Um domingo festivo com bastante música para festejar aniversário da centenária banda de música de Bom Jardim.
A banda Sociedade Musical Recreio Bonjardinense (SMRB), fundada em 22 de outubro de 1900, comemorou seus 110 anos de existência convidando seus simpatizantes e amantes da boa música do município e adjacências, para prestigiar os festejos.
Como uma das bandas mais profícuas e ativas do Estado, a Recreio figura no ranking das 25 bandas mais antigas do Rio de Janeiro, encontra-se na 18ª posição. As comemorações serão realizadas no próximo domingo, 24, quando por volta das 16h haverá concentração na rodoviária e desfile pelas ruas centrais da cidade, culminando com um concerto na quadra de esportes da Rua Nova (ao lado da Casa da Cultura).
O presidente da SMRB, Hamilton da Silva Ferreira e sua diretoria, buscando manter a antiga tradição, convidaram especialmente para participar do evento cultural as coirmãs União Ribeironense (São José do Ribeirão-BJ), Carlos Gomes (Além Paraíba-MG) e Oito de Dezembro (Duas Barras-RJ), num encontro de bandas que há muito tempo não se via, fazendo reviver a nostalgia e as lembranças do início do século passado, quando a maior parte das agremiações musicais foram formadas e faziam muito sucesso com seu jeito característico de se apresentar, principalmente nas pequenas cidades do interior.
A história da Recreio Bonjardinense confunde-se muitas vezes, com a própria história da emancipação política do município de Bom Jardim, ocorrida pouco antes, em 1893. Seus fundadores foram João Feliciano Pinto, Francisco de Paula e Silva Torres, Manuel Monteiro da Silva, Eduardo Pinto, Joaquim Rodrigues dos Santos, Antônio Monteiro da Silva, Emílio Friedmann, Emílio Sampaio, Felipe Mondres, Manoel Alves de Souza, Antônio Ferreira da Rocha Sobrinho, e Antônio Gançalves de Mello. O italiano Caetano Zucchi foi o primeiro maestro. Os anais da Recreio registram, em 15 de setembro de 1942, um ato patriótico, quando do esforço de guerra em que se encontrava o Brasil, no último conflito mundial, doando à Armada Brasileira a artística medalha de ouro que obtivera em 7 de maio de 1914, em concurso de Bandas realizada pelo Circolo Italiani Uniti,
Gesto que a Marinha de Guerra viria a corresponder em 1988, restituindo a réplica da medalha, através do capitão de fragata, médico do Sanatório Naval de Nova Friburgo, Dr. Sylvio Regalla. Na celebração dos 90 anos da banda, em 21 de outubro de 1990, o evento foi prestigiado pela banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeioro, em concerto realizado em praça pública, regido pelo maestro Cideir Barreto Leal. Nem sempre foram planas as estradas por onde passou a banda, no curso de um século de existência, mas os aficionados amigos da Recreio sempre corresponderam à sua chamada. Assim ocorreu em vários episódios, como em 1922, na residência de Luiz Augusto Eugênio Stutz, quando se reuniram alguns bons concidadãos para levantar recursos financeiros e o ânimo da banda, onde se fizeram presentes Salustiano Aguiar, Gastão Reis, Oswaldo Tardin, Gilberto Erthal, João Teixeira Corrêa, João Rodrigues Gomes, Aristides Stutz, Felix Carriello, João Mansur, Manoel Hidebrando Monnerat, Armando Jorge Pereira de Lemos, Manoel Matta Jr. Joaquim Figueira Rodrigues e João Batista da Silva.
A atual sede (que é própria) da banda Sociedade Musical Recreio Bonjadinense, como se sabe, fica na Praça Coronel Monnerat nº 182, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Seu atual presidente é Hamilton da Silva Ferreira e seu maestro, o jovem bom-jardinense Luiz Cláudio Klen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário