Ide por todo o mundo!
A partir da Ascensão do Senhor e da experiência de Pentecostes, ressoa nos ouvidos dos discípulos de Cristo o mandato do Senhor: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15). Fiando-se nesta palavra, a Igreja de todos os tempos expande sempre mais seus horizontes para que Cristo torne-se uma realidade viva no coração de cada homem e mulher.
Já há algumas décadas, desde os importantes discursos radiofônicos de Pio XII passando pelos insistentes apelos do beato João XXIII, Paulo VI, João Paulo I e do beato João Paulo II; até chegar à maravilhosa eloquência do Santo Padre Bento XVI, somos convidados insistentemente a utilizar todos os meios modernos de comunicação, instrumentos dos quais a Igreja não pode ficar à margem.
Poder-se-ia dizer que com o avanço das novas tecnologias da comunicação, foi decretado o fim do monopólio dos “Meios”. Nesta “era digital”, já não estamos reféns deste ou daquele instrumento específico para nos informarmos e formarmos nossa opinião.
Por isso, acima de todas as críticas contra a moderna comunicação, temos que perceber que assim como toda ferramenta pode ser usada para o bem ou para o mal - e devemos utilizá-las bem -, urge também fazer bom uso da tecnologia.
Então, mesmo que a voz da Igreja deixe de ser escrita nas serras, no mar, nos campos, ela se fará ouvir nos telhados do mundo através da internet, que se torna também um púlpito da Igreja voltado para o mundo, uma oportunidade de anunciar Jesus Cristo e também de denunciar tudo aquilo que é injusto e falacioso.
Deste ponto de vista, podem estar certos de que o Bispo de Nova Friburgo, como também os demais bispos, não pouparemos palavras todas as vezes que nos depararmos com situações que ofendem o bem, a verdade e a vida, porque esta é a nossa missão e não nos acovardaremos diante de quaisquer intimidações. Temos a certeza de que enquanto pregarmos a Palavra de Deus que ilumina as diversas situações de nossa vida, muitos nos ouvirão.
Esta palavra deve, pois, nos interpelar e ajudar a discernir por onde passa a verdade neste mundo de mentiras em que muitas vezes encontramo-nos, para que não nos iludamos por discursos enganosos, às vezes eleitoreiros, às vezes movidos por interesses que não são o do bem comum.
Confio à Imaculada Conceição, estrela da evangelização, todas as minhas homilias postadas nos diversos canais da internet, para que livres de todas as artimanhas do inimigo, sejam válido incremento no pastoreio de nossa querida Diocese.
Dom Edney Gouvêa Mattoso,Bispo Diocesano de Nova Friburgo & Região
Nenhum comentário:
Postar um comentário