terça-feira, 16 de junho de 2009

Irmã Sonia celebra 25 anos de vida religiosa

Thiago Dias (JORNAL MAIS)

BOM JARDIM (RJ) - Na manhã do sábado, 30 de maio, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bom Jardim, a Irmã Sonia Maria da Silva que pertence à Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, recebeu, para uma missa de ação de graças pelos seus 25 anos de vida religiosa, familiares e amigos oriundos de algumas partes do Brasil. A distância não foi problema para que os vários convidados de São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alegre (ES), Cachoeiro do Itapemirim (ES) e Minas Gerais, deixassem de celebrar com ela mais este importantíssimo momento de sua vida pessoal e religiosa.

         A celebração eucarística foi presidida pelo Padre Geraldo Barbosa em companhia de oito religiosos. Durante a missa, algumas homenagens foram prestadas com apresentações de cantos e coreografias de crianças & jovens, que assim se integraram ao contexto litúrgico.  Cerca de 300 pessoas compareceram à comemoração que se estendeu até o Colégio Santo Agostinho, onde em sua quadra de esportes mais uma surpresa aconteceu: a centenária Banda Recreio Bonjardinense executou um variado repertório fazendo com que a música, uma grande paixão na vida de Irmã Sonia, tornasse o acontecimento e aquela ocasião ainda mais significativa.

         Para saber um pouco mais sobre a “trajetória religiosa” de Irmã Sonia junto a sua congregação, fundada por Santa Luisa de Marillac e São Vicente de Paulo, o JORNAL MAIS apresenta um pouco de sua vida antes dela abraçar e consagrar sua vida à religiosidade.

         Sonia Maria da Silva nasceu em Alegre, Espírito Santo, no dia 23 de novembro de 1963. Seu batizado aconteceu quando ela tinha pouco mais de um mês de nascimento. Aos 8 anos, fez a Primeira Comunhão e aos 12 anos sentiu a necessidade de fazer um trabalho de evangelização como catequista, auxiliando seu pai nessa tarefa. Com 17 anos, sentir ser chamada por Deus para ingressar como religiosa. Dois anos depois, no ano de 1983, ingressou no Postulado na Companhia das Filhas da Caridade. Depois de um período, entre muitas orações, descobre com maior vigor sua vocação por servir aos mais necessitados.

         Com toda formação necessária para se tornar Irmã de Caridade, os trabalhos aguardavam por ela. E assim, atuou com crianças carentes em Campo Grande (RJ), na Escola Rural São Vicente de Paulo. E seguida foi transferida para a Fundação Romão de Mattos Duarte. Como a labuta não pode parar, inicia nova missão no Colégio da Providência, Rio de Janeiro como orientadora pedagógica e professora de música e do ensino religioso. Hoje, após 4 anos de sua  chegada a Bom Jardim, a querida Irmã Sônia é a responsável pelo Centro Social Luisa de Marillac, contando também com os inestimáveis apoios de outras religiosas, das irmãs Izabel e Maria Helena.

Nenhum comentário: