quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bastidores da Câmara Municipal de Bom Jardim

Reportagem: Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)
Fotografia: Juliana Tostes (CMBJ)

Câmara de BJ reinicia suas atividades parlamentares após 44 dias de recesso

Depois de seis semanas (44 dias), do recesso que começou no dia 21 de dezembro do ano passado, a Câmara Municipal de Bom Jardim retomou suas atividades parlamentares no último dia 5, quinta-feira, às 18h, com a primeira sessão do primeiro período legislativo de 2010, sob a presidência do vereador Joelson Veiga. Todos os vereadores estiveram presentes, com exceção de Nilton Benvenuti. Depois de lidas as correspondências recebidas e expedidas, pelo secretário da mesa diretora, vereador Jorge Quintes, foi dado início ao período chamado de “Pequeno Expediente”, quando ocuparam a tribuna, os vereadores Simone Capozi, Luiz, Chevrand, Zé Nilton e Ademyr Faria.

Simone reclama de ratos nas ruas e da paralisação da Creche Municipal

Após desejar as boas-vindas aos demais colegas, Simone Capozi reclamou do que ela chamou de uma “epidemia de ratos”, que infestam o centro da cidade. “Os ratos trazem doenças e proliferam com rapidez”, disse ela, afirmando ainda que já estão circulando vários abaixo-assinados, solicitando aos órgãos competentes a erradicação dos mesmo. Segundo ela soube, a Vigilância Sanitária do município estava sem o veneno para aplicar nos locais infestados. Ela pede que o Executivo tome providências imediatas em relação ao caso.
Outro assunto abordado pela vereadora foi o fato da Creche Municipal Darcília Vieira Jasmim, localizada no Campo Belo, ainda estar com suas atividades paralisadas, com previsão para serem retomadas somente no próximo dia 22. Ela achou um absurdo a creche, que atende dezenas de crianças, ficar parada todo esse tempo (cerca de dois meses). “Os pais que trabalham fora estão sendo prejudicados e até me procuraram para reclamar, pois precisam voltar ao trabalho, mas para isso, têm que deixar os filhos na creche”, concluiu Simone.

Beta vota contra matéria de carnaval e Simone se abstém

Duas matérias do Poder executivo foram apresentadas aos vereadores para análise e votação. Uma delas tratava da concessão de subvenção ao bloco carnavalesco Galo da Madrugada, um dos participantes dos desfiles de carnaval de Bom Jardim. O outro criava normas para a atividade de direção nas escolas públicas municipais. Devido à necessidade de as mesmas entrarem imediatamente em vigor, para não prejudicar o andamento da máquina administrativa do município, o edil Zé Nilton subiu à tribuna para solicitar “urgência urgentíssima” em sua votação.
Depois de as matérias receberem parecer verbal favorável das comissões, foram colocadas em votação e aprovadas. As vereadoras Elisabeth Rosa (Beta), e Simone Capozi permaneceram sentadas no momento da votação da concessão de verba ao bloco, fazendo com que o presidente da Câmara, Joelson Veiga declarasse a matéria aprovada por unanimidade.
Beta pediu então retificação da votação, pois como pessoa religiosa, era contra a subvenção pública aos blocos carnavalescos. Sua colega Simone Capozi disse então que estava se abstendo de votar, pelas mesmas razões, acrescentando que as verbas teriam melhor destino se aplicadas em áreas de maior necessidade da população, como saúde e educação. Joelson voltou atrás e declarou então a matéria aprovada por cinco votos a favor, um contra e uma abstenção. As vereadoras se desculparam com os representantes dos blocos presentes, dizendo que estavam sendo coerentes com seus princípios religiosos e por isso, não podiam votar a favor.

Vereador Zé Nilton ressalta importância do carnaval para o turismo e comércio da cidade

Como líder do governo na Câmara, Zé Nilton agradeceu aos demais colegas pelo voto favorável às matérias do Executivo. Parabenizou a todos os envolvidos com a realização do carnaval, dizendo ainda que, como maior evento do calendário, traz para o município milhares de turistas, o que certamente colabora para o fortalecimento do turismo e do comércio no município e por isso, precisa ser apoiada pelo poder público. “Como político, respeito as posições filosóficas e os interesses de todos”, afirmou Zé Nilton.

Ademyr elogia Affonso e pede mais atenção dos secretários municipais

O trabalho da administração do prefeito Affonso Monnerat foi elogiado da tribuna pelo edil Ademyr Faria, que, entretanto, criticou a atuação de alguns secretários municipais, dizendo que as informações das atividades do Executivo estão chegando atrasadas aos vereadores. “Temos que saber o que acontece e cada secretaria, para dar uma satisfação à população”, enfatizou. Ele espera que todos o secretários compareçam à casa para dizer o que está sendo feito pelo município. “Temos secretários competentes, mas que, infelizmente, deixam a desejar na hora de dar uma satisfação ao nosso povo”, concluiu. Já na sessão do dia 8, Ademyr agradeceu ao prefeito a conclusão do serviço executado no escadão construído ano passado no bairro dos Alves, com a colocação de iluminação púbica no local, conforme sua indicação a respeito.

Gastão anuncia doação de veículo para Apae e recapeamento de avenida em Banquete

Depois de parabenizar o secretário de Obras Thiago Muniz, por serviço executado na estrada do Rosário, em Banquete, Carlos Gastão anunciou o início em breve, das obras de recapeamento da Avenida Beira-Rio, também no terceiro distrito. Finalizando, falou que, graças a um convênio assinado pelo deputado Alcebíades Sabino, a seu pedido, com o “Programa Rio-Solidário”, mantido pela primeira-dama do estado, Adriana Cabral, a APAE de Bom Jardim vai receber em breve um veículo Kombi, para o transportes das crianças atendidas pela entidade, o que segundo ele, vai ser uma ajuda inestimável.

Contas do governo Affonso Monnerat são aprovadas por unanimidade pela CMBJ

Já na segunda sessão parlamentar do ano, realizada no dia 8 passado, os vereadores aprovaram por unanimidade a prestação de contas do prefeito Affonso Monnerat, referentes ao exercício financeiro de 2008, depois de receberem parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Bom Jardim. Segundo informou o presidente da casa, Joelson Guedes Veiga, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), já havia emitido parecer favorável, com algumas ressalvas, a sua aprovação.

Nenhum comentário: