sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Jovem atleta bom-jardinense, Elivélton deve ser o titular do Flu contra o Ceará


Depois de Tinga, menino de ouro do Jardim Boa Esperança, atualmente atleta do Palmeiras, mais um jovem jogador de Bom Jardim terá sua oportunidade de brilhar como titular em um time de ponta do Campeonato Brasileiro 2011. Trata-se do garoto Elivélton, de 19 anos, atleta do Fluminense, com que o técnico Abel Braga deverá contar para formar a dupla de zaga com Márcio Rosário, na partida contra o Ceará neste sábado, dia 29, às 18h, em Fortaleza, pela 32ª rodada do Brasileirão. O Flu, que vem de derrota para o Atlético-MG por 2 a 0, sábado passado, no Engenhão, perdeu Leandro Euzébio, expulso durante a partida contra a equipe mineira. Com a suspensão do camisa 85 e sem poder contar com Gum e Digão, machucados, surgiu a chance de Elivélton, que estava na reserva, finalmente vestir o uniforme titular do tricolor carioca.
         Se para muitos a ausência da dupla de zaga titular e menos vazada do Campeonato Brasileiro de 2011 é uma temeridade num momento decisivo na competição, para o treinador tricolor a presença da jovem promessa tricolor é motivo de tranquilidade e segurança. A confiança de Abel Braga em Elivélton é tão grande, que o treinador já descartou utilizar Edinho improvisado como zagueiro e disse por mais de uma vez que o Fluminense está bem servido de defensores e que não precisa de reforços para a posição.
Revelado nas Laranjeiras, o jovem Elivélton foi comparado a Thiago Silva por Abelão, após a vitória sobre o Coritiba, por 3 a 1, quando o zagueiro substituiu Digão, que deixou o campo machucado. “Eu não preciso mais falar do Elivélton. Já havia dito anteriormente que ele é um diamante que não vai precisar de muito tempo para ser lapidado. Ele tem uma impulsão igual ou maior que a do Thiago Silva e é mais veloz do que o zagueiro do Milan”, elogiou Abel à época. Aos 19 anos, a partida contra o Ceará deverá ser a primeira de Elivélton como titular do Fluminense, desde que o zagueiro foi promovido aos profissionais nesta temporada. Até agora, ele só havia feito duas partidas com a camisa tricolor, sempre entrando durante os jogos.

Do distrito de Barra Alegre para brilhar no futebol profissional

         Nascido no distrito bom-jardinense de Barra Alegre e como um dos filhos do Sr. Clemildo Amaral, simpático e humilde produtor rural daquele distrito de Bom Jardim, Elivélton teve uma passagem pelas categorias de base do Nova Friburgo FC e depois foi o Fluminense FC, onde começa agora a despontar para o futebol profissional do Rio e do Brasil. Elivélton é irmão dos jovens e também promissores jogadores Eliel e Kleisson, que integram a Escolinha de Futebol do Bom Jardim Esporte Clube, dirigida pelo treinador Raimundo Christani e sua competente comissão técnica. Da lavoura aos gramados, Elivélton espera retribuir os elogios de Abelão. 
Antes de se tornar jogador profissional de futebol, o zagueiro já chegou a acordar às 5h da manhã para ajudar o pai em plantações de café e inhame. O sonho de ser jogador sempre persistiu. Mas antes de chegar até ele, Elivélton precisou driblar as dificuldades que a vida lhe impôs. Ao estrear como titular na partida deste sábado, contra o Ceará, no Estádio Presidente Vargas, o jovem de 19 anos, revelado em Xerém, espera retribuir em campo os constantes elogios do técnico Abel Braga. 
E ainda deixar de vez no passado os tempos de trabalho duro nas lavouras de Barra Alegre, distrito de  Bom Jardim, que fica a 40km de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, Elivélton é o mais velho de três irmãos, todos homens. Nunca passou dificuldades financeiras, mas desde cedo aprendeu a dar valor ao trabalho suado do pai Clemildo. 
Acordava cedo, antes mesmo das 5h da manhã, para ajudar na lavoura. Nas plantações de café e inhame, ganhou força para correr atrás dos atacantes adversários. A ajuda ao patriarca da família Viana dos Santos só acabou quando tinha 15 anos e trocou a escolinha de futebol que frequentava pelas divisões de base do Friburguense.
- Sempre achei importante ajudar meus pais. Minha mãe, Penha, é diarista. Eu acordava cedo e ia para lavoura com meu pai, mas sempre sonhando que seria um jogador de futebol - resumiu o jogador.
Destaque da equipe serrana, foi contratado pelo Fluminense em 2009 após enfrentar o Tricolor pela Taça Otávio Pinto Guimarães. Integrado ao elenco principal em maio passado, já entrou no decorrer das vitórias sobre Atlético-PR e Coritiba, ambas por 3 a 1, no Engenhão. Mesmo ainda novato, coleciona diversos elogios do técnico Abel Braga. No último deles, o comandante disse que Elivélton era uma "joia a ser lapidada". Como titular, no entanto, esta será a estreia da revelação. E o momento de alegria vem logo depois de um episódio triste da vida do zagueiro. Maria Alva, avó do jogador, faleceu há um mês sem nunca ter visto o neto jogar como profissional. A dor foi tanta que Elivélton caiu no choro durante um treinamento nas Laranjeiras.
- Era como uma segunda mãe. Sempre fui muito próximo da minha avó, vivia na casa dela. Fui o primeiro neto, né? Infelizmente ela não me viu jogar pelo Fluminense, pois já estava muito doente e sempre no hospital - lembrou o zagueiro, que recebeu elogios também de Mário Marques, ex-treinador dos juniores do Tricolor.
- Para mim, ele já foi aprovado. Entrou num jogo muito difícil (contra o Coritiba) e passou no vestibular. É um garoto rápido, de boa antecipação. Tem tudo para corresponder aos elogios do Abel. Não será surpresa se jogar bem. Aliás, com certeza jogará - disse Mário à Rádio Brasil. 
Ainda tímido com os holofotes que a camisa de um grande clube traz, Elivélton não é um cara de muitas palavras. Baixinho para a posição (1,79m), usa sua impulsão como arma. E guarda com carinho os conselhos que recebeu de Thiago Silva, seu maior ídolo.
- A expectativa é grande. Quero mostrar meu trabalho e ir bem. Tive a chance de conhecer o Thiago Silva recentemente e ele me deu algumas dicas. Disse para eu continuar meu trabalho que estava indo bem. Os mais experientes sempre dão alguns toques. Pedem para eu ficar tranquilo e não me afobar durante o jogo - explicou.

FICHA TÉCNICA:
Nome: Elivélton Viana dos Santos
Natural de:  Bom Jardim, RJ
Idade: 19 anos (10/05/1992)
Altura: 1.79m
Peso: 81kg
Dois jogos como profissional do Flu (Atlético-PR e Coritiba)

Nenhum comentário: