O deputado federal e presidente da Subcomissão Especial que acompanha a regulamentação da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos da Câmara Adrian Mussi (PMDB-RJ), participou no último dia 9, do “XI Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos no Brasil”, promovido pelo Interlegis, no Senado Federal.
Este deputado, natural de Macaé mas que está constantemente aqui por Nova Friburgo se empenhando também pelo nosso município, acredita que o maior desafio da implementação da lei começa pela logística reversa. “Devido à complexidade da elaboração da logística reversa que envolverá vários segmentos, acredito que esse será o grande desafio enfrentado pelo Comitê Interministerial”, disse o parlamentar.
O processo da logística reversa responsabiliza o setor público, o setor empresarial e a própria sociedade na efetivação da logística. “Esse é um processo no qual os produtores de um eletroeletrônico, por exemplo, têm que prever toda a reciclagem daquele produto, como será feito o retorno e a destinação ambiental adequada, especialmente de alguns itens que retornem para o ciclo produtivo”, lembrou o parlamentar.
Outro fator importante é a educação ambiental. “Estamos, na verdade, falando da uma mudança de comportamento de toda a sociedade, pois, todo cidadão deverá cuidar do seu lixo”, disse Adrian Mussi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário