quarta-feira, 30 de julho de 2014

Nova Friburgo pode ter seu aeroporto regional ainda este ano

Técnicos em aviação estiveram com um pequeno avião no local e após testes deram o sinal verde para construção do pequeno aeroporto, cuja pista de pouso e decolagem terá cerca de 1,5 km de extensão. 

Do G1 Região Serrana
Aviões de pequeno porte vão pousar e decolar do futuro
aeroporto de Nova Friburgo, em Campo do Coelho.
Especialistas e técnicos de uma empresa contratada pelo Banco do Brasil sobrevoaram e fizeram simulações de pouso e decolagem em Conquista, distrito de Campo do Coelho, na zona rural de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, nesta terça-feira (30) e aprovaram o local para a instalação de um aeroporto regional de médio porte. O terreno escolhido fica entre a Ceasa e o Barracão dos Mendes, às margens da Estrada de São Lourenço.
Há dois meses, engenheiros e outros profissionais já haviam vistoriado a área e também aprovaram o local. O estudo técnico será repassado para a Secretaria Nacional de Aviação Civil e para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Aeroporto vai ficar bem próximo ao Mercado do Produtor da Região Serrana
(Ceasa), numa região grande produtora de horti-frutigranjeiros, que abastece
toda região metropolitana do Rio de Janeiro.

A possível construção do aeroporto regional no município faz parte do Programa Nacional de Aviação Civil do governo federal. Nova Friburgo foi uma das sete cidades escolhidas para receber o aeroporto.
Segundo o prefeito Rogério Cabral, que acompanhou o trabalho dos especialistas em aviação, o aval técnico é apenas uma das etapas que deverão ser cumpridas para viabilizar o projeto. Segundo ele, o próximo passo será conseguir a liberação dos recursos ao governo federal.
O estudo de viabilidade técnica, segundo os especialistas, permite a construção de uma pista de pouso e decolagem de até 1,4 mil quilômetros, com capacidade para receber aeronaves de pequeno e médio porte. A área escolhida fica próxima à região onde estão previstos a instalação do Condomínio Industrial, Centro de Convenções e Parque de Exposições de Nova Friburgo.

Nenhum comentário: