quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Finlandeses se impressionam com grandiosidade da Nuclep


Por Mario Teixeira

Uma das principais indústrias pesadas do país e considerada uma das maiores do mundo, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) tornou-se destino de empresas estrangeiras que vislumbram parcerias estratégicas no país. O reconhecimento da empresa como centro de excelência profissional faz com que atraia olhares de empresas de todo porte. A visita da missão finlandesa, coordenada pelo presidente da Federação de Indústrias de Tecnologia daquele país, Matti Spolander, demonstrou a importância da qualidade do trabalho apresentado pela empresa.

Para Spolander, a Nuclep impressiona por sua grandiosidade e pela quantidade de funcionários, sendo um espaço perfeito para parcerias de alta qualidade entre os dois países. Ele ressaltou que, enquanto centro de excelência, é essencial a construção de parcerias, para desenvolvimento de novas tecnologias e a exploração do que a empresa possui de melhor. Nesse primeiro momento estavam apenas conhecendo o mercado nacional, já que nunca tinham vindo ao Brasil.

- Essa é a minha primeira visita ao Brasil e estamos conhecendo o mercado e vendo das possibilidades de investimentos e parcerias. A Nuclep é uma grande indústria. Estamos impressionados – frisou Spolander.

Tecnologia é um dos principais produtos de exportação da Finlândia. A Federação Finlandesa de Indústrias de Tecnologia tem cerca de 1.600 empresas e representa 60% das exportações nacionais. O setor recebe investimentos de cerca de 80% dos recursos do país para desenvolvimento de novos projetos, gerando cerca de 300 mil empregos diretos e 750 mil indiretos, representando 30% da força de trabalho. Uma das preocupações do setor é estreitar cada vez mais a colaboração entre empresas, escolas e universidades, para construir uma mentalidade voltada para a inovação tecnológica.

O representante da Câmara de Comércio da Finlândia, Mikael Virkki, lembrou que apenas empresas multinacionais, como a Nokia, possuem uma estrutura com a da Nuclep. Em sua grande maioria, na Finlândia, as empresas são pequenas ou médias, trabalhando em parceria. No caso da missão que visitou a empresa, três dos empresários trabalham com a Wärtsilä, a líder finlandesa na produção de motores navais, que deverá acertar, em breve, uma parceria com a Nuclep para a construção de motores para as sondas do pré-sal.

O gerente geral de Métodos e Processos Industriais, Marcelo Moraes, que coordenou a visita na fábrica, acredita que esses passos são importantes para projetos futuros. Para ele, o conhecimento do mercado e da capacidade da empresa faz com que a Nuclep reitere a sua posição de grande empresa e estratégica para parcerias. Durante todo o trajeto, que começou pelo Centro de Treinamento Técnico, ele percebeu várias vezes o ar de surpresa dos finlandeses com o tamanho dos equipamentos e a capacidade de produção da indústria.

- Esse é um primeiro passo, que pode render frutos importantes no futuro. Todos ficaram impressionados com a capacidade de nossa empresa – ressaltou Moraes.

Nenhum comentário: