quinta-feira, 9 de maio de 2013

Relatório da Firjan revela aumento de demissões em Nova Friburgo


Treze municípios da Região Serrana do Rio foram analisados. Friburgo registrou o maior número de demissões entre todas as cidades.

Do G1 Região Serrana

Um levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), revelou aumento no número de demissões em toda região Centro-Norte do estado. A pesquisa foi feita com base nos três primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2012, nos setores do comércio, serviços e na industria de transformação.
Treze municípios da Região Serrana do Rio foram analisados: Bom jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantalgalo, Carmo, Cordeiro, Duas barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes e Nova Friburgo, que registrou o maior número de demissões entre todas as cidades.
No primeiro trimestre de 2013, segundo a Firjan, 718 empregos formais foram extintos, enquanto no mesmo período de 2012 foram criados 290 vagas. No setor têxtil houve desaceleração nas contratações. No primeiro trimestre de 2012 foram criados 105 postos, enquanto este ano foram apenas cinco.
Para a presidente da Firjan na região, os produtos importados assombram o mercado nacional, o que interfere diretamente no mercado de trabalho. No setor metal mecânico, 184 vagas foram extintas de janeiro a março deste ano, a maior parte na metalurgia, com 112 demissões.
Segundo a Firjan, é o terceiro ano consecutivo de queda. De acordo com o relatório, entre os setores econômicos, o comércio foi o que mais fechou postos de trabalho. De janeiro a março foram 332 demissões, mais da metade aconteceu em Nova Friburgo, onde 243 vagas foram desocupadas, principalmente no mercado de bebidas e no comércio de acessórios e vestuário.
Ainda de acordo com a pesquisa, em 2013, o setor de serviços também apresentou retração nas contratações em relação aos três primeiros meses do ano passado. Este ano, 172 vagas foram extintas, enquanto no mesmo período de 2012 foram criados 469 empregos.

Nenhum comentário: