e desamparadas,
teve como ápice a destruição da ponte que possibilitada a única entrada em Bom
Jardim. Na época, a situação da população local, totalmente isolada do resto da
cidade, inundada e dependendo apenas de helicópteros para receber doações,
chamou atenção de todo país. O exército teve de atuar, improvisando uma
estrutura metálica que pudesse realizar a ligação entre Nova Friburgo e Bom
Jardim, e de uma certa forma tentar reestabelecer uma certa normalidade e
tranquilidade aos moradores.
A recuperação estrutural da ponte e pavimentação dos acessos
é resultado da parceria entre o DER-RJ e a Concessionária Rota-116, responsável
pelo trecho onde está localizada a ponte. Ao todo estão sendo investidos pelo
Governo do Estado aproximadamente R$12 milhões na realização desta obra, que
segundo os engenheiros do órgão está com 75% dos serviços já executados e
poderá ser totalmente entregue a população na segunda quinzena de março.
No momento as equipes estão concentradas na finalização dos
serviços de asfaltamento dos acessos e reconstrução da estrutura da ponte.
Cerca de 50 homens trabalham diariamente na realização dos trabalhos. Até a
conclusão total serão construídas ainda as muretas de divisão, o guarda-copos
para pedestres, além da implantação de uma nova sinalização. A ponte terá 70,0m
de comprimento, por 17,5m de largura, podendo finalmente reestabelecer a
ligação dos eixos norte e sul da RJ-116.
A RJ-116, que tem o nome oficial de Rodovia
Presidente João Goulart, liga o município de Itaboraí ao município de
Itaperuna, passando por dentro da cidade de Nova Friburgo e do município de
Cachoeiras de Macacu. A estrada é a principal via de escoamento de
hortifrutigranjeiros das regiões produtoras para a capital, passando pelos
municipios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras,
Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto, Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de
Pádua, Miracema e Laje do Muriaé. É também a maior rodovia estadual do Rio de
Janeiro e tem vários trechos de perímetro urbano. A previsão é que mais de 200
mil pessoas serão diretamente beneficiadas com a concretização desta obra.
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