Por Ana Amelia Mendes
De acordo com o SEBRAE, a vida de muitos trabalhadores informais tem mudado em vista da criação da figura do Empreendedor Individual. Ambulantes, costureiras, faccionistas, confeccionistas, pintores, borracheiros, manicures, chaveiros e muitos profissionais, que até hoje exerciam suas atividades de maneira informal, tem tido a oportunidade de legalizar seus negócios, de forma rápida e sem burocracia.
Por no máximo R$ 62,10 por mês, o empreendedor, que trabalha por conta própria e que se dedique as atividades de comércio, indústria ou serviços, com faturamento de até R$ 36 mil por ano, pode legalizar o seu negócio, obtendo o seu CNPJ em instantes e passa a ter direito à aposentadoria, auxílio-doença e a possibilidade de contratar até um empregado. Outra importante vantagem: não há custo para a abertura da empresa.
O SEBRAE, que já vem realizando a formalização em seu escritório regional na Rua Fernando Bizzoto, 72, no centro de Nova Friburgo, se prepara agora para uma nova maratona de legalizações: vai participar entre os dias 18 e 23 deste mês, da Semana Nacional de Legalização. Ao longo da semana, serão vários os pontos de atendimento ao empreendedor, das 10 às 17 horas. Os objetivos neste evento serão os de prestar esclarecimentos à população e aos interessados, assim como já realizar as legalizações.
Segundo Fernanda Gripp, Gerente Regional do Sebrae/RJ, o número médio de inscrições na região tem sido superior a 300 legalizações por mês. Já com este evento, que inclusive terá repercussão na mídia nacional, as expectativas são bem maiores: “Muitos se sentem intimidados em nos procurar, achando que vamos aplicar uma multa ou algo similar em virtude de já exercerem suas atividades profissionais há muito tempo. Muito pelo contrário: a legalização dos negócios via Empreendedor individual justamente visa beneficiar aqueles que estão na informalidade, mesmo que já estejam exercendo suas atividades. Assim, com certeza, durante e após esta semana nacional, sem dúvida, os números crescerão ainda mais conforme percebam as vantagens na formalização. O empreendedor individual obtém o seu CNPJ no ato da inscrição, o que não demora mais do que 30 minutos para acontecer”, afirma Fernanda Gripp.
Informações sobre o Empreendedor Individual, assim como sobre a Semana Nacional de Formalização, podem ser obtidas no Sebrae Nova Friburgo, através do telefone (22) 2523-6908 e na Prefeitura de Bom Jardim, (22) 2566-3289.
Nenhum comentário:
Postar um comentário