A “VI Feira do Livro do EIDUC”, evento realizado no dia 17 de maio passado e que já se tornou um grande sucesso na cidade, continua repercutindo favoravelmente. De fato, isto pôde ser comprovado pelo grande número de pessoas que visitavam a Praça da Matriz durante toda a tarde daquele dia e participaram da feira. Acreditando nos dizeres do compositor clássico Chopin que “a arte é o espelho da Pátria e o país que não preserva seus valores culturais jamais verá a imagem da sua própria alma”, a equipe do educandário havia escolhido, para este ano, o tema “Cidadania, Memória e Arte”. Nas semanas que antecederam a feira, os alunos do Eiduc conheceram a história de vários pintores brasileiros e fizeram a releitura de suas obras, recriando-as e reinventando-as. Dessa forma, a praça se transformou numa grande galeria, expondo as obras produzidas por eles, tais como esculturas, maquetes e instalações.
Assim, além das oficinas de pintura e outras atividades artísticas, os visitantes também puderam admirar as obras de Tarsila do Amaral, Portinari, Aldemir Martins, Di Cavalcanti e outros pintores nacionais. A feira contou também com a presença destacada da escritora Gisele Barroso, autora do “Diário de Luna”, livro inspirado em personagens que ganharam vida, transformados em bonecos feitos com sobras de tecido. Outra escritora que esteve presente foi Elizamar Heckert, autora do livro “O dia em que o amor congelou”, além da ilustradora Estelamar Heckert. Muitos presentes tiveram a oportunidade de conversar com as autoras e ouvir suas histórias, como também conhecer as obras de arte de vários artistas bom-jardinenses expostas na praça.
A secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (TECLA), através do Projeto Mídia Digital, de preservação, recuperação, catalogação e resgate da memória do município, promoveu uma exposição de fotos antigas de Bom Jardim e também a mostra intitulada “Elas por Elas”, com fotografias de mulheres bom-jardinenses, da fotógrafa e colaboradora do JORNAL MAIS, Juliana Tostes. A mostra também foi exibida na Casa da Cultura de Bom Jardim, por ocasião das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, em 8 de março passado.
Para encerrar o evento, os alunos do 5º ao 9º ano encenaram a peça teatral “O mundo de Candinho”, que retratava a vida de Candido Portinari através de suas obras de arte. A diretoria do Eiduc fez vários agradecimentos aos apoiadores e patrocinadores da feira, como a prefeitura de Bom Jardim – através da secretaria de Turismo, livrarias/papelarias Sorelle, Capozi e Pigmeu, Conselho Municipal de Artesanato, restaurante Sabor e Sonho, Grupo da Pastoral da Juventude e Frei Getúlio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário