Da Redação (JORNAL MAIS)
BOM JARDIM (RJ) - Em comemoração ao Corpus Christi, fiéis bom-jardinenses confeccionaram tapetes de rua, tradicional manifestação da arte religiosa popular. O tapete principal ocupou toda área central da Praça Coronel Monnerat, a conhecida Praça da Matriz. Serragem colorida, borra de café, farinha, areia e acessórios como tampinhas de garrafas, flores, folhas e com o principal, que é a criatividade, as pessoas reunidas entre adultos, crianças e familiares realizam os tapetes de rua, a arte tem dizeres e figuras relativas à data comemorativa.
Os tapetes, geralmente, são confeccionados quarta-feira, na noite que antecede a celebração de Corpus Christi. Estes tapetes recebem a visita da procissão que tem seu início às 18 horas, após a missa que acontece na Igreja Matriz de Bom Jardim, a partir das 17 horas, e segue pelas ruas com seus fiéis que participam com fervor.A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi. O evento é comemorado desde a chegada dos portugueses no Brasil e se tornou uma das mais tradicionais festas do país, comemorada em diversas cidades brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário