sábado, 30 de julho de 2011

VIII Conferência Municipal da Assistência Social tem excelente participação popular

Por Ana Amelia Mendes

No dia 13 de julho, com objetivo de avaliar a política da Assistência Social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema único da Assistência Social (Suas) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios e eleger delegados para a Conferência Estadual, o Conselho Municipal da Assistência Social, presidido por Maria das Graças Fernandes, junto ao prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, e à secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, realizaram a VIII Conferência Municipal da Assistência Social. O evento foi realizado na Casa de Cultura, às 13h e contou com a participação da representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Maria Aparecida Nascimento, da representante da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Diana Delgado, do vereador Zé Nilton, e do subcomandante do Corpo de Bombeiros de Bom Jardim, Orlando Sávio.

Ao abrir a conferência, o prefeito Paulo Barros ressaltou a importância da estrutura organizada e montada em Bom Jardim pela secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, além de enaltecer o trabalho árduo e solidário de cada voluntário diante da necessidade de ajudar a população tão sofrida em razão da catástrofe ocorrida em 12 de janeiro. “Ver essa organização e o emprenho da secretaria de Assistência Social foi uma das coisas que mais chamou a atenção e, hoje, nesta conferência, vamos programar, para o futuro, ações mais conseqüentes para a população bom-jardinense. Já temos várias ações e programas como o CRAS, o CREAS, o PAIF, a Casa Lar, que são ações desenvolvidas pela Secretaria de Ação Social, em parceria com o Governo do Estado e em parceria com o Governo Federal. Mas hoje é um momento de agradecer à população de Bom Jardim pela paciência que tem mantido nesse período. Logicamente, vocês sabem que estamos sofrendo muito mais do que as populações vizinhas. Não perdemos entes queridos, mas perdemos uma coisa muito séria, que é a facilidade no transporte nas comunidades bom-jardinenses e nas comunidades vizinhas”, falou o prefeito Paulo Barros.

Dando continuidade aos discursos, a secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, salientou a superação de sua equipe e as ações realizadas em prol do cidadão. “Como disse o prefeito Paulo Barros, realmente, esse ano está sendo um ano de uma missão muito difícil para todos nós, mas, graças a Deus, estamos conseguindo superar bem essa crise. Acho que já alcançamos bastante coisa e ainda temos muito mais a fazer. E, sem a presença de todos vocês, a nossa conferencia não teria sentido, porque a gente faz a conferência para o usuário, para as pessoas que necessitam da assistência, que são vocês. A gente fica muito feliz por ver esse auditório cheio e saber que podemos sempre contar com vocês que possuem um papel muito importante e vocês com a gente”, agradeceu a secretária Regina Bérgamo.

Em seguida, a representante do Conselho Estadual da Assistência Social, Maria Aparecida Nascimento, ressaltou que o SUAS agora é realidade e por isso, temos que brigar para que as coisas aconteçam. Já a representante da secretaria do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Diana Delgado, fez questão de ressaltar o momento complicado, em contrapartida afirmou a existência das muitas ações implantadas no município, tendo a Regina Bérgamo como gestora e seguindo a seriedade das políticas públicas do Estado do Rio de Janeiro.

Após, o vereador Zé Nilton fez uso da palavra e enfatizou a importância do governo iniciado pelo prefeito Affonso Monnerat e agora, continuado pelo prefeito Paulo Barros, quando afirmou que a história vai demonstrar o que eles fizeram e o que ainda farão pelo município e pelo cidadão bom-jardinense. “Parabenizo em especial a nossa secretária Regina, assim como todos os funcionários, secretários e coordenadores, principalmente aos que atuaram como voluntários diante dessa situação totalmente inesperada, mas que atingiu todos. A Câmara tem sido parceira e quero dizer que tenho muito orgulho de fazer parte desse governo, porque tenho certeza, avançamos muito mais que outros municípios”, disse o vereador Zé Nilton.

A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Maria das Graças Fernandes, deu início ao evento e entregou, junto ao prefeito e componentes da mesa, uma homenagem aos voluntários de cada localidade: Centro, São Miguel, Banquete, São José do Ribeirão, Bom Destino.

Estavam presentes também na conferência, os secretários de Planejamento e Gestão Municipal, Fabrício Hoelz; de Projetos Especiais, Carla Martins, de Saúde e Defesa Civil, Hudson Monnerat; de Obras e Infraestrutura, Thiago Muniz; Iraci Dutra, representando a secretaria de Educação; assim como a APAE de Bom Jardim; Lions Clube de Bom Jardim; adolescentes do Pro-Jovem; os Conselheiros de Assistência Social; e o Superintendente de Políticas Públicas, Dr. Marcos Célio Pontes Rangel.

Após as formalidades, as equipes se reuniram para a discussão e apresentação das propostas a serem levadas à conferência estadual, da mesma forma que elegeram os delegados que representarão o município de Bom Jardim no evento.

Nenhum comentário: