Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)
BOM JARDIM (RJ) - Estamos entrando no mês de junho, quando começa a temporada de festas juninas, em homenagem aos santos do mês: Santo Antônio (dia 13), São João (24) e São Pedro (29). Em todo o país se formam os badalados “arraiás” – espaços configurados dentro do melhor estilo caipira do “interior”, enfeitados com muita bandeirinha colorida e ramos de bambu. Chegou a época de pular fogueira, tomar quentão e chocolate quente, de comer canjica, amendoim e bolo de aipim, dançar quadrilha e participar do “casamento na roça”, usando botas, chapéu de palha, camisa xadrez, calça remendada ou vestido de chita colorida com trança no cabelo. Enquanto os homens rabiscam “bigodes” e “cavanhaques” com lápis de sobrancelha, as mulheres carregam na maquiagem, com direito a muito ruge e batom. A trilha sonora destas festas, é claro, só pode ser a tradicional música caipira e sertaneja, com muita rancheira e forró, entre outras.
Nesta época, as escolas, igrejas, condomínios, associações de moradores e bairros inteiros montam seus “arraiás”, movimentando toda a comunidade. A programação deste mês de junho começa neste sábado, dia 6, com o esperado “Arraiá do Levanta-te”, que acontece às 19h30, na Praça da Igreja Matriz, com a sensacional presença da cantora católica Celina Borges, em evento que terá quadrilha, pescaria, toca do coelho e comidas típicas.
Já no dia 12, sexta-feira – Dia dos Namorados – quem promove sua festa junina é a Escola Municipal Armando Jorge, no Bem-te-vi. O evento tem início às 16h30, em local próximo à escola e vai apresentar show com Cláudio Martins, do Forró Santana, com muitas barracas de doces e salgados, pescaria, bebidas, bazar e muitas danças.
E no dia 19, sexta-feira, é a vez do Colégio Santo Agostinho, no centro de Bom Jardim, promover sua festa, o “Arraiá Mania Brasileira”, que começa às 18h, com muita alegria, dança, animação e barracas com quitutes saborosos. Mas, além dessas, tem muitas festas, que iremos divulgar nas próximas edições, a medida em que as informações forem chegando à nossa redação. Anarriê e alavantú!
Nenhum comentário:
Postar um comentário