segunda-feira, 27 de junho de 2011

Escola da Fazenda Velha promove Festa Junina

Escola M. Prefeito José Guida, na Fazenda Velha, em Bom Jardim vai promover sua tradicional Festa Junina, que será realizada no próximo dia 10 de julho, a partir das 14 horas, com muitas atrações, como quadrilha na roça, comidas típicas e uma bellíssima fogueira, feita pela comunidade local. Tudo isso ao som do grupo Duo Mania, que animará o evento. Vamos todos comparecer e prestigiar!

ALERJ vai se aliar à câmaras municipais para formatar Plano Estadual de Cultura

O presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Robson Leite (PT), formará um grupo de trabalho, em parceria com as câmaras municipais fluminenses, para criar uma legislação específica a fim de auxiliar a formatação do Plano Estadual de Cultura. A declaração foi feita, no último dia 20 (segunda-feira) em audiência pública realizada pelo colegiado. Para Leite, a participação das cidades pode contribuir não só para o plano, mas também para o aperfeiçoamento dos Sistemas Municipais de Cultura. “Estiveram presentes aqui representantes das secretarias de Cultura de 50 municípios do estado, o que é muito importante para fortalecer a interlocução entre as três esferas da administração pública”, declarou o deputado.
A audiência, que tinha como objetivo debater os sistemas nacional e estadual de Cultura, contou com a presença do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC), João Roberto Peixe, que afirmou que um dos maiores desafios do MinC é assegurar a continuidade de políticas públicas como políticas de Estado. Para Peixe, o Sistema Nacional de Cultura (SNC) tem um papel estratégico para a gestão do setor no País. “É muito importante que as pequenas cidades tenham implantado seus sistemas municipais de Cultura (SMC), para que Governo e sociedade trabalhem de forma articulada”, completou João Roberto Peixe.

Coluna do Magno

HOMEM É HOMEM... CACHORRO É CACHORRO

A. Magno

Tamanha ainda é a corrupção no Brasil que resolvi contar a história do Pepe.
No final dos anos noventa, Monteiro e eu tomávamos um café num dos shoppings recifense quando chegaram dois senhores. Monteiro disfarçou e perguntou-me:
– Sabe quem é esse cabra de terno branco?
– Não faço a menor idéia.
– Esse cabra quando foi político, dava nó até em pingo de chuva. Um corrupto de primeira... – cochichou.
Aproveitando o assunto, falei para Monteiro que eu tinha muita vontade de conhecer pessoalmente um “corrupto” só para sentir o que ele, a mulher e filhos pensam. Monteiro achou estranho, mas batendo-me no ombro, disse:
– Que vontade esquisita!
Depois de um bom tempo, Monteiro me convidou para participar de um trabalho num grande escritório de projetos, no qual, nós faríamos a parte técnica e econômica de um projeto e o escritório faria o acompanhamento junto ao Banco.
O projeto já estava sendo analisado pelo Banco, quando Monteiro comentou com Pepe (dono do escritório) sobre sua preocupação com a aprovação do mesmo devido certa exigência bancária. Pepe botou a mão no ombro de Monteiro e falou:
– Monteiro... “Todo homem tem o seu preço”! Qualquer empecilho, eu sei como resolver...
– Alto lá Pepe, todo homem, não!...
– Todo homem, Monteiro... Até hoje, todos que me criaram dificuldades, foram corrompidos. Mas, deixa isso pra lá...
Quando saímos para almoçar, Monteiro comentou:
– Tá vendo? Você não queria conhecer pessoalmente um corrupto? Pois bem, acabou de conhecer...
– Mas esse aí, pelo visto é um corruptor.
– Magno... Todo corruptor, também é um corrupto. Creia, eu já me arrependi de ter aceitado fazer esse projeto. Mas... Agora é tarde.
Numa bela manhã, aguardávamos Pepe para uma reunião quando o mesmo chegou “mancando e com o braço na tipóia”.
Leo, advogado do escritório e, segundo as más línguas um tremendo puxa saco (babão no Nordeste), imediatamente, perguntou com falso ar de preocupado:
– Bateu com o carrão chefia?
Porém, antes que outros fizessem a mesma pergunta, Pepe contou a seguinte história:
– Bem turma, como alguns de vocês sabem, eu tenho uma insônia arretada e, sempre que isso ocorre, eu fico na varanda de meu apartamento pensando na morte da bezerra até o sono chegar. Mas ontem, enquanto o sono não me vinha avistei um mendigo em sono profundo dormindo sob a marquise do prédio vizinho. Contemplando aquela cena com certa inveja, imaginei: “É... A vida é engraçada!... Eu tenho de tudo e não consigo dormir. E, no entanto, o cabra lá em baixo não tem nada, mas dorme profundamente na maior tranqüilidade.” Aí, resolvi descer para conversar com o mendigo e tentar entender como ele conseguia dormir naquela situação. Mas, ao aproximar-me, um “vira latas” preto de porte médio que dormia ao lado dele, logo se levantou, “rosnou” para mim, colocando-se em posição de ataque. Chamei-o carinhosamente, mas não houve acordo, o amolestado continuava rosnando e o mendigo roncando. Aí, pensei: “Se todo homem tem o seu preço, os cachorros também devem ter o seu...” Voltei ao meu apartamento, apanhei um prato com bolinhos de carne e fui até o mendigo. “Eu quero ver se esse f. da puta agora vai ou não permitir que eu me aproxime do mendigo.”– pensei. Quando cheguei a uns 3 metros de distância, joguei um bolinho de carne pro safado do cão. Como ele comeu, dei um passo à frente e joguei outro. Certo de que o rabugento do cão já tinha sido “corrompido”, dei mais um passo à frente e me lasquei todo. O filho da puta me pulou em cima, causando todo esse estrago que vocês estão vendo.
Monteiro dando um leve sorriso acrescentou:
– Pois é Pepe, não é por acaso que e o cão é o melhor amigo do homem, concorda?
E Pepe retrucou:
- Ainda é o melhor amigo porque não conhece “dinheiro’.
Dias depois, ao encerramos o nosso trabalho no dito escritório, Monteiro perguntou-me:
– E aí?...
– E aí, o que?
– Ora bolas! Você não tinha vontade de conhecer pessoalmente um corrupto? E então, qual foi a lição tirada?
– Bem, eu entendi que todo corrupto também é um corruptor e percebi que tanto a mulher e os filhos de um ou do outro, conscientemente, desfrutam das benesses adquiridas ilicitamente. Portanto, se eu fosse Deus, os retiraria de uma só vez do convívio terreno. Que tal?
–É... É uma pena que só lhe falta o “se”. – Concluiu Monteiro.

Glauber Braga realizou audiência pública em Bom Jardim

O deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ) realizou uma audiência publica, literalmente pública, no último dia 10, sábado, em Bom Jardim, conforme até este jornal antecipou. A iniciativa faz parte da continuidade da prestação de contas de seu mandato de deputado. Previsto para acontecer às 15h30min, o evento foi realizado na Praça Dr. Orlando Oberlaender, em frente ao terminal rodoviário. O encontro teve por objetivo ouvir as principais demandas da população e acolher criticas e sugestões.
Apesar do pouco comparecimento de pessoas, a audiência foi bastante proveitosa e contou ainda com a presença dos vereadores Luiz Chevrand e Simone Capozi. O deputado Glauber falou das emendas e das verbas conquistadas para Bom Jardim e sobre a sua atuação diante das
necessidades dos municípios atingidos pelas chuvas de janeiro. Após discursar, o microfone ficou a disposição dos presentes, que perguntaram sobre a reconstrução do município, a água em São José, o serviço de telefonia, a estrada do contorno e outros assuntos, que foram levantados pela população e respondidos pelo deputado.

A Voz do Pastor + Dom Edney Gouvêa Mattoso

Ide por todo o mundo!

A partir da Ascensão do Senhor e da experiência de Pentecostes, ressoa nos ouvidos dos discípulos de Cristo o mandato do Senhor: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15). Fiando-se nesta palavra, a Igreja de todos os tempos expande sempre mais seus horizontes para que Cristo torne-se uma realidade viva no coração de cada homem e mulher.
Já há algumas décadas, desde os importantes discursos radiofônicos de Pio XII passando pelos insistentes apelos do beato João XXIII, Paulo VI, João Paulo I e do beato João Paulo II; até chegar à maravilhosa eloquência do Santo Padre Bento XVI, somos convidados insistentemente a utilizar todos os meios modernos de comunicação, instrumentos dos quais a Igreja não pode ficar à margem.
Poder-se-ia dizer que com o avanço das novas tecnologias da comunicação, foi decretado o fim do monopólio dos “Meios”. Nesta “era digital”, já não estamos reféns deste ou daquele instrumento específico para nos informarmos e formarmos nossa opinião.
Por isso, acima de todas as críticas contra a moderna comunicação, temos que perceber que assim como toda ferramenta pode ser usada para o bem ou para o mal - e devemos utilizá-las bem -, urge também fazer bom uso da tecnologia.
Então, mesmo que a voz da Igreja deixe de ser escrita nas serras, no mar, nos campos, ela se fará ouvir nos telhados do mundo através da internet, que se torna também um púlpito da Igreja voltado para o mundo, uma oportunidade de anunciar Jesus Cristo e também de denunciar tudo aquilo que é injusto e falacioso.
Deste ponto de vista, podem estar certos de que o Bispo de Nova Friburgo, como também os demais bispos, não pouparemos palavras todas as vezes que nos depararmos com situações que ofendem o bem, a verdade e a vida, porque esta é a nossa missão e não nos acovardaremos diante de quaisquer intimidações. Temos a certeza de que enquanto pregarmos a Palavra de Deus que ilumina as diversas situações de nossa vida, muitos nos ouvirão.
Esta palavra deve, pois, nos interpelar e ajudar a discernir por onde passa a verdade neste mundo de mentiras em que muitas vezes encontramo-nos, para que não nos iludamos por discursos enganosos, às vezes eleitoreiros, às vezes movidos por interesses que não são o do bem comum.
Confio à Imaculada Conceição, estrela da evangelização, todas as minhas homilias postadas nos diversos canais da internet, para que livres de todas as artimanhas do inimigo, sejam válido incremento no pastoreio de nossa querida Diocese.

Dom Edney Gouvêa Mattoso,Bispo Diocesano de Nova Friburgo & Região

Encontro festivo no JR homenageia grandes nomes do futebol bom-jardinense do passado

Por iniciativa do conhecido desportista e contador de Bom Jardim Robson de Jesus, o Robinho, contando com incentivos do seu amigo e antigo craque friburguense Edinho, bem outros companheiros e também patrocínios de diversas empresas do município, aconteceu neste feriado de Corpus Christi, quinta dia 23 de junho, o “I Encontro de Homenagens aos Craques do Futebol Bom-jardinense”. A bela festa que transcorreu como pleno sucesso, apesar de sua primeira edição, teve lugar nas dependências do JR Society, a partir das 10 horas.
Abrindo a festa, Robinho agradeceu a presença de todos, explicou que ao invés de fazer troféus, resolver fazer uma CAMISA do Bom Jardim Esporte Clube com os nomes de cada um dos queridos homenageados. Na seqüência, Robinho passou a palavra ao jornalista, desportista e também antigo jogador Edward, que como verdadeira enciclopédia viva do futebol bom-jardinense e regional, foi apresentando um a um dos homenageados, discorrendo sobre os quais comentários e informações relevantes que marcaram em suas trajetórias como atletas. Alguns deles fizeram uso de palavra.
Esta ótima festa esportiva que agradou a todos, contou também com exposições de alguns quadros de fotos antigas, partida amistosa de futebol society entre masters do BOM JARDIM X NOVA FRIBURGO, assim como também almoço com farto churrasco e pagode ao vivo da melhor qualidade com o grupo bom-jardinense do bairro Veloso, “Nossa Relação”.
Alguns outros craques que brilharam no futebol bom-jardinense do passado e que também seriam homenageados, não puderam comparecer.

Parapentistas bom-jardinenses enfrentam até vulcão em aventura no Chile


Conforme descontraída informação adiantada na capa da edição passada do jornal MAIS, realmente nem mesmo o Vulcão Puyehue-Cordón Caulle, que chegou a causar sérios transtornos em alguns aeroportos de estados do sul do Brasil, assim como também em certos paises da América Latina e até da Ásia, não foi capaz, felizmente, de atrapalhar a inesquecível viagem e passeio de quatro bom-jardinenses e alguns outros parapentistas da região ao Chile dias atrás para praticarem seus incríveis vôos.
Assim que retornam daqueles dias memoráveis em solo chileno, os conhecidos bom-jardinenses Wanderson Silva (Restaurante Sabor & Sonho), Ramon Monnerat (o “Ramon do Cartório”), Luiz Augusto Erthal, o conhecido cirurgião-dentista e o empresário do ramo de confecções Marcelo dos Anjos, se reuniram para um balanço final da grande aventura e em seguida, passaram algumas informações à reportagem do JORNAL MAIS BJ.
“Nossa viagem, foi incrível e graças a Deus, tudo saiu perfeito. Tivemos passagens pelos desertos do Salar e Atacana, assim como passamos pelo Oceano Pacífico e Valle Nevado. Fizemos pousos na Rota-1 e vale lembra, que esta rota permite que se corte o Chile de norte a sul e evidentemente, tudo foi uma maravilha, algo que jamais sairá de nossas lembranças”, comentaram os quatro ases dos ares de BJ que foram fazer bonito no Chile e que integram o CCVL –Clube Caledônia de Vôo Livre.
Indo mais além, o quarteto de Bom Jardim, por intermédio neste momento do Wanderson, informou também, que companheiros parapentistas de Nova Friburgo, Cantagalo e Duas Barras, com Wellington, Fábio, Willian, Jefinho, Serginho, Tiago e outros estavam participando de uma competição a parte com eles aqui de Bom Jardim, os quais estavam dando banhos em 1º lugar disparado, deixando para trás os parapentistas bibarrenses e cantagalenses empatados em 2º lugar e os friburguense em 3º. Com isso e de certa bom para que seus amigos daquelas cidades ficassem ainda mais para trás na competição, a organização do evento achou por bem suspender as disputas com a possibilidade, felizmente não confirmada, que as cinzas do Vulcão Puyehue surgisse pela região. “Isso de fato aconteceu e se não tivesse ocorrido tal situação, ai sim aqueles nossos companheiros parapentistas tinham ficado ainda mais para trás, comendo fumaça para não dizer poeira, já que demos a eles um banho de vôos”, brincou de forma bastante humorada o querido Wanderson.
Gozações e brincadeiras a parte, tanto Wanderson, quanto Gutinho, Marcelo e Ramon, estão de parabéns assim como todos de Nova Friburgo, Cordeiro, Cantagalo e região que viajaram para esta grandiosa aventura, curtindo tal pratica esportiva nas alturas e no caso deste quarteto bom-jardinense, ajudando também a difundir e propagar ainda mais o nome de Bom Jardim e o nível dos vôos praticados aqui em nosso município e região.

Prefeitura e Sebrae realizam ações para população bom-jardinense

Comunidades de São José e Banquete são atendidas

Por Ana Amelia Mendes

Nos dias 16 e 17 de junho, a Prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Governo, em parceria com o Sebrae promoveu nos distritos de São José e Banquete ações com objetivo de levar aos moradores, comerciantes, empreendedores e prestadores de serviços dessas comunidades, informações sobre crédito, retirada de documentos, orientações sobre impostos e taxas municipais, Lei de Uso e Ocupação do Solo, vistorias, assim como questões ambientais.
Os eventos foram realizados nas praças de cada distrito, das 12h às 17h, e tiveram uma procura considerável por todos os serviços oferecidos.
Estiveram presentes as secretarias de Governo, Fazenda, Promoção e Assistência Social, Meio Ambiente, Obras e Infraestrutura, e Defesa Civil.

Caps realiza seu primeiro arraiá

Por Ana Amelia Mendes

No dia 14 de junho, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Saúde por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) promoveu a primeira Festa Junina para todos os usuários e familiares do centro. A medida teve como objetivo proporcionar momentos de socialização e troca entre os participantes.
Durante a programação da festa, que contou com muita música, brincadeiras, quadrilha, comidas típicas, dança de salão comandada pelo professor e psicólogo da rede, Wueliton Pires, a coordenadora de Saúde Mental, Érica Dutra, e toda a equipe do Caps aproveitaram o momento e agradeceram as parcerias para a realização do evento. “Agradecemos o comércio local, os familiares e a comunidade em geral pelas doações, a realização desse evento só foi possível porque essas pessoas se sensibilizaram pela importância do trabalho realizado no Caps. E à equipe, parabéns por mais esse sucesso”, disse emocionada a coordenadora Érica Dutra.

Equipes disputam as finais de campeonato de futebol em BJ

Por Ana Amelia Mendes

No domingo, 29 de maio, o bairro Jardim Boa Esperança estava em festa. As equipes Mirim, Infanto-Juvenil (fotos) e Adulto disputaram as tão aguardadas finais do Campeonato de Futebol realizado com o apoio da secretaria de Esporte. De acordo com o coordenador de Esporte, Jouber Alves da Silva, o campeonato foi disputadíssimo. “Através do esporte conseguimos unir as pessoas, e esse evento é uma grande demonstração de parceria e solidariedade, pois a comunidade se envolveu e apoio mais essa ação em prol da saúde e da qualidade de vida dos bom-jardinenses”, ressaltou o coordenador.

Bom Jardim assina Pacto de Gestão do SUAS com o Estado

A secretária de Promoção e Assistência Social de Bom Jardim, Regina Bérgamo, e a coordenadora de programas da Assistência Social, Priscila Ladeira, participaram na quarta-feira (15), do evento de assinatura do Pacto de Gestão do SUAS, no auditório da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. O encontro contou com a presença do Governador Sérgio Cabral, do Vice-Governador e secretário de Obras Luiz Fernando de Souza Pezão, da Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello, e do secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos Rodrigo Neves.
Por meio do Pacto de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o governo estadual oferecerá apoio técnico e financeiro aos 92 municípios para a organização e qualificação da gestão e dos serviços de Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial, para cidadãos que já se encontram em situação de risco e tiveram seus direitos violados.
Com o pacto, o Rio de Janeiro irá cofinanciar 100% dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) nos 92 municípios do Estado. Fará o repasse fundo a fundo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e dos Centros de Referência para População de Rua, além do cofinancimento para implantação e funcionamento de CRAS em todas as áreas pacificadas. Outro ponto importante do pacto é a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação da gestão, serviços e unidades do SUAS.
Atualmente, o Rio é o único estado em todo o país que possui, no mínino, dois CRAS em cada um de seus 92 municípios, totalizando 339 CRAS, cofinanciados, sendo que 127 são financiados exclusivamente pelo Estado. Com o pacto de gestão, a meta é chegar a 400 CRAS até o fim do ano e 600 CRAS até 2014. Para garantir o funcionamento continuado dessas unidades serão investidos R$ 25 milhões, oriundos da secretaria de estado de Assistência Social. (Fonte: www.social.rj.gov.br)

Consórcio Intermunicipal de Saúde consegue ajuda do governo estadual

Secretaria estadual de Saúde fixou em 25% sua participação nas despesas totais para implantação do Samu

Por Ana Amelia Mendes

Em reunião realizada no município de Nova Friburgo no dia 21 de junho, o prefeito de Bom Jardim e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Paulo Barros, junto aos demais prefeitos e secretários de saúde da região, conquistou o comprometimento do governo do estado em assumir 25% da despesa total para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu – Regional do Interior.
O custeio através de verba estadual foi posto em discussão uma vez que o governo estadual disse não haver possibilidade de arcar com nenhuma despesa por já manter o Grupamento de Socorro de Emergência (GSE). Os prefeitos e secretários presentes questionaram o posicionamento do estado com base na Resolução Sesdec 239, de 12 de março de 2008, que diz que as despesas de custeio da operacionalização do Samu-Regional do Interior serão compartilhadas entre a União e o Estado do Rio de Janeiro.
Após apresentação de planilhas e valores, a subsecretária geral de estado de Saúde, Monique Fazzi e o subsecretário de Atenção à Saúde, Alfredo Scaff, com autorização do secretário de estado, Sérgio Côrtes, que não pôde comparecer ao evento por acompanhar o governador Sérgio Cabral em outros compromissos, fixaram o custeio de 25% para implantação do Samu, além de manter o GSE e mais a construção de 10 unidades básicas de saúde para os municípios atingidos pela catástrofe de janeiro.
No encontro, além do prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, e equipe da secretaria estadual de Saúde, participaram também os prefeitos de Nova Friburgo, Dermeval Barbosa Moreira; de Duas Barras, Antônio Carlos; de Cordeiro, Silvinho Daflon; de Santa Maria Madalena, Arthur Garcia; de Carmo, Carlos Emanuel; de Petrópolis, Paulo Mustrangi; e o Deputado Estadual Rogério Cabral.

Resultado da vacinação surpreende em Bom Jardim

Por Ana Amelia Mendes

No último sábado, 18 de junho, Bom Jardim participou do Dia 'D' da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite além de realizar o reforço da vacina tríplice viral que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. A equipe da secretaria municipal de Saúde e a presença dos vereadores Zé Nilton e Carlos Gastão reforçaram a importância da ação.
Neste primeiro dia de vacinação, o município conseguiu vacinar 1.214 crianças menores de 5 anos contra paralisia infantil, o que corresponde a 72,83%, e 1.220 crianças de 1 a 7 anos se imunizaram contra sarampo, caxumba e rubéola, chegando a 61,24%.
Para a mãe Claudineia Fontes de Oliveira, que levou seu filho Bernardo, de 4 meses, a vacinação é muito importante. “É a primeira vez que trago o meu filho em campanha de vacinação e vou trazer sempre, pois sei que é de grande importância para que ele cresça saudável”, disse Claudinéia.
De acordo com a coordenadora de Imunização, Harina Ferran, a adesão foi muito boa. “Conseguimos um ótimo resultado em pouco tempo, pena que o governo do estado nos enviou um número insuficiente de doses, cerca de 50% a menos. Mas neste momento normalizamos o fornecimento e os postos já se encontram abastecidos para atingirmos a meta pactuado do Ministério da Saúde que é 95%”, esclareceu a coordenadora.
A campanha segue até o dia 24 de junho e a segunda etapa será realizada em 13 de agosto.

Bom Jardim venceu mais um Dia do Desafio

Por Ana Amelia Mendes

Mais um ano que Bom Jardim curte a vitória contra o sedentarismo. No Dia do Desafio, realizado em 25 de maio, da 0h às 21h, Bom Jardim enfrentou a cidade de San Lucas Ojitlan, no México e conquistou novamente o sucesso. O evento, uma realização da prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Esportes, junto ao SESC – Rio, movimentou a cidade e ultrapassou 40% de participação da população.
A cada ano, o evento ganha mais força no município, conquistando mais adeptos por uma vida mais saudável, seguindo a filosofia de seus objetivos, a promoção da saúde e do bem-estar, fazendo o maior número de pessoas praticar qualquer esporte, jogo, atividade física ou recreação por, pelo menos, 15 minutos contínuos.
O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio e ganha quem tiver a maior porcentagem de participantes. Segundo o coordenador de Esportes, Jouber Alves, várias atividades foram realizadas como caminhada, alongamento, ciclismo, futebol, capoeira, corrida. “Mais uma vez os bom-jardinenses deram um belo exemplo e levaram o município a essa conquista. Agradeço a todos que participaram e para o próximo ano a expectativa é mobilizar mais pessoas”, disse o coordenador.

Serviço geológico do Rio inicia trabalho em Bom Jardim

Por Ana Amelia Mendes

Com objetivo de identificar as áreas de risco a escorregamentos e projetar soluções para as adversidades naturais do município de Bom Jardim, o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) promoveu no dia 16 de maio, a primeira reunião técnica para elaboração de um mapa preliminar visando ao início dos trabalhos. O encontro foi realizado no Ciep 322 Mozart Cunha Guimarães e teve início às 9h.
A reunião foi conduzida pela geóloga do DRM-RJ, Ingrid Lima, que explicou a metodologia do trabalho de serviço geológico, já executado em 68 municípios, e sua duração. “Hoje construiremos um mapa preliminar que nos permitirá avançarmos para a segunda etapa, quando faremos o sobrevoo, montaremos a cartografia de riso e a planilha de campo, onde mapearemos cada ponto e sua solução. Tudo isso será feito em seis meses”, explanou a geóloga.
Além da equipe técnica da prefeitura de Bom Jardim, do secretário de Meio Ambiente, Jackson Vogas, do coordenador de Defesa Civil, Romildo André, as agentes comunitárias de saúde também participaram dessa primeira etapa de elaboração do mapa preliminar.

Ida de Paulo Barros a Brasília rende boas novas para Bom Jardim

Por Ana Amelia Mendes

O prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, foi a Brasília, mais especificamente aos Ministérios do Esporte e das Cidades, no dia 15 de junho, com objetivo de pleitear alguns projetos e verbas e retornou ao município com boas perspectivas e novidades.
Para o prefeito Paulo Barros, a viagem rendeu bons frutos. “Ganhamos uma quadra poliesportiva, kits do projeto do governo federal ‘Pintando a Cidadania’, além da implantação do ‘Segundo Tempo’, também desenvolvido pelo Ministério do Esporte”, anunciou o prefeito.
De acordo com o prefeito, o número de kits de material esportivo confeccionados pelo projeto ‘Pintando a Cidadania’ contendo duas bolas, um jogo de xadrez e um de damas, uma camiseta e um boné, ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que atenda aos alunos da rede municipal de ensino. Já com relação à quadra poliesportiva, o prefeito acrescentou que será feito um estudo para identificar o melhor local para sua implantação.
Seguindo a linha de incentivo à prática de atividades físicas, o programa ‘Segundo Tempo’ é destinado à democratização o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a principal finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.

Show de beleza e bom gosto, a mostra da Cia.de Dança em BJ


Com belo sucesso de público, que realmente se encantou, aconteceu na manhã do último domingo, dia 19, na Praça Cel. Monnerat, a “Praça da Matriz”, no centro de Bom Jardim, a “2ª Mostra da Cia. de Dança Cosme Silva”, apresentando sensacionais trabalhos de alunos de Bom Jardim, assim como também Nova Friburgo e Duas Barras.
Vale destacar também, que esta companhia do bailarino Cosme Silva já atua há dois anos em nossa região atendendo a mais de 100 alunos, entre os quais, adultos, jovens e crianças que podem começar a praticar os primeiros passos a partir de dois anos de idade. Juntamente com a professora Daleane Gonzaga, Cosme ensina Ballet Clássico, Jazz, Street Jazz, Dança de Rua, Dança Contemporânea e Sapateado.
Participaram desta mostra alunos do Jardim Escola Carinha de Anjo, da Academia Corpo e Ação, Casa da Cultura de Bom Jardim, Academia Oxigênio (Duas Barras) e o Centro Educacional Crescer (Nova Friburgo).
Em breve, este maravilhoso trabalho da Cia. de Dança estará presente também ao Galpão Cultural, o novo espaço de produções artísticas que está chegando para Bom Jardim, na antiga Fazenda Luiz Corrêa.

Só 12 das 20 pontes destruídas em BJ serão reconstruídas

Com repasses de verbas demorados e insuficientes, Bom Jardim terá apenas parte da cidade recuperada.

A exemplo do que acontece nas demais cidades serranas atingidas pela catástrofe do início do ano, em Bom Jardim, a recuperação dos estragos causados pela enchente continua em ritmo moroso, causando apreensão e insatisfação em seus moradores. Por toda a cidade é comum ouvir reclamações da população, que ainda convive com as marcas da tragédia e a mudança na rotina diária a que estava acostumada até o final do ano passado. O município foi um dos mais atingidos pela chuva no início do ano e as marcas da enchente ainda são visíveis na cidade.
Às margens do Rio Grande, vários imóveis já foram demolidos. Mas, quase seis meses já se passaram e a população ainda é obrigada a conviver com o estresse diário de enfrentar engarrafamentos nas duas pontes ora em funcionamento: a do Exército no bairro Maravilha e a da Barra de Santa Teresa. A anunciada utilização das pontes em sistema de mão para uma única direção – para Nova Friburgo pela ponte da Barra e para Bom Jardim pela do Maravilha – parece que não funcionou e agora existem congestionamentos nas duas passagens.
Além disso, a população reclama que o trabalho de recuperação está muito lento. Segundo informações do governo do Estado, para a recuperação de pontes em todas as sete cidades atingidas, será necessário um investimento de R$ 22,5 milhões. Bom Jardim, que teve mais de 20 pontes arrastadas pela força da água, terá apenas 12 delas reconstruídas. Na mais importante de todas, a ponte da RJ-116, as obras praticamente nem começaram.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Voo dos parapentistas bom-jardinenses no Chile, em destaque na próxima edição

Nem o vulcão Puyehue-Cordón Caulle e sua gigantesca nuvem de fumaça atrapalham parapentistas de BJ que foram voar no Chile

Este assunto será destaque em nossa próxima edição, com fotos e detalhes da fantástica viagem que Gutinho, Ramon, Marcelo e Wanderson acabam de fazer, como reportado detalhadamente pela edição retrasada do JORNAL MAIS BJ, para voarem pelos quatro cantos do Chile.

Dia 25 terá posse na Loja Maçônica de Bom Jardim

No próximo dia 25, sábado, às 19 horas em seu templo no bairro Campo Belo, a Augusta e Respeitável Loja Maçônica Rio Branco 508 de Bom Jardim terá sessão solene de Instalação e Posse da sua nova diretoria eleita para o biênio 2011/2012, O novo venerável mestre que assumirá em lugar de Ângelo Lattanzi Caetano, é Geraldo Antonio Erthal Tardin.

Haga inaugura a sua filial em Bom Jardim, nesta sexta-feira

Bom Jardim que já conta com nove indústrias, atraídas pelo incentivo fiscal em atividade e mais quatro delas em fase de implantação, gerando assim consideráveis números de empregos e rendas, passa agora a contar com mais uma empresa bastante conceituada. Trata-se da tradicional indústria de fechaduras de Nova Friburgo, Ferragens Haga, que nesta sexta-feira, dia 17 às 15horas, inaugura filial em território bom-jardinense, num galpão ao lado Restaurante Estrela Azul, às margens da RJ-116 próximo à entrada para o distrito de Banquete.

Para mais esta alissarreira inauguração em Bom Jardim, o prefeito do município Paulo Vieira de Barros e o diretor-presidente da Haga S/A Ind.e Com., José Luiz Abicalil convidam amigos e autoridades.

Vem aí, o “1º Encontro do Futebol Bom-jardinense”

O conhecido desportista e empresário do setor de contabilidade, Robson de Jesus, o Robinho, estará promovendo no próximo dia 23, feriado de Corpus Christi”, o ‘1º Encontro do futebol bom-jardinense”. O local da realização será o JR Society e a programação elaborada é a seguinte: 9h – Homenagem a diversos jogadores do Bom Jardim EC; 10h Futebol society amistoso, BJEC X Seleção de NF e a partir das 12h, churrasco de confraternização com pagode.

O organizador Robinho, ressalta desde já que este evento é limitado ao número de 100 participantes/convidados que para ingressar na festa terão que estar com camisa alusiva ao acontecimento.

Tiaguinho, campeão estadual Sub-17 por Bom Jardim em 2010 contratado para reforçar juvenil do Corinthians

Mais um jovem bom-jardinense, também considerado por muitos como belo craque de futebol, começa a trilhar os mesmo passos que teve o Tinga, do bairro Jardim Boa Esperança (BNH), que depois de atuar algum tempo pela Ponte Preta de Campinas, atua de algum tempo para cá como meiocampista do Palmeiras de São Paulo. Desta fez, quem está na fita e já encaminhando muito bem rumo ao sucesso no cenário futebolístico nacional, é o jovem Tiago Rocha Vieira, que completou 17 anos no dia 4 deste mês de junho.

Filho de Bárbara Maria da Rocha e de Jorge Miguel Vieira, Tiaguinho como é chamado por todos, que morava no bairro Maravilha, próximo a antiga Comave e até bem pouco tempo, estudava na Escola Municipal Gov. Moreira Franco, viajou dias atrás para São Paulo, para jogar no Sport Club Corinthians Paulista, após assinar contrato para reforçar a categoria juvenil do Timão no campeonato que já começou.

Como “descoberta e cria” do professor Raymundo Christani da Escolinha de Futebol do Bom Jardim Esporte Clube, Tiaguinho como excelente meia-esquerda na seleção de Bom Jardim que se tornou campeã estadual do RJ em 2010 na categoria Sub-17 anos. Depois de uma breve passagem pela equipe júnior do Friburguense e perspectivas também no ano passado de assinar com o Guarani de Campinas, o que fez com que ele até desfalcasse a Seleção de BJ na decisão do Estadual do ano passado contra a equipe de Natividade, Tiaguinho acabou agora assinando contrato com o Corinthians, para reforçar o time na categoria juvenil do campeonato paulista deste ano. Tiaguinho está morando com outros companheiros de fora, no alojamento do Corinthians.

Falando na semana ao seu querido amigo e treinador bom-jardinense Raymundo, assim como à reportagem do JORNAL MAIS BOM JARDIM, inclusive posteriormente com trocas de e-mails, Tiaguinho informou que tem treinado firme com o professor Rodrigo no CT (Centro de Treinamentos) do Corinthians em Guarulhos e deverá estrear muito em breve com a camisa do Timão.

“Sai da escolinha do Bom Jardim com o professor Raymundo. Lutei e tenho lutado muito para estar aqui onde estou e graças a Deus vou vencer também. Cheguei em São Paulo há três semana, estou treinando firme e nos próximos dias vou estar a disposição do professor Rodrigo para ir para os jogos”, declarou Tiaguinho ao Jornal Mais BJ, que claro, como todos os bom-jardinenses e seus familiares, estão torcendo bastante também pelo seu pleno sucesso e assim, deslanchar em grande carreira esportiva.

BJ tem 1º Encontro ProJovem - Avatar

Ana Amelia Mendes (PMBJ) - No sábado, 21 de maio, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Promoção e Assistência Social, promoveu o 1º Encontro ProJovem – Avatar para integrar e socializar as crianças e adolescentes do núcleos implantados no Centro, São José do Ribeirão e Banquete. O evento foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Banquete e foi coordenado pelas orientadoras Social Vanessa de Castro, e Profissional Priscila Corrêa.

O encontro foi marcado por apresentações de teatro, dança e música com o belo espetáculo de coral. Toda a animação ficou por conta da descontração e alegria dos participantes dos programas, que confeccionaram toda programação do encontro. Cerca de 70 crianças entre 9 e 17 anos participaram do encontro.

O ProJovem Adolescente é um projeto do Governo Federal em parceria com a prefeitura de Bom Jardim que atende jovens entre 15 e 17 anos, com objetivo de promover saúde, bem-estar, ocupação do tempo ocioso, através de atividades como oficinas de esporte, lazer, cultura, entre outros. Já o Avatar, que funciona com base no mesmo objetivo, inclui crianças de 9 a 14 anos e é totalmente idealizado e realizado pelo Executivo Municipal através da secretaria de Promoção e Assistência Social.

Prefeitura de Bom Jardim investe em qualidade de vida através do esporte

Ana Amelia Mendes (PMBJ) - A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Esportes, investe cada vez mais na prática esportiva como solução para alguns problemas identificados em crianças e adolescentes e para ocupar o tempo ocioso da maioria deles. Visando à melhoria da qualidade de vida da garotada, é notável o crescimento da Escolinha Municipal de Futsal Mário Tito que agrega crianças de seis a treze anos nos núcleos Centro e São José do Ribeirão, assim como a escolinha no bairro Jardim Boa Esperança, realizada em parceria com o governo do estado, através da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro - Suderj.

No núcleo Centro, a escolinha conta com a participação de 62 alunos, com aulas realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h30. Já no Jardim Boa Esperança, as aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, de 9h as 11h.

Nos distritos de Banquete e Barra Alegre, a secretaria de Esportes informou que as quadras esportivas, locais para realização das atividades, encontram-se em reforma e que, posteriormente, quando prontas, oferecerão também opções de esporte e lazer para crianças e adolescentes dessas comunidades.

Bom Jardim inicia programa de fortalecimento no comércio

Ana Amelia Mendes (PMBJ) - Na quinta-feira (9), às 19h, a prefeitura de Bom Jardim em parceria com o Sebrae, Facerj e Associação Comercial de Bom Jardim e apoio da Padaria Nonna Carmela e da Larissol, promoveram o lançamento do Programa de Capacitação Empresarial “Reconstruir Região Serrana”, no auditório da Casa da Cultura. Para a abertura do programa, que tem o objetivo de auxiliar na recuperação do comércio e serviços do município, empresários, comerciantes e prestadores de serviços assistiram à palestra Reconstruindo na Adversidade com o consultor Carlos Melo.

O evento foi aberto pelo secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Marcos Tadeu Erthal, que ressaltou o trabalho de geração de emprego e renda desenvolvido pela prefeitura no governo Affonso Monnerat e na atual gestão com o prefeito Paulo Barros à frente da administração municipal. “Conseguimos atrair diversas fábricas visando à geração de empregos o que diretamente proporciona o fortalecimento do comércio bom-jardinense. Vamos inaugurar mais algumas e esperamos que os empresários, comerciantes e empreendedores superem as dificuldades impostas pela natureza e saiam fortalecidos dessa situação desfavorável”, disse o secretário.

O consultor do Sebrae, Carlos Melo, falou a empresários e comerciantes sobre a importância de empreender em momentos de crise, mostrando exemplos de superação de Itaperuna e Três Rios, da mesma forma que ressaltou os aspectos positivos da mudança e frisou para apostarem cada vez mais em seus negócios, traçando metas para alcançar o objetivo principal que é a geração de emprego, lucratividade e satisfação pessoal.

Finalizando o lançamento do programa, a equipe do Sebrae apresentou a proposta do programa, que será inteiramente gratuito, disponível a 40 empreendedores, e que envolverá workshops de crédito, propaganda, negociação, planejamento, vendas e finanças. Os empresários interessados devem preencher o termo de adesão e entregar até o dia 15 de junho na sede da Associação Comercial de Bom Jardim.

Equipe do Cras aborda um novo olhar para crianças e adolescentes

Ana Amelia Mendes (PMBJ) - Com objetivo de aproximar a secretaria municipal de Promoção e Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), da comunidade de Banquete, atuar junto às suas necessidades e discutir sobre um novo olhar para a criança e o adolescente, a equipe do Cras participou de palestras nos dias 27 de maio e 1º de junho. As apresentações ocorreram no Colégio Estadual Dr. Péricles Corrêa da Rocha, e foram promovidas por iniciativa da dirigente do colégio, Kátia Mello.

O tema do primeiro encontro foi “Cuida de mim” que discutiu a importância da conscientização dos pais sobre a responsabilidade para com os filhos. Segundo a psicóloga Rafaela de Almeida, a parceria entre o Cras e a instituição de ensino beneficiará a população do distrito. “As palestras proporcionaram uma excelente oportunidade para divulgarmos o trabalho que realizamos no Cras e a escola tem fundamental importância para alcançarmos o sucesso de todas as ações implementadas”, disse Rafaela.

A segunda palestra, também ministrada pela psicóloga Rafaela, foi direcionada aos professores e objetivou explanar sobre a nova geração de crianças e sobre inclusão. “Temos projetos desenvolvidos pela secretaria de Promoção e Assistência Social que visa à retirada das crianças e adolescente das ruas fazendo um trabalho de socialização dos mesmos”, relatou a psicóloga.

Plastseven realiza formatura de sua 1ª turma com a Microlins em 2011

A Plastseven Indústria e Comércio Ltda, fábrica de filmes plásticos localizada em Barra Alegre, aqui em Bom Jardim, acaba de ter concluída a formação de uma de suas turmas do curso de “Liderança e Gestão de Pessoas”, desenvolvido pela Microlins Formação Profissional, maior escola profissionalizante do país.

A cerimônia de encerramento aconteceu no último dia 9 e contou com a presença dos formandos e suas famílias, assim como também do Gerente Industrial da fábrica, João Machado, do Diretor da Microlins Nova Friburgo, Bruno Noronha, do Coordenador Pedagógica da Escola, Alexandro Thomaz.

Os funcionários da Plastseven, concluíram este curso que durou dois meses e foi ministrado na sala de treinamento da empresa. Ao longo deste período de aulas, foram realizadas várias dinâmicas de grupo, trabalhos em equipe, mais apresentação de conteúdo programático exclusivo, preparado especialmente para a realidade da empresa. O foco foi desenvolvimento da Liderança dentro da estratégia da empresa, bem como na melhoria da comunicação e do relacionamento interpessoal e maior qualificação profissional.

A formatura marcando assim de forma festiva o encerramento deste curso, reuniu funcionários e seus familiares presentes que participaram de saboroso e farto coquetel. Na oportunidade, João Machado, Gerente da fábrica agradeceu a todos pela participação e disse ter ficado satisfeito com o crescimento profissional da equipe. “É visível que o curso gerou várias melhorias para a fábrica e o nosso objetivo é sempre desenvolver este tipo de realização para maior aprimoramento e evolução de nossos colaboradores em direção das metas da empresa”, afirmou João Machado.

Quer trabalhar na Plastseven?

Envie seu currículo para o e-mail rh@plastseven.com ou via correio, para o endereço: Rod. RJ-146, Km.13 – Barra Alegre – Bom Jardim/RJ, Cep.28660-000.

Lions de Bom Jardim recebeu três novos integrantes e vai empossar nova diretoria

O Lions Clube Bom Jardim, ainda sob a dinâmica e experiente presidência do CL (Companheiro Leão, como eles se chamam entre si) Luiz Gonzaga de Barros, realizou concorrida Assembleia Festiva de posse de novos companheiros, na noite do dia 25 de maio, quarta-feira, no Restaurante Pesque-Pague Portal do Vale, situado junto ao trevo de acesso ao vizinho município de Duas Barras.

Como Dirigente Investidor da noite, funcionou o CL. Celso Luiz Pimentel Novaes, do Lions Clube Nova Friburgo e Presidente da Região F ao ano leonístico 2010/2011. Na oportunidade, ingressam como novos integrantes ao LC Bom Jardim, Dr. Robson Pizzo Braga, que teve como padrinho o seu amigo e advogado Dr. Thiago Siqueira Ramos; Companheira Leão Mônica Fracinetti Bonan apadrinhada por Luiz Antonio Gonçalves e Jouber Alves Silva, músico e novo assessor de esportes da PMBJ que teve como padrinho a CL. Cecília Barroso.

Nova diretoria do Lions BJ vai ser empossada

No próximo dia 29, quarta-feira, às 20 horas em sessão solene que acontecerá no BJ Maravilha Clube, inclusive marcando a reabertura de um dos salões sociais daquele clube que foi, lastimavelmente, devastando também pela tragédia de janeiro passado em nosso município, o Lions Clube Bom Jardim estará empossando sua nova diretoria para o Ano Leonístico 2011/2012. O novo presidente eleito e que será empossado, é o jovem e querido advogado radicado há bom tempo em Bom Jardim, Dr. Thiago Siqueira Ramos.

Lahys Thedin mais uma vez na capa da revista “Sou Mais Eu”


A bela Lahys Feijó Thedin, que foi eleita “Garota Bom Jardim” em 2009, quando representou magnificamente o JORNAL MAIS BJ, está mais uma vez embelezando a capa da revista “Sou Mais Eu”, cuja edição nº 238 deste mês de junho já está nas bancas de todo o Brasil. A revista conta mais uma vez a história da bom-jardinense que emagreceu 37kg e passou a figurar em jornais, revistas de circulação nacional e blogs e sites na internet. Atualmente com 23 anos e mantendo a forma esbelta que a consagrou, Lahys Thedin, estudante de estética e funcionária da prefeitura de Bom Jardim sai na capa da “Sou Mais Eu” pela terceira vez. Com isso, ela completa sua sétima capa, sendo duas vezes na “Dieta Já”, uma na “Boa Forma” e outra na revista “Tua”.
Publicada pela Editora Abril, a “Sou Mais Eu” é uma revista com grande circulação em todo o território nacional, tendo em seu conteúdo assuntos como moda, cabelo, beleza, saúde, bem estar, dieta, culinária, casa, carreira, dinheiro, bichos, família, amor e sexo, novela e famosos. Nessa nova edição, Lahys conta mais uma vez sua fórmula, que a transformou de gordinha a miss, perdendo 37 Kg com a dieta líquida dos quatro dias, se alimentando de sopas, sucos e shakes. Segundo Lahys, ao enviar sua história para a editora, novamente eles se interessaram e fizeram contato, pedindo a foto que serviria para estampar a edição.

Estado manda equipe para auxiliar prefeitura a reparar as ruas danificadas por trânsito intenso em Bom Jardim

BJ pode ter nova ponte, em São Miguel

O subsecretário estadual de Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat, conseguiu junto ao governo do estado, uma equipe de trabalhadores que foi envida a Bom Jardim, para auxiliar a prefeitura nas obras de reparo na vias alternativas que dão acesso ao município. Segundo Monnerat, os operários do estado ficarão a disposição do município para que os reparos necessários sejam feitos, principalmente nos bairros de São Miguel, Maravilha e Centro, cujas ruas estão sendo utilizadas como via de escoamento para o intenso fluxo de veículos oriundos da RJ-116. Os reparos serão feitos rotineiramente, até a retomada do acesso principal, com a construção de uma nova ponte na RJ-116, em lugar da que foi levada pela enchente.

Affonso Monnerat informou ainda que já solicitou ao secretário de Obras do estado e vice-governador, Luiz Fernando Pezão, toda a revitalização do bairro São Miguel, e que segundo o Pezão as obras serão feitas após a normalização do tráfego na rodovia estadual. Para o subsecretário, o compromisso com Bom Jardim é entregá-lo melhor do que estava antes da catástrofe e que as obras podem incluir mudanças de logística, com uma nova ponte a ser instalada no local do antigo posto de saúde José Honório Guimarães, criando uma nova alternativa para melhorar o trafego de veículos no local.

Direto N. Friburgo, Affonso Monnerat abre o jogo e fala sobre os assuntos que afetam a população de Bom Jardim

Ponte da RJ-116, casas populares, a volta da cobrança do pedágio e obras emergenciais, entre outros assuntos, foram abordados em entrevista concedida ao Good Web.

O subsecretário de Reconstrução da região serrana e ex-prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, em entrevista ao radialista Bruno Aguiar, no site noticioso Good Web, falou sobre obras emergenciais, o atraso da construção da ponte na RJ 116, casas populares, a volta da cobrança do pedágio e outros assuntos. A entrevista foi concedida em seu gabinete em Nova Friburgo, na tarde do último dia 6. Na oportunidade, Affonso relatou as medidas emergenciais que foram tomadas e ressaltou que estão sendo feitos os investimentos necessários para o início da reconstrução dos sete municípios atingidos pela catástrofe de janeiro.

PONTE DA RJ-116 – Diante das manifestações que vem ocorrendo em Bom Jardim o subsecretário disse que os protestos feitos de forma democrática são válidos. Affonso revelou que um projeto já havia sido elaborado para a construção de um viaduto no local, visando a atender também a construção da tão esperada obra da estrada do contorno de Nova Friburgo, com o objetivo de retirar o trânsito pesado do centro da cidade vizinha, principalmente de carretas de cimento que vêm de Cantagalo. Entretanto o Departamento de Estrada de Rodagem (DER-RJ) refez o projeto da ponte, depois que se convenceu que a estrada do contorno poderia ter outro trajeto, passando por Mury e São José e indo sair no trevo de Duas Barras e não mais pela RJ-146, o que dispensaria a construção de um viaduto na junção com a RJ-116. Devido à mudança do projeto original, todo o processo de liberação de diversos órgãos e aprovações de projetos teve que ser refeito, causando atrasos, por causa da imensa burocracia governamental.

CASAS POPULARES – Monnerat disse que as áreas para construção das casas populares prometidas pelo governo Dilma já foram desapropriadas em Bom Jardim. As ações para a negociação com as famílias que perderam suas moradias devem começar nestes próximos dias e asc casas serão feitas de forma segura e bem acabadas, devendo as famílias se enquadrarem no programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.

VIAS ALTERNATIVAS – Segundo Affonso, a revitalização dos acessos alternativos à falta da ponte da RJ-116, inclusive passando por ruas do bairro São Miguel, já foi disponibilizada uma equipe para reparos das ruas durante o horário noturno e que obras de revitalização total serão feitas após a construção da ponte. Afirmou ainda que a ponte do Exército permanecerá no município até a reconstrução da ponte da RJ-116 e que não existe essa possibilidade de a ponte ser retirada enquanto não seja normalizada a acessibilidade.

IMPORTÂNCIA DO NOVO CARGO – Quando questionado sobre sua renuncia ao cargo de prefeito do município de Bom Jardim para assumir a subsecretária no estado, o ex-prefeito aproveita para agradecer a todos a confiança e o carinho nele depositados e disse que diante do pedido do Governador se viu na obrigação de assumir o cargo para poder atender melhor o seu município e que o seu sucessor Paulo Barros sabia do compromisso em dar continuidade ao governo e que está, sempre que pode presente.

Quem desejar conferir a íntegra da entrevista de Affonso Monnerat ao site Goodweb, pode acessar www.youtube.com/watch?v=3Tv_tcN-5ag&feature=related.

Empresários de Cons.Paulino se reúnem com secretário de Obras de NF

No último 10, sexta-feira, empresários de Conselheiro Paulino se reuniram com o Secretário Municipal de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa. O encontro aconteceu na Câmara Empresarial de Conselheiro Paulino da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo – Acianf, em frente à Praça Lafayette Bravo, bem próximo da floricultura Jardinlândia.

Na oportunidade, os empresários Jairo Wermelinger Araújo (Werma), Carlos Serafim Junior (CEC), José Luiz Paixão (Sup. Tio Dongo) e Marcos Souza (Monarco), que integram a comissão dos demais empresários e comerciantes conselheiresens, debateram com o Secretário Helinho algumas questões cruciais para a localidade, tais como: explicações sobre o projeto de reurbanização da Praça Lafayette Bravo, em detrimento de outras obras consideradas mais urgentes; drenagem do Jardim Califórnia; remoção dos entulhos dos campos de treinamentos do Nova Friburgo FC; dragagem e limpeza das margens do rio Bengalas e desentupimento dos bueiros e galerias.

Por sua vez, o Secretário explicou que, com relação à praça, que foi necessário começar a obra imediatamente pois a verba vinda era “carimbada”, ou seja, caso não fosse aplicada na reurbanização da Praça Lafayette Bravo teria que ser devolvida. Quanto à dragagem dos rios, isto está a cargo do INEA (Instituto Nacional do Ambiente) e a drenagem das ruas a cargo da Secretaria de Obras. Já com relação à remoção dos entulhos, os serviços já estão sendo realizados e são de responsabilidade do governo estadual. Sobre desobstruções dos bueiros, o Secretário informou que é da competência da prefeitura que a partir de breve deverá começar a realizar.

TRIBUNA DO LEITOR - Onde o Leitor e o internauta têm vez e voz

Mãe relata situação de atendimento envolvendo a sua filha de cinco anos

“Meu nome é Deliane da Silva Cerqueira, sou moradora do bairro Bela Vista e precisei do atendimento no hospital na terça-feira, dia 07/06/11, pela parte da manhã porque minha filha Fernanda Cerqueira de Barros, de apenas 5 anos se queixava de muita dor na cabeça. Chegando ao hospital às 9h25 só fui atendida às 10h40 pela pediatra Dra. Élida P. Moreira de Farias. Relatei a queixa feita pela minha filha, inclusive que ela esteve uma ‘Otite’ na semana passada e que até o presente dia estava tomando “minisulida” (antiinflamatório). Logo após este meu relato, a doutora colocou a mão por trás das orelhas da minha filha e constatou ínguas, mas também não verificou se o ouvido já melhorado ou não e ai foi logo me passando um antibiótico de 600mg... imediatamente eu pedi um Raio X, pois já suspeitava que fosse uma sinusite e ela me respondeu: não há necessidade, se for sinusite o antibiótico combate.

Eu com medo de administrar um remédio tão forte numa criança de apenas 5 anos e por causa de injurias, peguei um ônibus e fui para Nova Friburgo, para o Hospital Raul Sertã e chegando lá fui muito bem atendida pelo pediatra Dr. Dagoberto José da Silva, que solicitou um raio X e foi constatada uma leve sinusite e o mesmo me passou um antialérgico para ajudar a soltar a secreção da narina e um remédio para colocar duas vezes ao dia em cada narina, que com esses medicamentos ela conseguiria eliminar a secreção sem precisar se intoxicar com antibióticos.

O meu alerta é para que as autoridades prestem mais atenção em quem eles colocam nesses hospitais para lidar com as nossas vidas. Porque a população assim como eu, não devemos e nem vamos nos calar perante esses ‘profissionais’ que mal olham para a nossa cara e por causa de ínguas nos dão remédios tão fortes. Aqui fica a minha indignação!”.

Deliane da Silva Cerqueira – Bela Vista, Bom Jardim/RJ

(Em carta assinada entregue em nossa redação)

A Voz do Pastor + Dom Edney Gouvêa Mattoso

Deus é Amor

Caros amigos, ao pensarmos em Deus podemos nos perguntar: É possível realmente conhecê-lo? Seu rosto não nos parece sempre misterioso?

Conta-nos o livro do Êxodo (33, 8-23) que, certa vez, Moisés pediu ver o rosto de Deus, e o Senhor lhe respondeu taxativamente: “não poderás ver a minha face, pois o homem não me poderia ver e continuar a viver” (v. 20). Esta passagem nos mostra que o Criador será sempre um mistério para o ser humano. Entretanto, alguém veio a nós da parte de Deus e nos revelou este mistério: Jesus Cristo. De fato, “muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (...) esplendor de sua glória e imagem do seu ser” (Hb 1,1-3).

Contemplamos o Mistério Divino do modo como Jesus no-lo fez conhecer. Ele revelou-nos que Deus é amor, “não na unidade de uma única pessoa, mas na Trindade de uma só substância” (Prefácio da SS. Trindade). Três Pessoas que são um só Deus, porque o Pai é amor, o Filho é amor e o Espírito é amor. Deus é amor puríssimo, infinito e eterno. Não vive numa solidão maravilhosa, mas é, sobretudo, fonte inesgotável de vida que se doa e se comunica incessantemente.

Em certa medida, podemos intuí-lo observando a realidade criada. Nela encontramos gravado o ‘nome’ da Trindade Santa nas múltiplas relações entre os seres; e a prova mais forte de que fomos criados a sua imagem é esta: somente o amor nos torna felizes, porque vivemos para amar e ser amados. Utilizando uma analogia sugerida pela biologia, diríamos que o ser humano traz no seu "genoma" o vestígio profundo do Deus-Amor.

Qualquer relação que estabeleçamos tem, portanto, no amor sua marca de autenticidade. Multiplicamos os nomes para designá-las: paternidade-maternidade, filiação, parentesco, namoro, reverência, amizade, amor conjugal, saudade..., e inclusive justiça, pois sem justiça não existe o amor, ela lhe é intrínseca (cfr. Caritas in veritate, 6); mas tais relações encontram-se profundamente inseridas no amor humano.

Assim, a família, “que tem a sua origem naquele mesmo amor com que o Criador abraça o mundo criado” (Beato João Paulo II), deve ser um verdadeiro santuário de vida, que encontrará sua real identidade na reciprocidade entre seus membros, acima de qualquer planejamento egoísta; do mesmo modo, os governos só cumprirão seus deveres com o bem-comum quando usarem seu poder como serviço e não como um domínio visando bens de particulares.

Para amar formos feitos, porque Deus é Amor.

Dom Edney Gouvêa Mattoso,
Bispo Diocesano de N.Friburgo e região

BASTIDORES DA CMBJ

Prisão de bombeiros causou indignação a todos
A prisão de 439 bombeiros militares no último dia 4, durante manifestação no interior do Quartel Central da corporação, no Rio de Janeiro, quando lutavam por melhores salários, deixou indignados os vereadores da Câmara Municipal de Bom Jardim. A secretária da Câmara, Simone Capozi, foi uma das primeiras a manifestar seu repúdio à atitude do governador Sergio Cabral, que ordenou aos integrantes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da Polícia Militar, a invasão do quartel e a detenção dos manifestantes.
Dos 439 bombeiros que estiveram presos, 27 eram de Nova Friburgo e cinco de Bom Jardim. Um deles, morador de Barra Alegre, apesar de já estar reformado, foi ao Rio apoiar a manifestação dos colegas e também acabou detido juntamente com eles.
Além de criticar a atitude do governador chamar os bombeiros de “vândalos” e jogar a política contra eles, a vereadora Simone lembrou ainda que o Rio de Janeiro é o estado que pior remunera os seus valorosos bombeiros, policiais militares e professores da rede pública, muito embora seja o estado em que se paga os impostos mais elevados do país.
O presidente da Câmara, vereador Jorge Quintes, também se manifestou em favor da libertação dos bombeiros, lembrando que Nova Friburgo e outros municípios iam realizar manifestações em praça pública, contra a atitude do governador, que deteve os bombeiros em um ginásio esportivo, sem qualquer condição para abrigá-los condignamente. Muitos moradores de Bom Jardim, parentes e amigos dos bombeiros detidos, também se manifestaram, através de faixas colocadas em muros ao longo da Avenida Venâncio Pereira Veloso, em que pediam socorro para os bombeiros.
Beta contra a terceirização dos serviços de Raio-X no hospital
A vereadora Elisabeth Heckert da Rosa (Beta) abordou da tribuna da Câmara, o que ela classifica de problema quanto ao serviço de Radiologia do Hospital Dr. Celso Erthal, lembrando que o HCE recebeu de deputados amigos de Bom Jardim, através de emendas parlamentares, doações de equipamentos de raios-X, ultrassonografia e outros inteiramente novos e modernos para servir à população e que agora o hospital estaria entregando a exploração dos mesmos a empresas particulares. “Por isso não acho correto e justo de que estes serviços passem a ser cobrados”, disse Beta.
Problema da escola Viviane Verly também abordada por Beta
Ainda durante a sessão do último dia 9, a vereadora Elisabeth-Beta falou da Escola Municipal Viviane Verly Pereira, que já teria sofrido desabamento antes da ocorrência da enchente, fazendo com que as crianças que lá estudavam, tivessem que ser remanejadas para o Colégio Bom Jardim (CBJ), já que suas antigas instalações corriam perigo no bairro São Miguel. Beta afirmou ainda, que a empreiteira responsável pelas obras da escola deveria arcar com os custos de sua reconstrução ou então ser acionada na justiça, no que concordou a sua colega Simone Capozi, dizendo que encaminhou ao Ministério Público documento relatando os problemas anteriores à catástrofe climática.

Manutenção da ponte do Exército deve ser a noite
Jorge Quintes justifica ausências e diz que tem “coração de atleta”

A vereadora Simone ao fazer uso da tribuna da Câmara dia 9, disse que depois de sua visita à ponte, junto com os colegas Ademyr e Chevrand, ela teve contato com o Secretário de Governo da Prefeitura Luiz Carlos Santos. Simone afirmou que o Secretário Luiz Carlos informou que a manutenção da ponte passará ser feita a noite para evitar maiores transtornos ao trânsito.

Finalizando a sessão da quinta, 9, o presidente da Câmara Jorge Quintes, justificou suas ausências, quando foi substituído pelo seu vice Nilton Benvenuti, dizendo que, como médico, havia sido chamado para atender paciente que sofrera acidente de moto e estava internado no hospital, necessitando de cirurgia. Quanto a sua segunda falta, o vereador Jorge Quintes também justificou dizendo que precisou fazer um eletrocardiograma (ECG), cujo resultado apontou que ele tem um “coração de atleta”.

Casa da Cultura de BJ promove oficina de Teatro de Bonecos com Recicláveis

A cargo do “oficineiro” Jéferson Robert Cunha, a Casa de Cultura Márcio Machado Nicoliello promove durante os sábados de julho, dias 2, 9, 16 e 23, das 14 às 17 horas na Oficina “Teatro de Bonecos com Recicláveis e Instrumentos Alternativos”, para socialização através da arte com diminuição dos resíduos sólidos, na forma de embalagens descartáveis, papel e outros materiais reutilizáveis.

O teatro de bonecos é um eficaz método de ensino: com o boneco nas mãos o professor poderá alfabetizar, contar histórias, dar aulas de geografia, ciências, história, matemática, utilizando qualquer uma das técnicas possíveis. O boneco ensina de uma forma diferente, e essa diferença está na maneira lúdica e jocosa com que ele se comporta. Seus trejeitos e vozes engraçadas despertam o interesse das crianças proporcionando a interatividade. Aliado ao uso de instrumentos alternativos, o trabalho ganha novas possibilidades, ainda mais lúdicas e criativas.

As vagas para esta oficina são limitadas com taxa de material de R$ 5,00 (cinco reais) e os interessados em participar, devem fazer suas inscrições na Casa de Cultura ou obter maiores informações, se comunicando pelo telefone 2566-3032 ou ainda e-mail casadacultura@gmail.com Já quem desejar ver alguns modelos de bonecos prontos, pode acessar a blog www.teclabj.blogspot.com

BJ conquista troféu da VII Copa Aperibé de Jiu-Jítsu

Atletas bom-jardinenses, que participaram da VII Copa Aperibé de Jiu-Jítsu, conquistaram o 1º e o 3º lugar na competição.

A já tradicional Copa Aperibé de Jiu-Jítsu, que aconteceu no último dia 5, em sua 7ª edição, contou com a presença de dois guerreiros, conforme foram denominados pelo mestre de artes marciais bom-jardinense, Cristiano Monteiro, seus alunos e competidores Danilo Silveira e Junior Brito. Danilo Silveira, faixa azul, fez quatro lutas e trouxe para Bom Jardim o título de campeão, conquistando o primeiro lugar na competição. Junior Brito Rosa, faixa azul, fez cinco lutas e trouxe o bronze, conquistando a terceira posição.

Monteiro, que ministra as aulas de jiu-jítsu em Bom Jardim, dentro do projeto “Jiu-Jítsu Levado a Sério”, concedeu uma entrevista na Rádio Alternativa FM, no último dia 7, ao programa Manhã Alternativa, sob o comando do comunicador Emerson Vieira. Na oportunidade, ele parabenizou seus alunos, classificando-os como guerreiros, pelo fato de se deslocarem de ônibus por quatro horas para chegar ao local da competição e, mesmo sozinhos, terem conquistado o campeonato.

Segundo o professor, iriam participar da competição, pelo menos 18 alunos, que se prepararam e aguardavam ansiosos pela disputa. Infelizmente, não foi possível levar todos os alunos por falta de transporte. Monteiro lamentou a falta de apoio da prefeitura, principalmente por ter sido informado em cima da hora, impossibilitando que conseguisse o transporte de outra forma. Monteiro acrescentou ainda que, quando prefeito, Affonso Monnerat sempre o apoiou de alguma forma e pediu às autoridades que não se esqueçam do esporte em Bom Jardim, apelando para que apóiem não apenas o jiu-jítsu, mas também a capoeira, o karatê, o kung fu, o takwondo e outras modalidades, lembrando ainda que o esporte e as artes marciais sempre projetaram o nome do município em todo o Brasil e o país vai sediar as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, quando esses esportes podem estar presentes.

Cristiano Monteiro aproveita também para agradecer a todos que sempre apóiam o jiu-jítsu em Bom Jardim, como HR Automóveis, Terabyte, Boi de Corte, Restaurante A Mineira, Rádio Alternativa, JORNAL MAIS BJ, CIEP 322 Diretor José Alcides, Vereador Joelson e GoodWeb.

Adrian Mussi defende participação dos municípios na gestão de resíduos sólidos

O deputado federal e presidente da Subcomissão Especial que acompanha a regulamentação da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos da Câmara Adrian Mussi (PMDB-RJ), participou no último dia 9, do “XI Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos no Brasil”, promovido pelo Interlegis, no Senado Federal.

Este deputado, natural de Macaé mas que está constantemente aqui por Nova Friburgo se empenhando também pelo nosso município, acredita que o maior desafio da implementação da lei começa pela logística reversa. “Devido à complexidade da elaboração da logística reversa que envolverá vários segmentos, acredito que esse será o grande desafio enfrentado pelo Comitê Interministerial”, disse o parlamentar.

O processo da logística reversa responsabiliza o setor público, o setor empresarial e a própria sociedade na efetivação da logística. “Esse é um processo no qual os produtores de um eletroeletrônico, por exemplo, têm que prever toda a reciclagem daquele produto, como será feito o retorno e a destinação ambiental adequada, especialmente de alguns itens que retornem para o ciclo produtivo”, lembrou o parlamentar.

Outro fator importante é a educação ambiental. “Estamos, na verdade, falando da uma mudança de comportamento de toda a sociedade, pois, todo cidadão deverá cuidar do seu lixo”, disse Adrian Mussi.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Professores de BJ receberão mil laptops em mais uma parceria com o Banco do Brasil

Ana Amelia Mendes (PMBJ) - O prefeito Paulo Barros assinou na sexta-feira (03), às 18h, o convênio com o Banco do Brasil para o financiamento da compra de seis ônibus para atender a demanda de transporte escolar de Bom Jardim e mil computadores portáteis – laptops – para professores exclusivos da rede municipal e para alunos do 5º ao 9º ano. Como na foto, o gerente do Banco do Brasil da agência de Bom Jardim, Wellington Jaccoud, apresentou ao prefeito o modelo do laptop adquirido com o convênio através do Programa Um Computador por Aluno (Pro UCA). O objetivo da compra dos computadores é permitir aos estudantes a participação mais efetiva no mundo globalizado, dando acesso à comunicação e informação.

Vem aí o 1º Encontro do Futebol Bom-jardinense

O conhecido desportista e empresário do setor de contabilidade, Robson de Jesus (Robinho) estará promovendo no próximo dia 23, feriado de Corpus Christi”, o ‘1º Encontro do futebol bom-jardinense”. O local da realização será o JR Society e a programação elaborada é a seguinte: 9h – Homenagem a diversos jogadores do Bom Jardim EC; 10h Futebol society amistoso, BJEC X Seleção de NF e a partir das 12h, churrasco de confraternização com pagode.

O organizador Robinho, ressalta desde já que este evento é limitado ao número de 100 participantes/convidados que para ter acesso à festa terão que estar com camisa alusiva ao acontecimento.

Histórias e degustação de produtos típicos juninos na Casa da Cultura


A Casa da Cultura Mário Machado Nicoliello promove no próximo dia 17, sexta-feira, a partir das 16h, o esperado evento “Histórias Saborosas”. Nesta edição, o evento celebra as tradicionais festas desta época do ano, com o tema “Sabores Juninos”. Entre as diversas atrações, haverá Contação de Histórias, Aula de Culinária e degustação de comidas típicas, tudo relacionado ao folclore e ao costume brasileiro de comemorar em alto estilo, as festividades dedicadas aos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. A entrada e participação no evento são totalmente gratuitos. Mais informações pelo telefone 2566-3032 ou por e-mail casadaculturabj@gmail.com.

Glauber realiza audiência pública em Bom Jardim

O deputado federal Glauber Braga (PSB), realiza neste sábado, dia 11, a partir das 15h30 junto ao Terminal Rodoviário de Bom Jardim, prestação de contas de seu mandato, como periodicamente costuma fazer nos municípios de nossa região.

Escola Moreira Franco realiza festa junina

A Escola Municipal Gov. Moreira Franco promoverá no próximo dia 18, sábado da semana que vem, sensacional e imperdível Festa Junina em suas próprias dependências, a partir das 15 horas. Haverá funcionamento das tradicionais barraquinhas de comidas e bebidas típicas, bazar, dança caipira e ótimo show com a dupla Cesário Ramos & Gabriel. Todos estão convidados e vale à pena comparecer!

Paulo Barros tem encontro com diretor da Estácio de Sá

Ana Amelia Mendes (PMBJ) - Com intuito de formalizar e estreitar o relacionamento entre a Prefeitura de Bom Jardim e a Universidade Estácio de Sá (Unesa), o prefeito Paulo Barros se reuniu com o diretor do Campus Nova Friburgo, Manoel Nunes, funcionários e professores do curso de Fisioterapia. O encontro aconteceu no gabinete do Chefe do executivo Municipal, no último dia 3 e contou com a participação da secretária de Gabinete, Amanda Fernandes, e do fisioterapeuta da rede, Alan Barros.

Durante a conversa, o prefeito Paulo Barros demonstrou satisfação ao comentar o trabalho já realizado entre a universidade e a Santa Casa de Bom Jardim e afirmou que tem interesse em alguns cursos, principalmente de informática para professores, e projetos apresentados pelo diretor Manoel Nunes. “Acho muito importante investirmos em nossos funcionários, a atualização é essencial para que possamos oferecer um serviço de qualidade à população. Nosso objetivo é ampliar o trabalho da Santa Casa e trazer para a rede municipal, assim como oferecer capacitação também aos nossos professores para aprimorar mais a educação que fornecemos às nossas crianças e jovens bom-jardinenses”, ressaltou o prefeito.

Ao fim da reunião, o prefeito Paulo Barros solicitou a marcação de um novo encontro para que a secretária de Educação, Rozeli Corrêa, conheça os serviços oferecidos pela Unesa.

Centro e Banquete terão curso gratuito de manicure

A iniciativa é da Secretaria de Promoção e Assistência Social da prefeitura de Bom Jardim

Ana Amelia Mendes (PMBJ) - A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Promoção e Assistência Social, iniciou no dia 02 de junho, mais um curso de manicure gratuito para a população bom-jardinense. O curso é oferecido no primeiro distrito – Bom Jardim –, na sede do Programa de Atendimento Integral à Família (Paif), e no terceiro distrito – Banquete, no Centro de Referência da Assistência Social.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, participou da aula inaugural. “Fico feliz em ver o interesse dessas mulheres em buscar uma profissão. Desejo sucesso muito sucesso para esta nova etapa”, disse a Secretária Regina.

O curso terá duração de três meses e todo material, do esmalte aos instrumentos, será fornecido pela secretaria e ao fim, as alunas receberão certificado de conclusão. Para a dona de casa Maria Izabel Santos (58), moradora de Banquete, o curso é a realização de um sonho. – “Sempre tive vontade de aprender a fazer unhas e agora tenho a oportunidade. Estou bastante animada e penso em levar a diante a profissão por que gosto muito”.

As aulas são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h.

PMBJ amplia Projeto de Estimulação Pedagógica

Em apenas um ano, o resultado é bastante expressivo

Ana Amelia Mendes (PMBJ) - Visando humanizar o ensino e oportunizar aos alunos uma melhor aprendizagem e sanar as dificuldades encontradas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Educação, ampliou para mais escolas da rede o Projeto de Estimulação Pedagógica, implantado em 2010.

O projeto consiste em aulas de reforço, acompanhamento psicológico, fonoaudiológico, estimulação da atividade intelectual através da capoeira, da música e do xadrez para alunos que apresentam dificuldades ou possuem alguma necessidade especial, e conta com o envolvimento da secretaria de Educação, de todo corpo docente da unidade escolar, coordenação pedagógica, psicólogo, fonoaudiólogo, equipe de apoio, além da participação efetiva e essencial dos pais e responsáveis.

“Esse projeto é a realização de um grande sonho. Durante a minha trajetória como professora, após identificar os índices consideráveis de reprovação, me propus a fazer a diferença e implantei a semente na escola em que dava aula e hoje, a diferença será implantada em toda a rede municipal de ensino”, contou a secretária de Educação, Rozeli Corrêa.

A pioneira na implantação do Projeto de Estimulação Pedagógica, que oferece as atividades no período em que o aluno não está dentro de sua turma regular, é a Escola Municipal Governador Moreira Franco, que apurou após um ano de execução, o índice de 72% de aprovação entre os alunos que participaram do projeto. Segundo a diretora da unidade escolar, Fátima Mululo, o atendimento personalizado e a participação efetiva dos pais é o diferencial do projeto que tem a proposta de humanizar o ensino e preparar a criança e o adolescente para um mundo globalizado e um mercado de trabalho bastante competitivo.