quarta-feira, 29 de junho de 2016

OAB-RJ inaugura subseção de Cantagalo e sala em Bom Jardim

Presidente da ordem dos advogados condena o estado precário do velho prédio do fórum da comarca bom-jardinense.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro – OAB-RJ, Felipe Santa Cruz (FOTO), esteve na Região Serrana no último dia 23, para inaugurar a nova sala do advogado de Bom Jardim e reinaugurar a sede de Cantagalo, que foi completamente reformada nos padrões do projeto OAB Século 21. A nova sala de Bom Jardim, que faz parte da subseção de Nova Friburgo, fica na mesma rua do fórum da cidade e tem um computador e uma impressora. A presidente da subseção local, Mônica Bonin, destacou as condições precárias e acanhadas do prédio antigo do fórum da comarca. “Na verdade, a gente queria estar inaugurando essa sala em um fórum decente. Se o fórum daqui não é o pior do estado é, com certeza, um dos piores. Mas os advogados de Bom Jardim terão conforto e condições de trabalho nesta sala”, disse ela.
O diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Carlos André Pedrazzi, concordou que o fórum de Bom Jardim não está em boas condições e lembrou que a advocacia da cidade sofreu com as enchentes que assolaram a região em 2011. “Iremos cobrar a construção de um fórum à altura da advocacia da cidade, mas, enquanto isso, esse espaço irá melhorar as condições de trabalho dos colegas. A advocacia de Bom Jardim é guerreira”, acrescentou ele.
Felipe Santa Cruz afirmou que é inadmissível existir um fórum em condições tão precárias no Estado. “Com um Judiciário tão rico, como é o do Rio de Janeiro, que tem 180 carros importados, não é aceitável termos um fórum nessas condições. Precisamos de um judiciário eficiente para a população”, disse ele.
Em seguida, a comitiva liderada por Felipe rumou para Cantagalo, para a reinauguração da sede da subseção do município, totalmente reformada, que segundo o presidente, é o resgate de uma dívida com a advocacia da cidade. Ele destacou que a mudança só foi possível graças ao projeto OAB Século 21, que tem marcenaria própria, o que diminui o custo das reformas. A crise, política e econômica, que o Brasil atravessa também foi lembrada por Felipe. “A situação do país nos desafia todos os dias e a Ordem tem que entender o momento e entender, também, que a advocacia não pensa de maneira uniforme. Nosso papel é defender a Constituição e o país. Somos defensores da democracia”, afirmou.

A nova sede da OAB/Cantagalo tem um auditório com capacidade para vinte pessoas, uma central de peticionamento eletrônico com três computadores e um escritório compartilhado. O fundador e primeiro presidente da subseção, Roberto César Richa, foi homenageado com o nome do auditório. O escritório compartilhado foi nomeado de José Leopoldo Rodrigues Goulart, também ex-presidente da subseção. O presidente da subseção Cantagalo, Pedro Rogério da Silva, agradeceu, emocionado, a reforma da sede e a presença maciça dos presidentes de subseções, que vieram prestigiar a inauguração. 

Nenhum comentário: