quinta-feira, 21 de julho de 2011

Coluna do Magno

Nesse mundo tem gente pra tudo!

A.Magno

O falecido Zezinho Moretti exerceu ao longo de sua vida, a profissão de barbeiro em Bom Jardim. Homem honrado e de grandes amigos, foi também zagueiro do Bandeirante EC e, creio que para os que o conheceram melhor, ele não deixou de ser o filósofo que nunca estudou Filosofia. As suas “tiradas” eram inconfundíveis.

Certa vez, numa manhã ensolarada em meado dos anos 50, eu vinha passando ao lado do Posto de Saúde (hoje Rodoviária Municipal) quando avistei Zezinho esquentando sol – termo da época – e fumando o seu inseparável cigarrinho, cuja marca devia ser Continental. Cumprimentamo-nos e Zezinho sinalizou com a mão, pedindo que eu fosse até ele. Assim que cheguei, apontando para uma baita lagartixa que esquentava sol sobre o murinho lateral do Posto, Zezinho indagou:

– Ô Lopes, você está vendo aquela lagartixa ali?

– Estou...

– E você está vendo o que ela está fazendo?

– Bem... Eu a vejo balançando a cabeça para cima e para baixo. É isso?

– Muito bem, Lopes.

Mas, enquanto Zezinho dava uma boa tragada, eu me perguntava: “Aonde é que Zezinho está querendo chegar?...” Todavia, minha dúvida fora logo esclarecida ao ouvir:

– O Lopes me responde uma coisa. Quando uma lagartixa fica parada e balançando a cabeça pra cima e pra baixo, o que é que ela está querendo dizer?

– Ah!... Você agora me pegou!

– Mas é tão simples!

– Ué, se é tão simples, então me diga o que é que ela está querendo dizer?

Zezinho jogou o venenoso cigarro fora, sorriu e disse:

– Lopes... A lagartixa está querendo dizer: “Nesse mundo tem gente pra tudo!...”

Essa frase de interpretação do “filósofo” bom-jardinense, a qual, já me acompanha por décadas, sinceramente, eu já perdi a conta do número de vezes que a empreguei diante de fatos ou coisas esdrúxulas. Ultimamente, então, como eu a tenho empregado! Empreguei-a diante das notícias sobre o escândalo do mensalão no Congresso, sobre a adoção de crianças por casal gay (a intenção é boa, porém, conflitante para a criança), sobre o badalado kit gay (apologia à viadagem) e sobre a criminosa pedofilia nas igrejas. Ah!... Empreguei-a também, diante das notícias sobre a apológica marcha da maconha, inclusive, incentivada até por “aquele” ex-presidente da República, que cá pra nós, quase quebrou o Brasil. Faltou muito pouco para nos tornarmos uma Argentina.

Mas, quando eu pensava que ia dar uma pausa na referida frase. Enviaram-me diversos e-mails dando conta que já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional um projeto de lei de autoria do deputado Jutahi Magalhães PSDB-BA, proibindo o Ministério Público Federal (única instituição pública que “ainda” merece crédito nesse Brasil) de continuar investigando corrupções de Presidente da República, Ministros, Senadores, Deputados, Governadores e Prefeitos. Calar a boca do “MPF”, é tudo que essa gente mais deseja... Desta feita, Zezinho Moretti que me perdoe, pois tamanha foi a minha indignação que fiz uma pequena alteração na referida frase: “Nesse congresso tem gente pra tudo!...” E como tem!

Nenhum comentário: