quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Informativo da Prefeitura Municipal de Bom Jardim


Prefeito de Bom Jardim recebe visita de subsecretário de Estado de Saúde

Alfredo Scaf afirmou que unidade de São Miguel fica pronta este ano.

Por Ana Amelia Mendes

Na quarta-feira (28), o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, e o secretário de municipal de Saúde, Hudson Monnerat, receberam a visita do subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, Alfredo Scaf, que veio ao município a pedido do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, com objetivo de trazer as plantas das unidades básicas de saúde a serem construídas em São Miguel e São José do Ribeirão e conhecer as instalações, obras e reformas da Santa Casa de Bom Jardim.
Durante conversa no hospital, o prefeito Paulo Barros pleiteou mais verbas e equipamentos para as instalações da casa de saúde, e uma de suas alegações foi o atendimento a pacientes de municípios vizinhos, da mesma forma que solicitou rapidez nas obras de construção dos dois novos postos. Em resposta, o subsecretário afirmou que a unidade de São Miguel fica pronta ainda este ano. “O processo de construção das unidades é mais simples que o da UPA, com peças pré-moldadas, o que agiliza a entrega da obra. A empresa responsável pela obra já foi definida e será a Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro)”.
            Na Santa Casa de Bom Jardim, o subsecretário Alfredo Scaf conheceu todas as instalações e também do local onde será implantada a sala de estabilização, mais uma cobrança feita pelo prefeito Paulo Barros.
            A visita do subsecretário foi acompanhada também pelo diretor administrativo da Santa Casa, Éder Carpi, do diretor clínico, Dr. Lauro Massaud, assim como pelo secretário municipal de Governo, Luiz Carlos dos Santos, pelo médico e presidente da Câmara, Dr. Jorge Quintes, pela chefe de enfermagem, Cleide Dias e pelo também médico Dr. Marcos Célio Pontes Rangel.

Estado envia máquina para a dragagem de Rio Grande

Por Ana Amelia Mendes

Através da atuação constante do subsecretário de estado, Affonso Monnerat, do prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, e a pedido também do vereador Carlos Gastão, o governo do estado enviou ao município uma máquina para efetuar a dragagem, limpeza e acerto das margens do Rio Grande, assim como outros equipamentos. O início do trabalho está focado em Banquete, porém a máquina atuará em diversos outros pontos, de acordo com a necessidade e desde então, a prefeitura tem acompanhado o serviço através da secretaria municipal de Meio Ambiente.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Jackson Vogas, a máquina permanecerá aprofundando o Rio Grande na altura de Banquete até o fim do ano. “É importante ressaltar que o trabalho é feito com uma quantidade considerável de equipamentos e tudo o que é retirado do rio, todo lixo, entulho, passa por um processo de triagem e, em seguida, tem destinação correta”, esclareceu o secretário.

Prefeitura de Bom Jardim tem programação especial para o idoso

Por Ana Amelia Mendes

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso (29 de setembro) e ao Dia Mundial do Idoso (1º de Outubro), a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Promoção e Assistência Social, promoveu a Semana do Idoso, com uma programação especial, cheia de atividades para o Grupo Alegria de Viver, do Programa de Atendimento Integral à Família (Paif).
No dia 26, das 14h às 17h, na sede do Paif, o início das atividades foi marcado pela Tarde de Beleza. As professoras Aparecida e Ivone e os seus alunos de Corte e Escova, e Manicure deram dicas de beleza, fizeram corte de cabelo, escova, barba, unhas e maquiagem, e a professora Ana Paula Wermelinger fez uma homenagem a todos, com os seus alunos da terceira idade do programa do SESI Educa - Educação de Jovens e Adultos.
Já na manhã seguinte (27), das 9h às 11h, o Grupo Alegria de Viver se reuniu na Praça da Igreja Matriz e teve muita malhação.  A professora Eleonora comandou a festa com exercícios, dança e muita alegria. As atividades foram acompanhadas por profissionais da secretaria municipal de Saúde que verificaram a pressão arterial de cada um dos participantes.
E no último e tão aguardado dia de celebração, a secretaria de Promoção e Assistência Social, levou cerca de 80 idosos para um belo e rico passeio às localidades de São Pedro da Serra e Lumiar. Com saída às 8h, o grupo partiu da sede da prefeitura com destino a Lumiar, onde passearam pelo Centro da comunidade, visitaram a igreja histórica de São Sebastião, em seguida almoçaram e se divertiram com um bingo e muita música. A segunda parada foi em São Pedro da Serra, onde a turma visitou a primeira igreja católica fundada na região, a Igreja de São Pedro, e depois seguiram para o Ateliê Teias da Serra, cujo projeto pertence às mulheres da terceira idade do local.
 Para a secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, as atividades contribuem para um envelhecimento saudável e estimulam a participação do idoso no contexto social do município. “Nosso grupo é bastante participativo, o que nos dá mais prazer em programar ações diferentes do contexto dos encontros habituais. Palestras, passeios, brincadeiras, festas, eles adoram tudo, e o melhor, tudo isso levanta a autoestima deles, melhorando a qualidade de vida de cada um, afinal idosos socialmente ativos têm qualidade de vida e mais oportunidades”, afirma a secretária Regina.
Além da secretária, toda equipe do Paif acompanhou a agenda cheia dos idosos do Grupo Alegria de Viver de Bom Jardim.

Prefeitura promove mais uma reunião mensal com SEBRAE

Projeto Reconstruir Bom Jardim já alcançou resultados bastante positivos

Por Ana Amelia Mendes

No dia 27 de setembro, secretários e coordenadores de Bom Jardim se reuniram no gabinete do Prefeito Paulo Barros para mais uma reunião mensal com o Sebrae para discutirem o andamento das ações do projeto Reconstruir Bom Jardim. O encontro teve início às 9h e discutiu diversos temas, especialmente sobre a regulamentação da Lei Geral das micro e Pequenas Empresas do município.
De acordo com o consultor Marcos Assumpção e a gestora Raquel Mattos Stumm, ambos do Sebrae, a prefeitura já avançou muito no setor de fortalecimento das micro e pequenas empresas, assim como dos empreendedores individuais, através dos cursos de capacitação oferecidos gratuitamente pelo Sebrae em parceria com a prefeitura de Bom Jardim e Associação Comercial local e também pela constatação do aumento de formalizações dos empreendimentos bom-jardinenses.
Ação também considerada de sucesso foi a qualificação de 72 servidores municipais sobre atendimento ao público, sendo o próximo passo a promoção da palestra O Papel do Gestor Público na Formalização do Empreendedor Individual, com o consultor Carlos Magno, a ser realizada dia 05 de outubro, às 9 horas na Câmara Municipal.
Dentre outras ações, muitas já concluídas e algumas em andamento, o Sebrae fortaleceu a parceria e trará mais cursos para os servidores e também para os empresários de Bom Jardim, entre eles, o Empretec, que deverá ocorrer na primeira semana de novembro.
A próxima reunião ficou marcada para o dia 26 de outubro, com local ainda a ser definido.

Secretaria de Defesa Civil discute rede de comunicação através de radioamadores em casos emergenciais

Por Ana Amelia Mendes

No dia 29 de setembro, às 10h, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Defesa Civil, promoveu a reunião técnica ‘Os radioamadores e a comunicação de emergência’ tendo como público-alvo gestores municipais e radioamadores dos sete municípios atingidos pela catástrofe ocorrida em 12 de janeiro. O encontro visou orientar as estruturas municipais de Defesa Civil quanto a aspectos legais e regulamentadores na formação da rede, além de propor estratégias regionais para comunicação em situação de anormalidade. Realizado no Galpão Cultural Margaret de Jesus, a reunião contou com a palestra do Coordenador Estadual da Rener (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores), Carlindo Norberto, e presença do Presidente da LABRE-RJ (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão do Rio de Janeiro).  
            Ao iniciar a palestra, o coordenador da Rener, Carlindo Norberto, apresentou a rede e o serviço de radioamadorismo como uma mostra da ferramenta e do potencial deste recurso no enfrentamento das situações de emergência em ações integradas com a Defesa Civil, cujo município de Bom Jardim implantará entre suas ações no plano municipal de contingência. Para isso, a secretaria busca captar e sensibilizar os radioamadores do município a participarem como atores fundamentais em situações de emergência.
            Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Romildo André de Jesus, diversas medidas encontram-se em andamento para prevenção e orientação da população em caso de novos eventos, além do fechamento do plano de contingência para apresentação à população bom-jardinense.
            Além da Defesa Civil de Bom Jardim, a reunião contou com a participação de radioamadores bom-jardinenses, como também a Defesa Civil e radioamadores de Nova Friburgo. Após a palestra, os participantes desfrutaram de um lanche oferecido pela Padaria Nonna Carmela.

Nenhum comentário: