segunda-feira, 21 de julho de 2008

CEDAE demonstra como é feito o tratamento da água

Fornecimento para São José do Ribeirão será bastante aumentado

Diante de preocupações e infundados boatos junto a população do Alto de São José e principalmente do distrito de São José, quanto a qualidade da água fornecida pela CEADE-Companhia Estadual de Água e Esgoto, o que inclusive motivou a realização de uma importante reunião no gabinete do prefeito Affonso Monnerat no último dia 22, conforme este jornal noticiou na edição passada à pagina 7 com presenças de outras autoridades e não apenas as citadas de forma incompleta pela informação imprecisa que foi passada à nossa reportagem, mais um passo importante em relação a este assunto, também por iniciativa da Associação de Moradores de São José com total apoio da atual administração municipal.
No último dia 9, quarta-feira, também por outra louvável iniciativa da Associação de Moradores de São José do Ribeirão, tento a frente seu presidente José A. Azeredo e o vice Manoel César dos Santos, a CEDAE de forma muito atenciosa, encaminhou àquela comunidade uma van com seu LABORATÓRIO MÓVEL DE ANÁLISE. Com isso e este Laboratório exposto no pátio do Colégio Estadual Profº João Brasil, diversos adultos interessados, professores e principalmente turmas de alunos daquele educandário puderam acompanhar in loco e na prática, demonstrações de todos os procedimentos e passos usuais da CEDAE quanto ao tratamento da água. Na oportunidade, se fazendo acompanhar do Chefe do Posto da CEDAE em Bom Jardim, Wanderlei Gonçalves de Moraes, dirigentes da Associação de Moradores e do vereador Nilton Benvenuti, o experiente Coordenador de Controle de Água da CEDAE, Joviano Diogo Pires fez apresentações bastante claras, mostrando através dos equipamentos montados no pátio da escola, todos os passos desde a captação, filtragem até adição de produtos químicos e todos os detalhes relativos a tornar o chamado precioso líquido perfeitamente potável e capaz de ser consumido pela população sem quaisquer riscos. O técnico Joviano Diogo também respondeu a todas as dúvidas e questionamentos feitos por algumas professores, pelos adultos e sobretudo pelos estudantes presentes. Falando na oportunidade à nossa reportagem, tanto o técnico Joviano Diogo quanto o Chefe da CEDAE-BJ Wanderlei Moraes, disseram que tal iniciativa de levar e demonstrar com toda transparência e credibilidade os procedimentos da CEDAE para com a população, teve a aprovação e apoio total do prefeito municipal que demonstrou ser primeiro a ter real preocupação com a qualidade da água servida aos munícipes. "Além disso, a população de São José, do Alto e de Bom Jardim, pode estar absolutamente tranqüila, que só fornecemos a água quando temos plena certeza e garantia de sua qualidade, até porque se assim não procedermos podemos ser penalizados até judicialmente perante ao Ministério Público", comentaram entre outras colocações e afirmações, os técnicos da Companhia Estadual de Águas e Esgoto.
Não obstante a esta garantia o presidente da Associação de Moradores de São José do Ribeiro e seu vice, Manoel César, informaram que esta entidades de moradores está com o propósito de levantar recursos necessários com a comunidade para assim poder custear a realização de exames em laboratórios particulares, para assim ter e passar para os moradores, garantias absolutas da qualidade da água.
Água com qualidade e em maior volume
Além desta excelente notícia e garantias para o distrito de São José, os ribeironenses têm como outra informação das mais auspiciosas, a certeza de que a quantidade de água para o 2º Distrito será no mínimo duplicada. Isso, porque conforme comentaram os diretores da Associação de Moradores e principalmente assegurou o Chefe da CEDAE Wanderlei Moraes, a quantidade, como também ordenou o prefeito, passará já dos atuais 2 litros por segundo, para 4 a 5 litros por segundo, procedentes da substação de tratamento existente na localidade de Alto de São José, que também está tendo sua produção elevada de 4,5 litros por segundo para cerca de 11 litros/segundo.

Nenhum comentário: