segunda-feira, 27 de junho de 2011

Prefeitura e Sebrae realizam ações para população bom-jardinense

Comunidades de São José e Banquete são atendidas

Por Ana Amelia Mendes

Nos dias 16 e 17 de junho, a Prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Governo, em parceria com o Sebrae promoveu nos distritos de São José e Banquete ações com objetivo de levar aos moradores, comerciantes, empreendedores e prestadores de serviços dessas comunidades, informações sobre crédito, retirada de documentos, orientações sobre impostos e taxas municipais, Lei de Uso e Ocupação do Solo, vistorias, assim como questões ambientais.
Os eventos foram realizados nas praças de cada distrito, das 12h às 17h, e tiveram uma procura considerável por todos os serviços oferecidos.
Estiveram presentes as secretarias de Governo, Fazenda, Promoção e Assistência Social, Meio Ambiente, Obras e Infraestrutura, e Defesa Civil.

Caps realiza seu primeiro arraiá

Por Ana Amelia Mendes

No dia 14 de junho, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Saúde por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) promoveu a primeira Festa Junina para todos os usuários e familiares do centro. A medida teve como objetivo proporcionar momentos de socialização e troca entre os participantes.
Durante a programação da festa, que contou com muita música, brincadeiras, quadrilha, comidas típicas, dança de salão comandada pelo professor e psicólogo da rede, Wueliton Pires, a coordenadora de Saúde Mental, Érica Dutra, e toda a equipe do Caps aproveitaram o momento e agradeceram as parcerias para a realização do evento. “Agradecemos o comércio local, os familiares e a comunidade em geral pelas doações, a realização desse evento só foi possível porque essas pessoas se sensibilizaram pela importância do trabalho realizado no Caps. E à equipe, parabéns por mais esse sucesso”, disse emocionada a coordenadora Érica Dutra.

Equipes disputam as finais de campeonato de futebol em BJ

Por Ana Amelia Mendes

No domingo, 29 de maio, o bairro Jardim Boa Esperança estava em festa. As equipes Mirim, Infanto-Juvenil (fotos) e Adulto disputaram as tão aguardadas finais do Campeonato de Futebol realizado com o apoio da secretaria de Esporte. De acordo com o coordenador de Esporte, Jouber Alves da Silva, o campeonato foi disputadíssimo. “Através do esporte conseguimos unir as pessoas, e esse evento é uma grande demonstração de parceria e solidariedade, pois a comunidade se envolveu e apoio mais essa ação em prol da saúde e da qualidade de vida dos bom-jardinenses”, ressaltou o coordenador.

Bom Jardim assina Pacto de Gestão do SUAS com o Estado

A secretária de Promoção e Assistência Social de Bom Jardim, Regina Bérgamo, e a coordenadora de programas da Assistência Social, Priscila Ladeira, participaram na quarta-feira (15), do evento de assinatura do Pacto de Gestão do SUAS, no auditório da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. O encontro contou com a presença do Governador Sérgio Cabral, do Vice-Governador e secretário de Obras Luiz Fernando de Souza Pezão, da Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello, e do secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos Rodrigo Neves.
Por meio do Pacto de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o governo estadual oferecerá apoio técnico e financeiro aos 92 municípios para a organização e qualificação da gestão e dos serviços de Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial, para cidadãos que já se encontram em situação de risco e tiveram seus direitos violados.
Com o pacto, o Rio de Janeiro irá cofinanciar 100% dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) nos 92 municípios do Estado. Fará o repasse fundo a fundo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e dos Centros de Referência para População de Rua, além do cofinancimento para implantação e funcionamento de CRAS em todas as áreas pacificadas. Outro ponto importante do pacto é a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação da gestão, serviços e unidades do SUAS.
Atualmente, o Rio é o único estado em todo o país que possui, no mínino, dois CRAS em cada um de seus 92 municípios, totalizando 339 CRAS, cofinanciados, sendo que 127 são financiados exclusivamente pelo Estado. Com o pacto de gestão, a meta é chegar a 400 CRAS até o fim do ano e 600 CRAS até 2014. Para garantir o funcionamento continuado dessas unidades serão investidos R$ 25 milhões, oriundos da secretaria de estado de Assistência Social. (Fonte: www.social.rj.gov.br)

Consórcio Intermunicipal de Saúde consegue ajuda do governo estadual

Secretaria estadual de Saúde fixou em 25% sua participação nas despesas totais para implantação do Samu

Por Ana Amelia Mendes

Em reunião realizada no município de Nova Friburgo no dia 21 de junho, o prefeito de Bom Jardim e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Paulo Barros, junto aos demais prefeitos e secretários de saúde da região, conquistou o comprometimento do governo do estado em assumir 25% da despesa total para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu – Regional do Interior.
O custeio através de verba estadual foi posto em discussão uma vez que o governo estadual disse não haver possibilidade de arcar com nenhuma despesa por já manter o Grupamento de Socorro de Emergência (GSE). Os prefeitos e secretários presentes questionaram o posicionamento do estado com base na Resolução Sesdec 239, de 12 de março de 2008, que diz que as despesas de custeio da operacionalização do Samu-Regional do Interior serão compartilhadas entre a União e o Estado do Rio de Janeiro.
Após apresentação de planilhas e valores, a subsecretária geral de estado de Saúde, Monique Fazzi e o subsecretário de Atenção à Saúde, Alfredo Scaff, com autorização do secretário de estado, Sérgio Côrtes, que não pôde comparecer ao evento por acompanhar o governador Sérgio Cabral em outros compromissos, fixaram o custeio de 25% para implantação do Samu, além de manter o GSE e mais a construção de 10 unidades básicas de saúde para os municípios atingidos pela catástrofe de janeiro.
No encontro, além do prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, e equipe da secretaria estadual de Saúde, participaram também os prefeitos de Nova Friburgo, Dermeval Barbosa Moreira; de Duas Barras, Antônio Carlos; de Cordeiro, Silvinho Daflon; de Santa Maria Madalena, Arthur Garcia; de Carmo, Carlos Emanuel; de Petrópolis, Paulo Mustrangi; e o Deputado Estadual Rogério Cabral.

Resultado da vacinação surpreende em Bom Jardim

Por Ana Amelia Mendes

No último sábado, 18 de junho, Bom Jardim participou do Dia 'D' da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite além de realizar o reforço da vacina tríplice viral que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. A equipe da secretaria municipal de Saúde e a presença dos vereadores Zé Nilton e Carlos Gastão reforçaram a importância da ação.
Neste primeiro dia de vacinação, o município conseguiu vacinar 1.214 crianças menores de 5 anos contra paralisia infantil, o que corresponde a 72,83%, e 1.220 crianças de 1 a 7 anos se imunizaram contra sarampo, caxumba e rubéola, chegando a 61,24%.
Para a mãe Claudineia Fontes de Oliveira, que levou seu filho Bernardo, de 4 meses, a vacinação é muito importante. “É a primeira vez que trago o meu filho em campanha de vacinação e vou trazer sempre, pois sei que é de grande importância para que ele cresça saudável”, disse Claudinéia.
De acordo com a coordenadora de Imunização, Harina Ferran, a adesão foi muito boa. “Conseguimos um ótimo resultado em pouco tempo, pena que o governo do estado nos enviou um número insuficiente de doses, cerca de 50% a menos. Mas neste momento normalizamos o fornecimento e os postos já se encontram abastecidos para atingirmos a meta pactuado do Ministério da Saúde que é 95%”, esclareceu a coordenadora.
A campanha segue até o dia 24 de junho e a segunda etapa será realizada em 13 de agosto.

Nenhum comentário: