Obras a serem realizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente – INEA, antiga Serla, deverão evitar novas enchentes, como a que ocorreu em janeiro de 2007.
Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)
BOM JARDIM (RJ) - O governo do Estado do Rio de Janeiro confirmou para o final deste mês o início da dragagem e limpeza do Rio Grande, que corta Bom Jardim, serviço que poderá também ser estendido ao Ribeirão de São José, no segundo distrito. O vereador bom-jardinense Carlos Gastão, falando na sessão parlamentar do último dia 15, na Câmara Municipal, confirmou que as dragas chegarão ao município na semana que vem e começarão o trabalho de dragagem do Rio Grande em Banquete. Depois de dragar o centro do distrito e o bairro Beira-Rio, as máquinas seguem para o primeiro distrito, realizando a dragagem nos bairros de São Miguel e Maravilha e finalizando no Bom Destino.
Gastão lembrou que na enchente de janeiro 2007, o nível do Rio Grande elevou-se acima da ponte que dá acesso a Banquete e que nos bairros de Campo Belo, São Miguel, Maravilha e Bom Destino, as águas invadiram várias casas ribeirinhas, deixando muitos moradores desabrigados ou desalojados. Sentindo a necessidade de realização de uma dragagem, para que o fato não se repita, o vereador, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Marcos Célio e o deputado estadual Alcebíades Sabino, esteve pouco tempo atrás, com a secretária estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos, no Rio de Janeiro, onde solicitou a realização do serviço. Na semana passada, Sabino comunicou ao vereador que o coordenador de Obras do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Elcio Ribeiro, havia confirmado o envio das dragas para Bom Jardim e o reinício imediato da dragagem, além da retirada de uma represa natural de pedras do leito do rio, que impede o perfeito escoamento das águas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário