sexta-feira, 30 de maio de 2014

PM busca parceria com vereadores para prevenção de crimes em Bom Jardim

No último dia 15, quinta-feira, o tenente Artur Barros, comandante da 2ª Cia. de Polícia Militar, do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Bom Jardim, acompanhado pelos policiais militares Sgto PM José e Jeovah, compareceu ao plenário da Câmara Municipal, para uma reunião com os vereadores. O objetivo do encontro foi tratar sobre a segurança pública no município. O Ten PM Barros foi recebido por todos os vereadores, a exceção do presidente da Casa Legislativa, Carlos Gastão, que precisou se ausentar por motivos particulares. O vice-presidente Bruno Guimarães assumiu então a direção dos trabalhos e convidou o tenente para ocupar seu lugar à mesa.
O comandante iniciou sua explanação argumentando sobre a necessidade de uma parceria entre a administração pública e os integrantes da força policial, para ajudar a sanar os problemas de segurança, trazendo novas ideias, que possam colaborar para um policiamento preventivo ainda melhor. Disse estar ali em nome do atual comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), Ten Cel PM Espanha. Destacou que ele e sua equipe de policiais têm trabalhado bastante, inclusive nas madrugadas e nas manhãs, quando, segundo ele, “o mal se locomove”.
Barros lembrou ainda que o grande problema de Bom Jardim são os furtos, principalmente na zona rural de Barra Alegre, mas que, graças à atuação da PM, cerca de 90% dos casos foram solucionados, embora os criminosos não tenham sido presos em flagrante, pois conseguiram se evadir para outros municípios. Acrescentou ainda que a maior dificuldade para a realização das diligências policiais são pessoas que presenciam ou ficam sabendo de algum ato ilícito, mas não comunicam à polícia, lembrando que o cidadão pode sempre ligar para o número 190 quando souber, presenciar ou suspeitar de algum crime.
Uma boa notícia trazida pelo comandante é o aumento do efetivo policial patrulhando as ruas do centro da cidade e adjacências, que a partir do dia 21 deste mês, passou a ter o apoio de mais quatro policiais, dois durante o dia e outros dois à noite. Sobre o tráfico de drogas no município, Barros lembrou que os traficantes se previnem transportando apenas pequenas quantidades encomendadas por usuários, pois em caso de interceptação, declaram-se viciados ou dependentes químicos, que estariam portando a droga para consumo próprio. Neste caso, a única punição é ser encaminhado para tratamento ou o pagamento de cestas básicas.
“Para apreender grandes quantidades de tóxicos e prender os traficantes em flagrante, a PM precisa descobrir seus esconderijos, mas para isso, é necessário que denúncias nos sejam encaminhadas, como ocorreu recentemente com uma apreensão no distrito de São José, graças às informações de um colaborador, que apontou o local, o horário e as pessoas envolvidas”, disse ele, lembrando matéria sobre a operação policial publicada pelo JORNAL MAIS, que resultou na prisão de traficantes. Depois de falar da importância do instrumento da denúncia, o tenente solicitou o apoio dos vereadores, como legítimos representantes da população, no sentido de se reunir com as comunidades, para que os moradores colaborem, façam denúncias caso presenciem alguma movimentação estranha nas ruas ou na vizinhança, enfim solicitou que a Câmara seja também um canal entre a população e a Polícia Militar. “É muito importante esse trabalho com as comunidades, pois as famílias se conhecem, conhecem os moradores e podem desconfiar de pessoas estranhas ou alguma movimentação suspeita. Com base nessas denúncias, a PM irá averiguar, podendo agir em caso de alguma irregularidade”, finalizou.
Falando em nome dos demais colegas, o vereador Zé Nilton, lembrou a importância e o sucesso do trabalho do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, feito com estudantes de Bom Jardim. Falou também da proposta de ampliação da estrutura e do mobiliário do DPO local, por iniciativa do ex-prefeito de Bom Jardim e atual chefe de Gabinete do governador Pezão, Affonso Monnerat; e da futura construção de um destacamento também no distrito de São José do Ribeirão. Logo após o tenente ter respondido a algumas perguntas da plateia e ouvir o agradecimento do Sgto PM José, o vereador Bruno agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião. 

Nenhum comentário: