sexta-feira, 21 de junho de 2013

Adilson da Cerâmica nos deixou

Adilson da Cerâmica doa ao ex-vereador, presidente da Câmara e atual
vice-prefeito Joelson Veiga uma ânfora feita por ele e seus aprendizes.
         Bom Jardim está mais triste nesta despedida do outono e chegada do inverno com o falecimento do conhecido e muito querido Adilson Jacinto Pacheco, ceramista que se dedicava a ensinar a sua arte a crianças, jovens e adultos, membros da população bom-jardinense e de outros municípios, que muito irão sentir a sua falta. Conhecido como Adilson da Cerâmica, o mestre da argila bom-jardinense, nos deixou e seu falecimento repentino, ocorrido no último dia 20 deste mês, consternou todo o município. Seu corpo foi sepultado por volta das 17h do dia 21, com grande acompanhamento, no cemitério local de Bom Jardim, após o velório na capela mortuária, onde a família consternada recebeu as condolências dos demais familiares e muitos amigos.

Mestre Adilson cercado pelos seus jovens alunos, fazendo o que ele
mais gostava de fazer: ensinar a todos a arte da cerâmica.
Uma vida dedicada à arte de ensinar a arte da cerâmica – Muitos se lembram do importante trabalho que o ceramista fazia com as crianças e adolescentes atendidos pela Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Bom Jardim (APAE-BJ). Graças a Adilson, meninos e meninas portadores de necessidades especiais recebiam um tratamento terapêutico diferenciado, que o ceramista e professor de cerâmica lhes proporcionava com prazer e dedicação. Além da APAE-BJ, Adilson também havia trabalhado no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.  Na APAE, ele chegou a atender 65 crianças e adolescentes por semana, fazendo e ensinando-os a fazer trabalhos artísticos e artesanais com argila e pintando os mesmos, com resultado altamente positivo e um grande progresso no tratamento dos mesmos, conforme o próprio Adilson enfatizou ao JORNAL MAIS BJ.
                O mestre Adilson também sempre desenvolveu um belíssimo trabalho envolvendo estudantes e interessados por este tipo de arte, a ponto de promover o denominado “Dia de lazer com a cerâmica”, evento dirigido a escolas de Bom Jardim, contando também com a participação da secretaria municipal de Educação, dentro do Projeto de Atendimento aos Alunos em Defasagem de Séries – PAADS. Muitas escolas do município também tiveram aulas de arte em cerâmica ministradas pelo professor Adilson.  As secretarias municipais de Promoção Social e Educação tinham também parceria com o ceramista no projeto “Arte em cerâmica” nas escolas de Bom Jardim. Neste projeto, a arte da cerâmica era ensinada pelo mestre como forma de aprendizagem e estímulo ao melhor rendimento escolar dos alunos.
A ponto do então presidente da Câmara e hoje vice-prefeito, Joelson Veiga, sensibilizado com o alcance social do projeto, fazer a doação de quatro tornos e fornos cerâmicos, para serem utilizados nas aulas. Para Adilson, a utilização da técnica era uma forma de oferecer aos novos aprendizes atividades que faziam com eles entendessem também a importância da escola, principalmente como formadora de bons cidadãos. “Oferecendo atividades extras, a escola mantém as crianças por mais tempo e por livre e espontânea vontade dentro do ambiente escolar. Desta forma, contribui para um melhor desenvolvimento nas diversas áreas da aprendizagem e na formação de cidadãos para um futuro melhor”, relatou Adilson, na época, à reportagem do Jornal MAIS BJ.

Ceramista reconhecido por seu trabalho – O ceramista Adilson nutria pela profissão um carinho especial desde a sua juventude, e também ministrou aulas dessa técnica na Escola Municipalizada César Monteiro, localizada no Alto de São José, com resultados favoráveis aos frequentadores das aulas, despertando nas crianças a importância de respeito às regras em quaisquer circunstâncias da vida. Ele uma vez revelou que essa técnica é milenar e que seu contato com a argila era uma herança de pai para filho. E que ele, como bom filho que sempre foi, deixou para outros pais e outros filhos, que com certeza, continuarão perpetuando sua arte durante séculos e milênios a frente.

À família enlutada, as sinceras condolências de toda equipe do Jornal MAIS BJ.

Nenhum comentário: