sexta-feira, 8 de julho de 2011

Padre da família Monnerat se torna diretor do Colégio Santo Inácio, no Rio

O famoso Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, um dos mais antigos e conceituados estabelecimentos da capital e de todo nosso Estado, conta de maio para cá com novo diretor. Trata-se do conhecido e admirado sacerdote Luiz Antonio de Araújo Monnerat, carinhosamente chamado por todos de Padre Toninho e que é, portanto, descendente da conceituada família Monnerat.

Como único filho homem do casal Mozart & Waldina de Araújo Monnerat e nascido no vizinho município de Cordeiro, no dia 23 de dezembro de 1952, Padre Toninho acaba de conceder entrevista com exclusividade ao JORNAL MAIS BOM JARDIM, falando assim um pouco de sua trajetória pessoal e vida religiosa até chegar ao momento, de assumir a direção daquele que vem a ser um dos mais maiores e importantes colégios do Estado do Rio, que é o Santo Inácio.

JMBJ = Como e onde foi sua infância e adolescência?

Padre Toninho Monnerat = “Minha infância foi vivida em Cordeiro mesmo e algumas vezes em Cantagalo onde ia passar férias com meus primos. Papai tinha uma padaria no centro de Cordeiro, bem na praça central, chamada ‘Padaria Cabo Frio’. Nós morávamos numa casinha pequena nos fundos da padaria e éramos, ou melhor, somos oito irmãos, sendo eu o único homem da família. Foi uma infância feliz sempre no meio dos pães, roscas e o balcão. Ali fiquei até mais ou menos os meus 11 anos quando papai piorou da vista e teve que se aposentar e largar a padaria. Fomos morar em outra casa perto da linha de trem. Lembro-me do quintal grande com uma ceva onde criávamos uns porquinhos... Quando matava um porco era uma festa. Aos 14 anos tive o meu primeiro emprego. Trabalhei na torrefação de café dos meus tios Hermano e Lilinha (irmã mais velha de papai). Lá colocava café para torrar, moer e depois pesava e ensacava num pacote com o nome de ‘Café Cordeiro’. Saia de lá pretinho de pó de café. Com o meu primeiro salário comprei uma maquina de fotografar ‘RIO 40”, feliz da vida!

Cursei o ginásio em Cordeiro e o científico em Nova Friburgo no colégio CEFEL. Neste período trabalhava na Indústria Eletro Mecânica – PLATINAC, também em Nova Friburgo.

JMBJ = Quando e como se deu o inicio de sua trajetória religiosa?

Padre Toninho Monnerat = “Eu tinha mais ou menos 24 anos quando comecei a questionar a vocação ao sacerdócio. Tinha sempre muitas dúvidas, pois queria muito me casar, ter uma família grande, com muitos filhos, etc. Foi quando conheci o primeiro padre jesuíta que na época veio ajudar na paróquia de Cordeiro, se chamava Raul Pache Paiva. Ficamos amigos e então ele me chamou para dar aula no Colégio Anchieta de NF. Neste momento eu estava cursando faculdade de matemática e dava aula de física para o segundo grau num colégio em Cordeiro. Estava namorando e feliz na vocação de professor. Tive medo de ir para o Anchieta, era um colégio grande e famoso e não queria me decepcionar como professor e por isso respondi que não. No ano seguinte ele insistiu e eu acabei aceitando. Fiquei trabalhando no Colégio Anchieta por três anos e me envolvi bastante com os padres, dando aula também de religião, participando de encontros de formação cristã, etc. E partir dai comecei um processo de discernimento que acabou me levando para a Companhia de Jesus. Em 2 de fevereiro de 1979 entrei para o noviciado em Campinas-SP. Dando início a minha formação de sacerdote jesuíta”.

JMBJ = Onde e quando se deram seus estudos, sobretudo os religiosos?

Padre Toninho Monnerat = “Fiz os primeiros anos de Noviciado em Campinas-SP. Isto foi nos anos 79 e 80. Depois fui para João Pessoa-PB onde fiz um ano de juniorado. Em seguida fui para Belo Horizonte onde por três anos fiz meus estudos de filosofia. No ano seguinte fui enviado para fazer o curso de teologia em Roma, morava no Collégio del Gesú e estudava na Universidade Gregoriana.

Em 1988 voltei para Belo Horizonte, onde fiz um mestrado em espiritualidade. Neste tempo já tinha recebido minha primeira destinação de ser Mestre de Noviços em Campinas-SP. Terminado o mestrado fui fazer a Terceira Provação em Salamanca, onde passei quase um ano”.

JMBJ = Onde e quando ocorreu sua ordenação?
Padre Toninho Monnerat = “Fui ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1988, em Cordeiro”.

JMBJ = Quais eventuais outras funções e atividades já exercidas?

Padre Toninho Monnerat = “Minha primeira destinação foi como mestre de Noviços em Campinas –SP. Exerci este cargo por quase 12 anos. Depois fiquei um ano em Belo Horizonte como espiritual dos estudantes de filosofia e em seguida tornei reitor do Filosofado (superior religioso dos estudantes jesuítas de filosofia). Depois de quase 3 anos nesta função fui destinado ao cargo de reitor do Colégio Loyola ainda em BH, onde o nosso querido padre Luiz Gonzaga Monnerat tinha sido reitor. Como reitor do Loyola fiquei até junho/2011, quando então fui destinado para ser reitor do Colégio Santo Inácio no Rio de Janeiro, onde hoje me encontro”.

JMBJ = Como e quando se deu sua posse como diretor deste colégio, o Santo Inácio?
Padre Toninho Monnerat = “Tomei posse neste colégio no dia 31 de maio de 2011, na mesma Eucarística em que celebramos a despedida do reitor da época o Pe. Smyda, que tinha sido, por sua vez, nomeado provincial da BRC (Provincia Brasil Central)”.

Nenhum comentário: