sexta-feira, 8 de julho de 2011

Informativo da Prefeitura Municipal de Bom Jardim

Servidores municipais de Bom Jardim recebem antecipada a metade do 13º

Por Ana Amelia Mendes

Como forma de valorizar o funcionalismo público municipal, o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, efetuou no último dia 29, o pagamento antecipado da metade do 13º salário junto ao pagamento referente ao mês de junho a todos os servidores ativos e inativos da prefeitura.

A medida reafirma o compromisso da atual administração, que cumpre rigorosamente o calendário oficial de pagamento. Segundo o prefeito Paulo Barros, em sua gestão, assim como na do ex-prefeito Affonso Monnerat, o funcionário é posto em primeiro lugar. “A ação é consequência do equilíbrio fi­nan­ceiro do município e com ela, podemos retribuir o comprometimento dos nossos funcionários em melhorar cada vez mais a prestação dos serviços públicos”, ressaltou o prefeito Paulo Barros.

A secretaria de Fazenda anunciou que a primeira parcela foi paga aos servidores sem nenhum tipo de desconto e que as deduções, entre elas a previdenciária, ficaram para a segunda metade da gratificação, que será paga, de acordo com o calendário, no dia 15 de dezembro.

Prefeito Paulo Barros acompanha obras em Banquete

Por Ana Amelia Mendes

O prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, iniciou a semana vistoriando alguns serviços executados pela prefeitura. Na segunda-feira (27), acompanhado pelo secretário de Trânsito e Guarda Municipal, Alexandre Carvalho, e pelo vereador Carlos Gastão, o prefeito visitou o distrito de Banquete e observou os serviços em andamento realizados pela prefeitura à população do distrito.

A primeira parada foi na quadra poliesportiva que foi totalmente atingida pela enchente ocorrida em janeiro e por consequência, passa por reformas em toda sua estrutura. Lá o prefeito Paulo Barros encontrou moradores da região, inclusive o ex-prefeito Adelque Figueira Rodrigues, e funcionários que executavam a fase final da obra. Entusiasmado com a beleza da obra, o prefeito declarou que a quadra está pronta e aberta para que a comunidade possa aproveitá-la de maneira responsável. “Não medimos esforços para que nossas crianças e jovens tenham melhor qualidade de vida e opções de lazer e prática esportiva também fora do ambiente escolar”, comentou Paulo Barros.

Em seguida, o prefeito foi à estrada do Rosário (BJ-19) verificar o quanto a obra de pavimentação avançou. A pavimentação, com 500 metros de extensão, é uma antiga solicitação da comunidade para interligar dois pontos já cobertos por paralelepípedos e tem previsão para de término dentro de 30 dias.

A última visita foi ao campo de futebol que está recebendo novas hastes que favorecem a uma melhor fixação do alambrado, em substituição aos antigos postes de concreto, oferecendo ao torcedor, principalmente às crianças, mais segurança.

O acompanhamento pessoal das realizações têm sido uma das marcas da gestão do prefeito Paulo Barros, que considera prioridade a melhoria na prestação de serviços da prefeitura à população e que por esse motivo vistoria cada ação implementada por sua administração.

Bom Jardim inicia preparativos para comemorar 7 de setembro

Por Ana Amelia Mendes

No dia 28 de junho, às 14h, a convite da secretária de Educação, Rozeli Corrêa, os diretores das unidades de ensino Colégio Estadual Ramiro Braga, Colégio Estadual Dr. Péricles Corrêa da Rocha e Escola Municipal Governador Moreira Franco realizaram a primeira reunião para definirem as comemorações pela Independência do Brasil, em 7 de setembro. O encontro foi realizado na sede da secretaria de Educação.

De acordo com a secretária, como de costume, o tema deste ano acompanha mais uma vez o tema da Campanha da Fraternidade que é ‘Fraternidade e a Vida no Planeta’. “Vamos seguir o estilo do ano passado, bonito e simples. Acho que deveríamos manter a junção de uma escola apresentar a coreografia acompanhada pela banda de outra escola. Mas tudo é discutível, quero ouvir as sugestões de todos os diretores”, disse Rozeli que preferiu marcar nova reunião para abrir a discussão para mais dirigentes.

Alunos de Bom Jardim debatem sobre a saúde bucal e corporal

Projeto desenvolvido pelo Sesc contempla alunos da Escola M. Governador Moreira Franco

Por Ana Amelia Mendes

Visando disseminar informações que estimulem a criação de hábitos voltados para a prevenção e consequente preservação da saúde, o Sesc-Rio em parceria com a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Educação, desenvolveu mais uma vez o projeto de saúde bucal e corporal na Escola Municipal Governador Moreira Franco, nos dias 29 e 30 de junho.

O projeto, direcionado não apenas aos alunos, mas também à equipe de professores e de apoio da unidade escolar, é realizado anualmente e a adesão é total.

Além das palestras que abordaram temas como mau hálito, importância da escovação correta, uso do fio dental, higiene corporal e alimentação saudável, os alunos, bastante animados e interessados, ganharam escovas de dente e aplicação de flúor.

Para a técnica em higiene dental, Regina Elisabete, e para a responsável pela área de Educação e Saúde, Val Guimarães, o foco do trabalho é ensinar a maneira correta de escovação para ter uma boca saudável. “A saúde começa pela boca. Um exemplo de orientação que causa espanto pelo fato de todos executarem de forma incorreta é quando falamos que não se deve molhar a pasta dental, por ela já possuir flúor”, comentam as funcionárias do Sesc.

Segundo Regina e Val, o Sesc já estuda uma nova data para retornar à escola em razão da participação e interesse dos alunos pelo projeto.

Melhor idade de BJ participa de grande festa junina no Rio

Por Ana Amelia Erthal

Para alegria do grupo da Melhor Idade de Bom Jardim, a prefeitura através da Secretaria de Promoção e Assistência Social, com apoio do presidente da Alerj, o deputado Paulo Melo, enviou, na segunda-feira (27), ao Maracanãzinho, cerca de 40 idosos, para mais uma vez, participarem do Arraiá do Rio em Alto Astral promovido pelo governo do estado. O evento, realizado anualmente, tem como objetivo proporcionar uma integração maior, como também momentos de alegria e descontração, além de contribuir para melhoria da qualidade de vida dos participantes.

O grupo partiu às 8h30, acompanhado pela equipe da secretaria, e fez uma viagem tranqüila, porém bastante animada.

Durante o evento, ao som da Big Band Tupy, que executou músicas românticas, forró e cantigas juninas, os idosos bom-jardinenses tiveram uma tarde muito proveitosa, dançaram e curtiram a festa que reuniu cerca de 14 mil idosos de 81 municípios do estado do Rio.

Para Edilce Carvalho da Silva Caetano, 62 anos, a viagem foi maravilhosa. “Eu adorei a viagem, o evento foi muito bom, vimos coisas diferentes, conhecemos outras pessoas, nos sentimos valorizados. Às vezes, ficamos em casa e isso é muito ruim, temos que aproveitar”, disse Edilce.

De acordo com a secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, a expectativa dos idosos para o próximo ano já é grande. “Eles mal chegaram e já estão pensando na próxima festa. Eles são muito animados e divertidos e adoram viajar”, comentou Regina.

Prefeito Paulo Barros reúne dirigentes das escolas da rede municipal

Por Ana Amelia Mendes

Com objetivo de melhorar a qualidade da educação do município, estreitar o relacionamento, informar sobre novas ações a serem implantadas e conhecer o andamento de cada unidade escolar, o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, acompanhado pelo secretário de Governo, Luiz Carlos dos Santos, e pela secretária de Gabinete, Amanda Fernandes, reuniu-se com todos os dirigentes das escolas da rede municipal de ensino. O encontro aconteceu em seu gabinete, no dia 27 de junho, às 17h.

O prefeito cobrou maior comprometimento dos professores com relação à frequência e ao ensino de qualidade e afirmou que ao fim do ano realizará uma prova para os 1º, 5º e 9º anos, seguindo o modelo de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para aferir a qualidade do ensino, o desempenho dos professores e o nível dos alunos de cada unidade escolar municipal. “A partir do resultado obtido, faremos um diagnóstico para saber onde se encontram falhas e deficiências para que sejam feitas as melhorias para alcançarmos um nível educacional de excelência”, explicou o prefeito Paulo Barros.

Além disso, o prefeito, a todo o momento, ressaltou que o município cresce quando apresenta crescimento também na qualidade da educação pública e, por isso, precisa que o professor priorize o aluno da escola pública. “Gosto de ver de perto a realidade de cada escola, dessa forma, visito cada uma delas e acompanho desde o material pedagógico à merenda oferecida às crianças e adolescentes bom-jardinenses”, disse o prefeito.

Após a explanação do prefeito Paulo Barros, que falou também sobre a finalização das obras das unidades César Monteiro, no Alto de São José, e Armando Jorge Pereira de Lemos, no bairro Bem-te-vi, cada diretor falou sobre sua escola, as peculiaridades, as necessidades e os anseios, e também o apoio dado por parte da secretaria de Educação. Durante o bate papo, a secretária de Educação, Rozeli Corrêa, também marcou presença no encontro.

Nenhum comentário: