ANA AMELIA MENDES (PMBJ) - A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), comemorou no dia 17 de maio, o Dia Internacional do Movimento Antimanicomial. O evento foi promovido na Praça da Matriz e contou com a participação do grupo de alongamento e do grupo de dança, ambos os projetos desenvolvidos pela rede municipal de Saúde.
A celebração foi aberta pelo secretário de Saúde e Defesa Civil, Hudson Monnerat, pela Coordenadora de Saúde Mental, Erica Dutra e pela psiquiatra do Caps, Sylvia Queiroz Maya. Participaram também a equipe e usuários do Caps, seus familiares, a secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, a Diretora da APAE-BJ, Cecília Barroso, além dos membros dos PSF’s e comunidade em geral.
Segundo a coordenadora Erica Dutra, o Dia Internacional do Movimento Antimanicomial é comemorado mundialmente no dia 18 de maio, apresentando-se como um “marco na conquista da cidadania, do respeito, da igualdade, da dignidade, da liberdade pelos portadores de sofrimento mental”.
De forma a ajudar o paciente portador de transtornos graves, o atual governo implantou no município de Bom Jardim, o Centro de Atenção Psicossocial que é um dispositivo integrado numa rede de cuidados em parceria com os PSFs, secretaria municipal de Promoção e Assistência Social e demais instituições que compõem o tecido social.
Assim, o Caps funciona como um espaço de atenção diária, com consultas médicas, psicológicas, grupos e oficinas, capaz de integrar esse paciente à sua comunidade, permitindo que os familiares estejam presentes neste processo de integração e promovendo suporte também às pessoas que fazem parte do universo afetivo do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário