quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Amparo, distrito friburguense mas que tem ligação com BJ, comemora seus 100 anos


O forró do Trio Nó Cego, uma das atrações da festa

Após ter feito parte do município de Bom Jardim, Amparo, 4º distrito de Nova Friburgo e vizinho do distrito bom-jardinense de São José do Ribeirão, está comemorando, entre os dias 07 e 12 de outubro, os 100 anos de reintegração ao município de Nova Friburgo.
Para comemorar este grande evento, a Prefeitura Municipal de NF e a Associação de Amigos e Moradores do distrito irão realizar o “Festival Cultural de Amparo”. Serão diversas atrações como escola de samba, bandas musicais, jogos florais, encontro de jipeiros, forró, dança típica, concurso da rainha, contação de histórias, teatro de fantoches, apresentação de capoeira, entre outras. Os festejos terão início neste dia 7, sexta-feira, e terminarão no dia 12, quarta-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida. No dia 7, a partir das 19h, estarão se apresentando a Banda Israel, Vilage no Samba e o grupo Remexesamba. No dia 8, sábado, a partir das 14h, o programa prevê encontro de jipeiros e Banda Polaridade; a partir das 18h, banda Campesina Friburguense, 1º Jogos Florais locais, concurso Rainha do Amparo, e os grupos Fato Consumado, Táxi Lunar e Baião de Dois, de forró pé de serra. No dia 9 está previsto concentração dos jipeiros para o circuito pela manhã; à tarde haverá contação de histórias, apresentação do Grupo Abadá Capoeira, chegada dos jipeiros, banda Euterpe Friburguense e Banda Dexter; à noite, peça teatral “El Brujo”, dança de salão com o professor Ricardo Rocha, e apresentação dos grupos Na Vitrola e Cabeça de Égua. Já no dia 10, às 16h, haverá cerimônia comemorativa “Amparo 100 anos”, com participação das escolas locais; a partir das19h, se apresentam a Banda Celebrai e o Ministério Promessas, ambos de música gospel, contando com a participação de Ananias Veloso, Janete Carvalho e Osvaldinho. No dia 11 as atrações da noite são dança típica suíça, apresentação de tango com Chico Rondon e Margarete e apresentações musicais de Nó Cego, Shape Indiano e Antônio Valério, o rei do bailão. O último dia dos festejos será na quarta-feira, 12, feriado. Pela manhã haverá festival de bengalinhas no campo do Amparo F. C. e o projeto Acerte o Passo, de esporte, saúde e lazer, da Secretaria Municipal de Esportes; para a tarde estão previstos gincana, Banda Municipal, da Oficina-Escola de Artes, teatro de fantoches e concurso Boneca Viva. À noite se apresentam João Carlos & Leonardo, de sertanejo universitário, e Banda Nitro.
O Festival Cultural de Amparo que comemora os cem anos de reintegração do 4º distrito a Nova Friburgo, é uma realização da Prefeitura Municipal e Associação de Moradores e Amigos do Amparo (Assamam), e patrocínio de empresas locais e de toda Nova Friburgo.
Um pouco de história
Os municípios da região tiveram a colonização influenciada por descendentes de alemães (Brust, Emerich, Erthal, Heckert, Klein, Miller, Schott, Hoelz), suíços (Ballonecker, Engert, Marchon, Bohrer, Marfurt, Berçot, Monnerat), italianos, (Lattanzi, Capozi, Cariello, Guzzo, Pecci), franceses (Bittencourt), portugueses (Teixeira, Corrêa, Rocha, Silveira, Dias) e libaneses (Tuffi, Abdalla). O primeiro núcleo populacional estável da região surgiu onde hoje se localiza o distrito bom-jardinense de São José. Em 13 de outubro de 1857 foi autorizada a construção de uma igreja, o que marcava a existência de uma freguesia – divisão administrativa da época – então ligada ao município de Nova Friburgo. Porém, a freguesia de São José de Nova Friburgo – como surgiu registrada – perdeu sua preponderância na região por um curioso fato. Os poderosos fazendeiros locais, por temerem que as faíscas das locomotivas queimassem suas ricas plantações, impediram que os trilhos da estrada de ferro passassem por lá, tendo sido deslocados e construídos onde hoje se localiza o centro da Cidade de Bom Jardim, ainda estando de pé o antigo prédio da estação de trens.
Em 1887 foi criado o Distrito de Paz de Bom Jardim, ligado à freguesia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo. Assim, São José seguiu pertencendo a Nova Friburgo e Bom Jardim a Cantagalo. Em 1891, com a criação do município de Cordeiro, Bom Jardim passou a ser um de seus distritos. Porém, a situação durou pouco tempo, pois já em maio de 1892 uma nova reforma administrativa extinguiu o município de Cordeiro e devolveu as terras de Bom Jardim para Cantagalo e também devolveu São José do Ribeirão – que havia se tornado município – para Nova Friburgo.
Agradecimento: O Jornal Mais BJ agradece a simpática Sabrina Pires, aqui de Bom Jardim, na participação direta desta publicação.

Nenhum comentário: