Por Ana Amelia Mendes
A edição de 2011 do Festival “Um Jardim de Poesia”, realizado anualmente pela prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, trará o Maestro Amadeu Teixeira como o homenageado (foto). A escolha foi sugerida e aprovada pelo Conselho Municipal de Cultura que teve como forte aliada a comemoração pelos 110 anos de existência da Sociedade Musical Recreio Bonjardinense.
O Festival acontece sempre no mês de abril, e no próximo ano contará com a novidade de ser realizado no novo espaço cultural do Cinema de Bom Jardim, totalmente reformado e adaptado para receber um número maior de expectadores, já que o Festival cresce a cada ano.
De acordo com a secretaria de Cultura, o Edital será lançado em breve e informará as regras de participação do evento, que estará aberto a todos os municípios, além das categorias, que continuarão as mesmas: Infantil, Juvenil e Adulto.
Amadeu Teixeira Corrêa
Nascido
Após reformado, voltou-se para as bandas civis do interior.
Alguns momentos foram pontuais como a ocasião em que regeu a Euterpe Friburguense, a apresentar-se na Quinta da Boa Vista pelo Projeto Aquarius, em junho de 1969, ou ainda, ter um programa especial dedicado às suas composições apresentado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
Amadeu Teixeira faleceu em 30 de janeiro de 1991, deixando um legado valioso, com composições inspiradas, onde predominaram os dobrados e valsas. À sua terra natal, dedicou a valsa serenata Noite Bonjardinense, inspirada nas ruas silenciosas e desertas das noites de seresta.
Este resumo biográfico foi baseado no livro “Sociedade Musical Recreio Bonjardinense” de Fábio Erthal, onde pode ser encontrada sua biografia completa e de outras figuras ilustres do município e a própria trajetória da S.M. Recreio Bonjardinense, que recentemente completou 110 anos de existência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário