quinta-feira, 18 de junho de 2009

Humberto Neves: uma história de dedicação e amor por Bom Jardim

Ana Amelia Mendes (PMBJ)

A população de Bom Jardim tem acompanhado de perto as mudanças no Hospital Dr. Celso Erthal da Santa Casa de Bom Jardim. É notória sua evolução, tanto na parte física, quanto na parte clínica. E toda a transformação em sua infraestrutura tem um nome: Humberto Neves.
“Seu” Humbertinho, como é chamado por amigos e conhecidos, é Bom-Jardinense e está no auge dos seus 69 anos. Um homem simples, de muitas histórias e muita discrição. Apesar de não gostar de aparecer, possui um currículo de dar inveja. É formado em agronomia pela Universidade Rural do Rio de Janeiro, é um dos sócios fundadores do Bom Jardim Maravilha Clube, passou pelas Presidências do Bom Jardim Esporte Clube e da Sociedade Musical Recreio Bonjardinense, ocupou o cargo de vice-provedor do hospital, foi funcionário da Emater-Rio, primeiro secretário de agricultura do município, vice-prefeito do governo de Dr. Paulo Barros e secretário de Planejamento do governo Affonso Monnerat, depois, secretário de Projetos Especiais, e hoje, faz de sua vida, dedicação total ao Hospital Dr. Celso Erthal.
Quando perguntado sobre o vínculo com a Santa Casa, ele responde: _ “Além de acompanhar a construção do Hospital ao lado de meu pai, que foi um dos responsáveis por sua fundação, passava por ele diariamente, via sua degradação e sonhava em vê-lo como está agora. E em 2005, com apoio do Prefeito Affonso Monnerat e do Vice-Prefeito, Dr. Paulo Barros, conseguimos juntar parceiros e demos os primeiros passos para a transformação, que continua até hoje”.
A caminhada começou com os quartos particulares, em seguida, enfermarias masculina e feminina, maternidade, clínica cirúrgica feminina e, atualmente, “Seu” Humbertinho acompanha a pintura externa do prédio, que tem previsão de um mês para ficar pronta. Não satisfeito, ele já pensa na próxima etapa: a troca do piso do corredor e da pediatria. Em parceria com a Prefeitura, que sempre fornece a mão-de-obra, ele faz todo o trabalho de sensibilização da população, e conta que são muitos os doadores, mas que alguns preferem manter o anonimato.
“Vou ao Hospital todos os dias, pela manhã, à tarde e quando posso, à noite. Aproveito para visitar os pacientes, sempre tem um conhecido por lá. Se tenho trânsito livre? Não sei, sei que vou entrando e nunca falaram nada”.
O Hospital Dr. Celso Erthal da Santa Casa de Bom Jardim, foi fundado em 20 de agosto de 1961 e conta com grande equipe. “Agradeço a parceria do Provedor José Gonzaga Reis e sua equipe, do chefe de manutenção Paulinho, dos pedreiros Sávio, Maurílio, Silvio, Antônio e os irmãos Sardinha, do diretor Dr. Dagoberto, do administrador Éder, do secretário de Obras Thiago e do secretário de Governo Luiz Carlos. Faço isso por gosto. Essa realidade só é possível pela determinação do Prefeito Affonso Monnerat e do Vice-Prefeito Dr. Paulo Barros.

Nenhum comentário: