CESAR CARVALHO (JORNAL MAIS) - A qualidade do café produzido em Bom Jardim ficou mais uma vez comprovada com a conquista da primeira colocação no “I Concurso de Qualidade dos Cafés do Rio de Janeiro”, promovido pelo Centro do Comércio de Café do Rio de Janeiro (CCCRJ), pela Associação de Cafeicultores do Rio de Janeiro e pelo Sindicato do Comércio Atacadista de Café do Rio de Janeiro, em parceria com a secretaria estadual de Agricultura. A cerimônia de premiação dos vencedores aconteceu no último dia 7, no Centro do Rio, reunindo os melhores cafés produzidos no estado, dentre os quais destacou-se o cafeicultor de Bom Jardim, Everardo Tardin Erthal, de Bom Jardim, responsável pela produção e distribuição do conhecido e apreciado Café Bonjardinense. Everardo Erthal conquistou o primeiro lugar na categoria café despolpado, produzido no município.
A solenidade contou ainda com a presença do secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, acompanhado do presidente do Centro do Comércio de Café do Rio de Janeiro (CCCRJ), Guilherme Braga Abreu Pires Filho. Na oportunidade, Mofati lembrou que a secretaria vem trabalhando para fortalecer a produção de café fluminense, principalmente nas regiões e município produtores, como Bom Jardim e Varre-Sai e considerou o concurso muito positivo. Para participar do concurso, cada cafeicultor levou um lote de café da variedade arábica, safra 2010/2011, preparado por via seca (café natural) ou úmida (cereja descascado e despolpado). Os vencedores receberam como prêmios máquinas roçadeiras e derriçadeiras, além de fertilizantes e corretivos de solos.
Além de Everardo Erthal, também conquistaram prêmios os produtores Paulo Roberto Bruno, de Duas Barras e José Ferreira Pino e Antônio Francisco Fabre, de Varre-Sai, que ficaram com o primeiro lugar na categoria café natural. Na categoria café cereja descascado dividiram o primeiro prêmio Luiz César Monnerat Tardin e Moacyr Carvalho Filho, de Duas Barras.
Um comentário:
Parabéns aos produtores de café da região de Friburgo, em especial a Paulo Roberto bruno, que muito contribuiu para esta conquista.
José Moreira dos Reis, Carangola - MG
Postar um comentário